Novo Mini Cooper S chega ao Brasil, mais estiloso e equipado

Oferecido com 3 ou 5 portas e motor de 192 cv, hatch ganha opção de entrada, leves retoques de design e itens como faróis adaptativos e recursos de auxílio à direção




Novo Mini Cooper S chega ao Brasil, mais estiloso e equipado

A marca britânica Mini, pertencente ao Grupo BMW, desembarca no mercado brasileiro a linha 2022 do seu modelo mais popular, o compacto premium Mini Cooper S, disponível em versões de carroceria hatchback com três ou cinco portas, apresentadas a seguir, e o conversível Cabrio S, que será visto em breve em UNIVERSO MOTOR.

Seja qual for a configuração, o simpático e incrementado carrinho inglês mantém o motor 2.0 turbo, de 192 cv, combinado ao câmbio automático Steptronic, de sete velocidades. Já o conteúdo de equipamentos eleva o modelo a outro nível, com a introdução de sistemas semi-autônomos de auxílio à condução, como os assistentes de direção e de estacionamento.

Linha 2022 do Mini Cooper inclui os Hatch de 3 e 5 Portas, Cabrio (conversível ) e SE (elétrica)

Em relação ao design, o novo Mini Cooper S chama a atenção, logo de cara, pela aparência escurecida dos seus icônicos faróis redondos, que agora trazem de série a iluminação 100% de LED (diodo emissor de luz), com função adaptativa Matrix. Mas há novidades, também, no desenho da grade frontal e dos parachoques e, no caso dos hatches, o novo modelo passa a oferecer como opcional o teto colorido multitone, único na categoria, segundo a fabricante.

Outra novidade incorporada à linha 2022 do modelo produzido em Oxford (96 km a noroeste de Londres) é a configuração de entrada Exclusive, que chega ao País a partir de R$ 214.990, para a versão de três portas, e de R$ 224.990, para a de cinco.

Já a configuração Top, mais equipada, tem preços básicos de R$ 244.990 e de R$ 254.990, respectivamente. O conteúdo de equipamentos de cada uma delas está detalhado ao final do texto. O modelo também conta com uma versão 100% elétrica, que chega ao País em junho.

Hatch 5 Portas é mais longo tanto na distância entreeixos quanto no comprimento total

É importante destacar que, além das portas traseiras, as versões Hatch 3 Portas e 5 Portas do Mini Cooper S também se diferenciam pelas dimensões.

A carroceria dotada de portas traseiras mede 72 milímetros a mais na distância entreeixos (ou seja, de um centro da circunferência da roda ao outro) em relação à de três, o que se traduz em maior espaço interno, e 147 mm a mais no comprimento.

Versão estendida abre espaço para terceiro ocupante traseiro

Com isso, o banco posterior do Hatch 5 Portas acomoda até três passageiros, um a mais do que na versão curta.

Além da facilidade de entrar e sair pelas portas adicionais, os ocupantes de trás também se beneficiam do espaço ampliado para as pernas e da altura do teto visivelmente maior, melhorando a acomodação para pessoas mais altas.

Porta-malas do Hatch 5 Portas tem 67 litros a mais, variando de 278 a 941 litros

Além disso, o interior é particularmente versátil. O porta-malas, que oferece 211 litros no Hatch 3 Portas, conta com 67 litros a mais na configuração estendida. Contudo, o volume do compartimento de bagagem pode ser ampliado rebatendo os encostos dos bancos traseiros, divididos em 60/40, passando, então, de 278 para até 941 litros, conforme necessário. Por tudo isso, a marca britânica considera os dois produtos como versões de carrocerias diferentes.

Mini Cooper S Hatch 3 Portas

Independentemente da quantidade de portas, o design exterior do Mini Cooper 2022 traz como novidades a grade hexagonal do radiador com moldura em preto brilhante (black piano), mesmo acabamento aplicado no logo da marca, visto logo acima, no centro do capô.

O novo parachoque dianteiro, agora pintado na cor da carroceria, passa a integrar as entradas de ar verticais nas extremidades, que melhoram a aerodinâmica do veículo, segundo a fábrica.

Icônico farol é 100% de LED, de série, e estreia fundo escuro e função adaptativa Matrix

Os clássicos faróis redondos ganharam um reforço em estilo com o novo acabamento interno na cor preta e agora trazem de série a iluminação totalmente de LED (diodo emissor de luz), incorporando também as luzes de neblina, que substituem os faróis auxiliares, exceto na configuração de entrada Exclusive.

Além disso, os grupos ópticos estreiam os fachos direcionais e o sistema de farol alto adaptativo com função Matrix, composto por quatro segmentos paralelos de LEDs, que ligam e desligam de forma automática e separadamente, variando a intensidade da luz conforme a distância com outros veículos à frente ou no sentido contrário, entre outras funcionalidades.

Nas laterais, vale destacar as maçanetas também com acabamento em black piano, e novo design dos adornos (side scuttle) que simulam as entradas laterais nos paralamas dianteiros, com repetidores das luzes de direção de LED.

O parachoque traseiro, pintado na cor da carroceria, ganha o contraste de um elemento horizontal em preto. O novo desenho na parte central de sua base a ponteira dupla do escapamento (disponível em black piano na configuração Top) e a luz de neblina em LED. Destaques do design singular do Mini Cooper, as lanternas traseiras mantém a assinatura luminosa com o padrão da bandeira britânica Union Jack.

Oliver Heilmer, chefe de Design da Mini, e o novo teto multitone

A linha 2022 do Mini Cooper S conta com duas novas cores externas, a azul island ou cinza rooftop, além das já conhecidas cinza moonwalk, branco pepper, preto midnight, verde british racing IV, vermelho chili, preto enigmatic e prata claro.

Para a pintura do teto, além da opção black piano já conhecida, o Mini hatch 2022 traz como item inédito o acabamento multitone, também opcional, que oferece novas possibilidades para personalizar o visual do modelo. A pintura em gradiente (degradê) vai da cor san marino blue (azul escuro) na frente, que flui para pearly aqua (azul claro) no meio e jet black (preto) na parte traseira. A novidade pode ser combinada com a maioria das cores externas disponíveis para a carroceria.

Hatch tem motor 2.0 com duplo turbocompressor, de 192 cv, e vai de 0 a 100 km/h em 6,7 seg

O motor de quatro cilindros, com 1.998 cm³ de cilindrada, dotado da tecnologia Mini TwinPower Turbo, com turbina dupla, desenvolve a potência total de 192 cv a 5.000 rpm e torque máximo de 28,5 kgf.m a 1.350 rpm.

Combinado à transmissão automática Steptronic de sete velocidades com dupla embreagem, o carrinho leva apenas 6,7 segundos para acelerar da imobilidade até 100 km/h. A velocidade máxima não foi informada.

Acabamento interno traz diversos elementos em black piano (preto brilhante)

No interior, as principais novidades no design são vistas no volante; no indefectível elemento circular central do painel; saídas do sistema de ventilação e ar-condicionado; na decoração do cockpit (posto de comando) e no controlador Mini em preto, disponíveis para as ambas as configurações de acabamento (Exclusive e Top) dos modelos de três e de cinco portas.

Elemento circular central do painel, típico da Mini, engloba a tela tátil multimídia de 8,8″

Entre os destaques do conteúdo de equipamentos da linha 2022 do Mini Hatch está o assistente de direção combinado a uma câmera frontal, que auxilia o motorista na condução do veículo com diversas funcionalidades, como, por exemplo, o sistema de navegação profissional; proteção ao pedestre com frenagem automática; aviso de invasão lateral de faixa de rolamento com vibração do volante; assistente adaptativo de farol alto; alerta de aproximação perigosa, sem limite de velocidade; e assistente de frenagem automática de 5 a até 60 km/h, que também pré-condiciona os freios para uma resposta mais rápida e distâncias de frenagem mais curtas.

Além disso, outros itens também complementam a experiência a bordo, tais como: assistente de estacionamento; sensores de estacionamento traseiros e dianteiros; câmera de ré; controle de cruzeiro; e sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores do parabrisa e dos faróis baixos.

Mini Cooper S Exclusive Hatch 5 Portas

A lista de equipamentos da configuração de entrada Exclusive – que, repetindo, tem preços básicos de R$ 214.990, para o Hatch 3 Portas, e de R$ 224.990, para o 5 Portas –  é ampla e inclui: câmera de ré; teto solar panorâmico; bancos esportivos para motorista e passageiro revestidos em tecido com faixa dupla; interior em black piano; luzes de ambiente; piloto automático (Cruise Control); assistente de estacionamento (PDC); chamada inteligente de emergência; serviços Connected Drive; serviços remotos; tela tátil de 8,8” (22,35 cm); sistema de navegação; plataforma Apple CarPlay para conexão à internet via smartphone; rodas aro 17” Rail Spoke de dois tons; e pneus run-flat, que permite continuar rodando temporariamente mesmo com um deles totalmente vazio.

Na configuração Top, com preços a partir de R$ 244.990 (3P) e de R$ 254.990 (5P), os novos Mini Cooper S trazem todos os equipamentos da Exclusive, mais: painel digital; suspensão adaptativa; interior com acabamentos em black piano; comfort access; faróis de LED adaptativos; assistente de direção; assistente de estacionamento; sensores dianteiros e traseiros de estacionamento; head-up display (que projeta no parabrisa informações do veículo); sistema de navegação Mini com informação de trânsito em tempo real (Rtti); sistema de áudio Harman/Kardon de alta fidelidade; serviço de concierge (restaurantes, hotéis e conveniências na área ao redor do veículo); revestimento em couro preto carbono; e rodas aro 17” Tentacle Spoke pretas, com pneus run-flat

Fonte: Mini do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo