Abastecer com etanol compensa mais do que com gasolina em 4 estados




Segundo a ANP, etanol é mais vantajoso nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo

Segundo o levantamento da variação de preços médios dos combustíveis feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre os dias 29 de abril e 5 de maio, abastecer o tanque com etanol está sendo mais vantajoso do que a gasolina nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. A notícia foi publicada pelo jornal O Globo nesta terça-feira (8).

Para saber qual combustível é melhor na ponta do lápis a cada visita ao posto de serviços, basta multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7; o resultado é o preço máximo que o etanol deve custar. Isto porque, em média, o etanol oferece 70% do rendimento energético em realação à gasolina.

De acordo com a Petrobras, a venda de gasolina caiu 9% no período analisado, entre outros motivos, por conta da queda de mercado para o etanol, cujo preço ao consumidor está sendo beneficiado pelo momento de safra da cana-de-açúcar. Para os especialistas, esta tendência de baixa no preço do etanol, em contraposição ao viés de elevação da gasolina causado pelas altas no petróleo e no câmbio, podem continuar levando o etanol a ser mais compensador do que a gasolina nos próximos meses.




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo