Azimut-Benetti é eleito líder mundial em produção de iates de luxo

Estaleiro italiano, com fábrica também no Brasil, conquista posição pelo 22º ano consecutivo do ranking do "Global Order Book", da revista Boat International




Azimut-Benetti é eleito líder mundial em produção de iates de luxo

Considerado o ranking anual dos maiores produtores mundiais de iates, o Global Order Book, organizado pela conceituada revista Boat International, elegeu em primeiro lugar o Grupo Azimut-Benetti como maior construtor mundial de iates acima de 24 m de comprimento.

A empresa estabeleceu o recorde de 128 projetos, entre as marcas Azimut Yachts e Benetti Yachts, totalizando mais de 4,6 mil metros de comprimento construídos no último ano, o que lhe valeu a liderança do segmento pelo 22º ano consecutivo.

Benetti FB277, de 107 metros (351 pés)

Em termos globais, o Grupo Azimut-Benetti fechou a temporada náutica (agosto 2020 a 31 de agosto 2021) com um valor de produção de 850 milhões de euro, o que equivale a mais de R$ 5,3 bilhões. Além disso, entregou 245 embarcações, com destaque aos megaiates acima de 80 pés, que respondem por cerca de 570 milhões de euro do valor total.

Englobando cinco estaleiros na Itália e um no Brasil, o Grupo confirma investimentos em pesquisa e desenvolvimento de mais de 100 milhões de euro no período de três anos.

Azimut 27 Metri

A unidade de produção da Azimut Yachts no Brasil, inaugurada em 2010, também acompanha o ritmo de desenvolvimento do Grupo. Instalada em Itajaí (SC), a planta fabrica embarcações de 51 a 90 pés e já superou a marca de 350 barcos construídos em território nacional, sendo que mais de 28% foram exportados. Nessa temporada náutica, a filial brasileira do estaleiro teve um crescimento de 40% em vendas, contando iates entregues e os que serão finalizados nos próximos anos, segundo a empresa.

“Apesar de ainda jovem na área náutica, o mercado brasileiro evoluiu de forma considerável em termos de consumo, especialmente a procura por embarcações acima de 80 pés. Para se ter ideia, o nosso maior modelo fabricado no país, a Azimut 27 Metri (cerca de 90 pés), que tem o equivalente a 350m² de área, já tem oito unidades vendidas e outras negociações em andamento”, explicou o diretor da Azimut Yachts, Francesco Caputo.

Azimut Atlantis 51

Outra novidade que reflete as projeções para os próximos anos é o início da fabricação de embarcações da linha esportiva de luxo Atlantis. A primeira unidade do modelo foi entregue em 2021 e marcou a entrada da Azimut no Brasil na categoria “open” (teto solar) com HT (hard top), como é chamada a categoria de iates com teto rígido.

De acordo com os planos do estaleiro, a planta catarinense deverá dobrar sua capacidade nos próximos três anos para atender o mercado brasileiro e outros quase 80 países em que o Grupo Azimut-Benetti tem representação.

Fonte: Rotas Comunicação I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo