Audi fabricará Q3 e Q3 Sportback no Paraná em 2022

Suvs compactos foram escolhidos para retomar produção local da marca, que também investirá em mais pontos de recarga para elétricos em sua rede de lojas




Audi do Brasil retomará produção local em 2022

A Audi do Brasil acaba de confirmar a retomada da produção em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR), a partir de meados de 2022. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 14, em São Paulo com de Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil.

Os modelos escolhidos para reestabelecer a linha de montagem brasileira são os utilitários esportivos Audi Q3 e o Audi Q3 Sportback, ambos com motor 2.0 e o exclusivo sistema de tração integral quatro, criado pela Audi.

Audi Q3

Segundo a marca, a produção do Audi Q3 em suas duas versões de carroceria será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para serem montados aqui.

“Estamos muito felizes em anunciar a retomada da produção na fábrica de São José dos Pinhais, a única da marca na América do Sul. Mesmo em um momento desafiador, a empresa sempre trabalhou para viabilizar a fabricação nacional por acreditar no potencial do País e na credibilidade que a marca ganha na visão dos nossos clientes”, afirmou Roscheck.

Audi Q3 Sportback

Os Audi Q3 e Audi Q3 Sportback nacionais terão o já consagrado motor EA888 2.0 TFSI gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressão, que entrega 340 Nm de torque e potência de 231 cv.

Além disso, a produção marcará dois fatos inéditos: será a primeira vez que a Audi montará um modelo com a tração quattro no País e a primeira vez que irá equipar uma transmissão tiptronic de oito velocidades a um veículo com motor transversal, que proporciona rápidas e confortáveis trocas de marchas.

Audi A3 inaugurou a produção da marca alemão no Brasil, em 1999

Inaugurada em 1999, para a produção da primeira geração do hatch compacto Audi A3, a fábrica paranaense fabricou vários outros modelos até ter suas atividades interrompidas em 2021, com o fim do ciclo do Audi A3 Sedan, até hoje o único modelo com motor flex feito pela marca em todo o mundo.

O Audi e-tron é 100% elétrico

Além da confirmação da produção local, a Audi do Brasil, em conjunto com suas concessionárias, aproveitou a ocasião para fazer um segundo anúncio, relacionado à estratégia de eletrificação da marca no País: em uma ação inédita, a empresa das quatro argolas e sua rede de distribuidores se uniram para ampliar a infraestrutura de recarga ultrarrápida brasileira.

A partir de 2022, serão investidos mais de R$ 20 milhões para instalar estações de recarga DC de 150 kW em quase todas as concessionárias da marca no Brasil. Nestes carregadores, o 100% elétrico Audi e-tron, por exemplo, recarrega a bateria de zero a 80% em menos de 25 minutos.

Fonte: Audi do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo