Ford Bronco Sport estreia piloto automático exclusivo para off-road

Recurso facilita rodagem em qualquer terreno e comanda de forma autônoma o acelerador e os freios, deixando motorista livre para se concentrar na direção




Ford Bronco Sport estreia piloto automático exclusivo para off-road

Dirigir em trilhas off-road exige certa habilidade e o novo Ford Bronco Sport conta com alguns recursos inovadores que facilitam essa tarefa mesmo para quem não está acostumado a se aventurar fora do asfalto.

Uma dessas novas tecnologias é o piloto automático off-road, que mantém a velocidade programada enquanto o motorista se concentra somente na direção ao enfrentar terrenos mais radicais, como subidas ou descidas íngremes.

Ford Bronco Sport

Basta acionar uma tecla no console central para que o sistema controle automaticamente o acelerador e os freios para manter a velocidade do veículo, que pode ser selecionada numa faixa de 2 a 32 km/h com a transmissão em D (Drive) ou M (Goat Modes), ou em até 8 km/h em marcha à ré.

Ele é ativado por uma tecla no console central, localizada no canto superior esquerdo do botão Goat Modes. Feito isso, aparecerá um aviso de confirmação no painel: “Controle de trilha ativado. Use botão SET para ajustar velocidade”. Veja o sistema em ação:

A velocidade pode ser ajustada em 1 km/h, ou de forma contínua, apertando os botões SET+ ou SET- na direção.

O sistema continua funcionando mesmo se o motorista pisar no acelerador ou no freio, desde que o veículo esteja abaixo de 32 km/h. O seu desligamento só é feito quando a velocidade passa de 68 km/h ou a tecla no console é novamente pressionada.

Ford Bronco Sport

A excepcional capacidade off-road do Bronco Sport deve-se também ao desempenho do motor 2.0 EcoBoost, de 240 cv, da tração 4×4, do diferencial traseiro blocante e do sistema de gerenciamento de terreno com sete modos: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra.

Sistema de vetorização do torque pode transferir tração para apenas uma das rodas

Outra exclusividade do SUV é o sistema de vetorização de torque, que distribui a força entre as quatro rodas conforme a condição de rodagem e, em casos extremos, pode transferir todo o torque disponível para uma única roda, aumentando a tração em pisos irregulares. 

Ford Bronco Sport tem motor 2.0 EcoBoost, de 240 cv

O Ford Bronco Sport 2.0L EcoBoost está disponível em todas as concessionárias da marca no país, com preço básico de R$ 266.090.

Fonte: Ford do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens Divulgação




Sobre Universo Motor 995 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo