General Motors muda logomarca pela quinta vez em mais de 100 anos

Ação é parte da nova estratégia de marketing "Everybody in", que pretende alavancar a preferência do consumidor em geral pelos veículos elétricos e sem emissões locais




GM muda logomarca pela quinta vez em mais de 100 anos

A General Motors está fazendo a maior mudança em sua identidade visual nos últimos 56 anos, como parte de um grande esforço de marketing destinado a impulsionar a transição do mercado para os veículos elétricos. A reestilização marca a quinta vez, apenas, em que a montadora atualizou sua identidade corporativa nos seus 113 anos de história.

O novo logotipo mantém o formato quadrado, porém, agora traz o fundo na cor branca, destacando o contorno e a sigla GM que ganharam um gradiente de tons vibrantes de azul, evocando o céu limpo de um futuro com zero emissão de poluentes, segundo a empresa. Os ângulos arredondados nas bordas e a fonte em minúsculas criam, ainda de acordo coma GM, uma sensação mais moderna e inclusiva. Além disso, o “m” sublinhado conecta-se aos logotipos anteriores, bem como representa a plataforma Ultium, desenvolvida pela montadora exclusivamente para carros 100% elétricos; ao mesmo tempo, o espaço interno da mesma letra faz referência à forma de um plugue elétrico. Veja como foi a evolução da identidade da marca partir do logo anterior:

A revitalização do logotipo faz parte de uma estratégia mais ampla da GM, que busca promover um movimento inclusivo e acessível em direção aos veículos elétricos, a qual tem como fio condutor a campanha Everybody In – “Todo mundo dentro”, em tradução livre -, lançada no início do mês, nos Estados Unidos.

“Há momentos na história em que tudo muda. Pontos de inflexão. Acreditamos que esse ponto está sobre nós para a adoção em massa de veículos elétricos (EVs)”, afirmou Deborah Wahl, chefe de marketing global da GM. “Ao contrário de antes, temos as soluções, capacidade, tecnologia e escala para colocar todos (os consumidores) em um EV. Nossa nova identidade de marca e campanha são projetadas para refletir isso”, continuou a executiva.

Segundo a apresentação feita pela GM, atual líder de mercado naquele país – e no Brasil também, com a marca Chevrolet – a campanha se concentra em três temas: estimular uma nova geração de compradores e acelerar a adoção do EV (sigla, em inglês, para veículos elétricos); demonstrar a liderança da empresa em elétricos, que inclui o investimento de US$ 27 bilhões – ou R$ 146,3 bi – em produtos EV e AV (autônomos) até 2025, mais os lançamentos de 30 novos EVs globalmente até lá; e, por fim, destacar o alcance, desempenho e flexibilidade da plataforma Ultium.

Plataforma modular Ultium criada pela GM

Base estrutural e tecnológica para a linha de EVs de nova geração da GM, a plataforma modular Ultium impulsionará desde veículos populares até os de alto desempenho, incluindo os utilitários GMC Hummer EV e Cadillac Lyriq. Dependendo do porte do veículo, a plataforma poderá oferecer autonomia de 724 km e aceleração de zero a 100 km/h em só três segundos.

O filme da campanha, com duração de um minuto, é protagonizado por personalidades, que, segundo a GM, desafiam as expectativas e representam todas as esferas de atividades, incluindo Malcolm Gladwell, autor de The Tipping Point (O ponto da virada), a surfista profissional e sobrevivente de ataque de tubarão Bethany Hamilton, o instrutor de fitness Cody Rigsby e a jogadora Erin A. Simon.

A surfista Bethany Hamilton é uma das personalidades incluídas na campanha

A peça publicitária será um dos comerciais a serem exibidos no intervalo do Super Bowl, no dia 7 de fevereiro, em mais uma edição da partida de decisão do futebol americano, que é, individualmente, o evento esportivo mais assistido do mundo, capaz de atrair mais de 100 milhões de espectadores para a frente da tv somente nos Estados Unidos – e, muito provavelmente, outros tantos ao redor do planeta -, fazendo com que os espaços de mídia negociados em valores pra lá de extraordinários, mesmo para os padrões do país mais rico. Assista:

Simultaneamente, para complementar a campanha Everybody In e a nova identidade da marca GM, a empresa relançou sua página na internet, totalmente renovada, para compartilhar as últimas informações e histórias sobre o trabalho da montadora nas áreas de eletrificação, segurança, cidadania e direção autônoma, bem como destacar as pessoas e tecnologias que estão impulsionando a GM neste novo universo elétrico e inteligente.

Site global da GM também ganhou visual mais leve e direcionado aos veículos elétricos

Simultaneamente, para complementar a campanha Everybody In e a nova identidade da marca GM, a empresa relançou sua página na internet, totalmente renovada, para compartilhar as últimas informações e histórias sobre o trabalho da montadora nas áreas de eletrificação, segurança, cidadania e direção autônoma, bem como destacar as pessoas e tecnologias que estão impulsionando a GM neste novo universo elétrico e inteligente.

Fontes: Chevrolet do Brasil e GM global I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




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