Nissan cria sistema que evita esquecimento de crianças e pets no carro

Incluída no novo sedã Versa, tecnologia alerta o motorista caso ele deixe o veículo sem retirar objetos, passageiros infantis ou animais de estimação do banco de trás




Nissan cria sistema que previne esquecimento de crianças e pets

A correria do dia a dia nos leva, constantemente, a agir “ligados no piloto automático”, sem pensarmos naquilo que estamos fazendo, enquanto nossa mente se ocupa com os outros assuntos que ainda estão por vir. No caso dos motoristas, além do risco das distrações que podem acabar em acidentes no trânsito, esses lapsos de atenção também podem levá-los a esquecer objetos no banco traseiro, facilitando a vida dos amigos do alheio. Pior ainda – e por mais inacreditável que possa parecer -, é quando esses esquecimentos envolvem bebês, crianças ou animais de estimação, que, em muitos casos, acabam morrendo por asfixia ou excesso de calor, como pode ser confirmado por meio de uma busca na internet.

Felizmente, as novas tecnologias autônomas lançadas nos últimos anos estão contribuindo para tornar as ruas e estradas cada vez mais seguras, alertando os condutores distraídos em situações iminentes de perigo e, até mesmo, agindo no lugar deles, quando necessário. No entanto, em relação aos esquecimentos, os motoristas continuavam órfãos de recursos que pudessem ajudá-los a evitar tais falhas.

Nissan Versa 2021

No entanto, essa situação começa a mudar com o lançamento do novo Nissan Versa, que acaba de chegar ao Brasil. Isso, porque além do novo sedã compacto produzido no México vir equipado com o Nissan Intelligent Safety Shield, um conjunto de recursos de proteção que inclui tecnologias autônomas – como o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), que pode frear o veículo sozinho em caso de risco de acidente, se o motorista não o fizer -,  o modelo estreia no país uma tecnologia dedicada a evitar esquecimentos no interior do carro.

Chamada de Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), o sistema é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou a tampa do porta-malas antes de sair com o veículo. Ao chegar ao destino, caso ele não abra a porta traseira (ou a tampa), evidenciando que vai retirar o que acabara de transportar no banco de trás, o sistema de alarme do veículo emite três toques curtos da buzina e uma mensagem no painel para avisar que algo ficou no interior do carro. Veja como o sistema funciona, na prática:

Segundo a Nissan, o Alerta de Objetos no Banco Traseiro é um item de segurança desenvolvido pela marca que vem salvando vidas nos países onde foi lançado. A tecnologia está sendo lançada no mercado brasileiro com a chegada do novo Versa e é um dos diferenciais exclusivos do modelo.

Fonte: Nissan do Brasil I Edição: Texto: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo