BMW R 18 ganha customizações à italiana

Cruiser alemã aparece em interpretações totalmente distintas - as estilosas R 18 M e Aurora -, criadas a partir da inspiração e do empenho de duas oficinas de Roma




BMW R 18 ganha customizações à italiana

Mezzo custom, mezzo sport. Esse foi o resultado das parcerias entre a BMW Motorrad Itália e duas renomadas oficinas de customização de Roma, que criaram, cada uma a seu modo, versões totalmente distintas da icônica BMW R 18, modelo cruiser da marca tedesca e que foi totalmente atualizado em 2019.

O projeto da R 18 M foi desenvolvido pela revista italiana LowRide e criado pela customizadora American Dreams. A inspiração veio dos modelos esportivos de duas e quatro rodas da divisão de alto desempenho da marca alemã, a BMW M (de “Motorsport”), que este ano completa 50 anos de atividades. Em sentido oposto, a BMW R 18 Aurora, criada pela Garage 221, expressa estilo mais clássico e retrô, conseguido por meio do uso de itens originais de modelos antigos da marca, que inspiraram, também, o design da pintura.

BMW R18 Aurora, customizada pela Garage 221, exibe estilo clássico das estradeiras do tipo custom

Os modelos reestilizados foram exibidos no salão Verona Motor Bike Expo, no mês passado, palco perfeito para trazê-los aos olhos dos entusiastas pelas duas rodas italianos e europeus.

O coração da nova BMW R18 é o motor boxer de 2 cilindros totalmente novo, criado com o objetivo de elevar sua confiabilidade e facilidade de manutenção. Com seus 1.800 cm³, esse propulsor tem a maior cilindrada que passou pela linha produção de motocicletas da marca.

BMW Motorrad “Big Boxer”: obra de arte em aço e alumínio

Sua arquitetura inclui, ainda, quatro válvulas para admissão e escape, bloco e transmissão de alumínio e vidro, componentes de alumínio polido a mão e um avançado sistema de arrefecimento a ar e óleo.  

Em termos de desempenho, o novo boxer da R18 rende a potência de 91 cv a 4.750 rpm e torque máximo de 16,1 kgf.m, já disponível a partir de 3.000 rpm, acoplado à transmissão automática de seis velocidades.

BMW R18 M, personalizada na oficina da LowRider

BMW R 18 M – O projeto nasceu de uma ideia lançada na redação da revista italiana de agregar à BMW R 18 um visual mais aerodinâmico e esportivo, evitando exageros, mas sem perder a referência ao visual retrô do modelo de fábrica.

Para levá-lo adiante, a revista envolveu alguns dos melhores artesãos italianos e empresas especializadas no setor. Os esboços foram confiado ao designer Oberdan Bezzi, já parceiro da publicação no passado. A American Dreams cuidou da montagem e coordenou o trabalho.

Design da pintura traz as listras de três cores que identifica divisão BMW M

A pintura em quatro cores incorpora, de forma estilizada, as faixas coloridas que identificam o departamento de alta performance BMW M.

Vale lembrar que a letra “M” diferencia as versões esportivas dos modelos BMW de quatro rodas, e hoje inclui também as motos da divisão Motorrad.

Toda a parte mecânica do modelo foi preservada em sua excelência original

O trabalho se concentrou nas modificações do chassi, na configuração da suspensão, na carroceria e nos acessórios, deixando inalteradas a mecânica e a eletrônica, pontos fortes naturais da cruiser alemã.

“Estabilidade, distância entre eixos longa e a potência do motor boxer de 1.800 cm³ instigam partidas velozes e merecem, em nossa opinião, um visual esportivo e retrô. No design da R 18 M, utilizamos sugestões da tradição BMW Motorrad e inspiração das quatro rodas: M significa Motorsport”, disse Giuseppe Roncen, Diretor da LowRide, ao descrever o projeto.

Design aplicado à moldura do radiador de óleo mostra clara inspiração nos carros da BMW M

Diversas peças aerodinâmicas da moto foram criadas do zero e produzidas por meio de processos de prototipagem e modelagem em uma empresa especializada.

Outra fornecedora local foi encarregada dos vários detalhes de fibra de carbono, como nas tampas de válvulas dos cabeçotes e nos dutos de admissão, entre outros.

BMW R18 M

O assento é revestido de couro na cor preta, com costura dupla nas cores vermelho e azul, enquanto os espelhos e manoplas são perfeitamente alinhados com o caráter da moto.

Os escapamentos curtos, com acabamento em preto fosco, foram idealizados para tornar o design da moto mais compacto e permitir maiores ângulos de inclinação nas curvas.

BMW R18 M

Outro detalhe interessante é que a BMW R 18 M apresenta acabamento predominantemente branco de um lado e preto outro, agregando à moto dupla aparência.

Leve e com uma posição de pilotagem diferenciada, a BMW R 18 M promete ser ainda mais divertida para pilotar.

Roncen, da revista LowRide e o pessoal da American Dreams: visual retrô e esportivo

“Continuamos curiosos para experimentar seu potencial. Significativamente mais leve, a moto também deve ser fácil de manusear devido à sua posição de pilotagem, que é mais compacta e carregada para a frente, sem exageros”, concluiu Roncen.

BMW R 18 Aurora

BMW R 18 Aurora – O desejo da Garage 221 de criar uma custom baseada na BMW R 18 nasceu logo na apresentação do modelo no Salão de Milão de 2019 (Eicma), também na Itália.

“As linhas da moto da BMW eram inovadoras e, ao mesmo tempo, tradicionais. Merecia elementos complementares e um visual ainda mais ‘heritage’ (clássico), desde as linhas suaves do tanque às formas características do motor”, afirmou Pier Francesco Marchio, da Garage 221, que teve o apoio da BMW Motorrad de Roma para viabilizar o projeto.

Design retrô da R 18 Aurora empresta componentes de vários modelos da BMW

As modificações feitas na R 18 Aurora derivam da experiência da customizadora romana no mundo BMW, facilitando o uso de vários elementos retirados de outros modelos da marca.

O assento foi emprestado de uma BMW 1200 C de 2005, os suportes feitos utilizando uma BMW R 100 de 1982 e uma parte do quadro traseiro retirada de uma BMW K 75 de 1991.

BMW R 18 Aurora

A referência para a pintura da carenagem da R 18 Aurora veio do emblema de uma BMW RT 100 de 1983, personalizando os grafismos em seus tons e intensidade.

Os suportes dos paralamas dianteiro e traseiro, do assento e da placa são inteiramente feitos à mão, e reforçam a personalidade única da custom à italiana.

Desenho do escapamento sob medida considerou os aspectos de forma e função

Os escapamentos foram feitos tendo um cuidado especial com o ronco, para torná-lo ainda mais encorpado e cativante. Ao mesmo tempo, seu design foi especificamente estudado para dar uma linha muito pessoal e musculada à parte central da R 18.

O design das entradas de ar do radiador de óleo da R 18 Aurora dá um toque natural e elegante, inspirado na grade dos carros da BMW da década de 1960.

Pier Francesco (sentado), da Garage 221, e seus auxiliares: “R 18 merecia visual mais heritage”

“Foi muito trabalhoso”, disse Pier Francesco, “mas o resultado é realmente impressionante. A pintura texturizada das tampas do cabeçote, as caixas da injeção (de combustível), o cárter central e a grade do radiador de óleo fazem tudo parecer homogêneo, criando um efeito único com o bloco de cilindros e a transmissão”, completou Pier Francesco.

A origem: totalmente renovada em 2019, cruiser BMW R 18 serviu de base para os dois projetos

Fonte: BMW Motorrad do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo