EMBRAER E EVE ANUNCIAM PRIMEIRA FÁBRICA DE EVOLTS NO BRASIL

Unidade ficará no interior de SP e será dedicada à produção de aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais, previstas para chegar ao mercado já em 2026




Embraer e Eve anunciam primeira fábrica de eVtols no Brasil

Na mesma data em que o mundo celebra a chegada do homem à Lua, a fabricante aeronáutica nacional Embraer e a sua subsidiária Eve Air Mobility, voltada ao desenvolvimento do projeto de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical – mais conhecidos como eVtol, na sigla em inglês -, dão mais um gigantesco passo em direção ao futuro. Nesta quinta-feira (20), as empresas anunciaram a instalação da primeira fábrica no Brasil dedicada à produção desses veículos, programados para entrar no mercado em 2026.

A planta industrial será localizada na cidade de Taubaté, no interior São Paulo, em uma área a ser ampliada dentro da unidade existente da Embraer na cidade e está sujeita à aprovação final das autoridades.

Eve Air Mobility

Segundo a Empresa Brasileira de Aeronáutica, o local se beneficia da proximidade à sua principal planta industrial, localizada em São José dos Campos, e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, alocados no mesmo complexo, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, além de aumentar a agilidade e a competitividade da empresa.

 

Outra vantagem significativa, destaca a empresa, é logística estratégica, que oferece fácil acesso por meio de rodovias e de uma linha ferroviária próxima.

“Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVtol, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística”, disse André Stein, co-CEO da Eve. “Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços seguros ao mercado e ser altamente competitivos em eficiência de produção. A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade.”

eVtol Embraer Eve

O eVTOL da Eve é 100% elétrico e possui alcance (autonomia) de 100 quilômetros – ou 60 milhas -, abrindo um leque de possibilidades de aplicações na mobilidade aérea urbana. A aeronave é projetada para acomodar, incialmente, até quatro ocupantes, mais o piloto. No entanto, seu desenvolvimento também inclui as operações autônomas, no futuro, o que disponibilizará mais assentos para passageiros.

Simultaneamente ao desenvolvimento de seu eVtol, a subsidiária da Embraer também está focada em criar um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM), com o objetivo de otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.

PARCERIAS DE PESO 

eVtol Embraer Eve

Em maio de 2022, a Eve anunciou um compromisso com a Porsche Consulting para definir a estratégia macro global de produção, cadeia de suprimentos e logística de seu eVtol.

Desde então, as empresas têm trabalhado juntas para pesquisar conceitos avançados de fabricação e inovação, utilizando suas expertises em aeronáutica e automobilismo para projetar um conceito de industrialização para aeronaves eVTOL baseado em padrões elevados de segurança, qualidade, eficiência e foco no cliente.

Eve Senna

Poucos meses antes, em dezembro de 2023, a subsidiária da Embraer anunciara outro compromisso ligado a um nome de peso do automobilismo, com a parceria assinada com a marca Senna. O acordo prevê o desenvolvimento do EVE-Senna, que será uma versão esportiva do futuro eVtol.

O projeto foi inspirado na visão da marca Senna em criar produtos com paixão e propósito de forma autêntica e futurística, e contará com design, cores e interior que prometem proporcionar experiências únicas aos seus tripulantes.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fontes: Embraer e Eve Air Mobility I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo