Volkswagen lança serviço de carro por assinatura para São Paulo

Planos incluem franquia de km e custos de documentos, revisões e seguro. Rodagem excedente e avarias serão cobradas ao final do contrato. Confira os prós e contras

Volkswagen lança serviço de carro por assinatura

A Volkswagen lançou hoje o serviço de assinatura de automóveis VW Sign&Drive, em parceria com a sua área de gestão de frotas e a rede de concessionárias. A iniciativa é disponível apenas para o estado de São Paulo e contratação pode ser feita de modo totalmente digital, por meio do site do serviço, ou diretamente nas concessionárias. O cliente pode escolher o período de um ou dois anos de utilização, dependendo do modelo escolhido, que inicialmente são os SUVs urbanos T-Cross 1.0 200 TSI e o Tiguan Comfortline 1.4.

Além do uso do carro em tempo integral, com franquia de 1.800 km por mês, estão incluídos na assinatura todos os custos de documentação (Ipva, licenciamento e emplacamento), seguro e manutenção preventiva. Ao final da assinatura, caso o limite da franquia tenha sido ultrapassado, o cliente deverá arcar com uma compensação, cujo cálculo não foi divulgado pela montadora. O cliente também poderá optar por permanecer com o veículo ou migrar para outro modelo e plano.

Programa VW Sign&Drive

O valor das parcelas é fixo, definido por contrato. Conforme a tabela válida para novembro de 2020, o plano mensal para o T-Cross 1.0 200 TSI, disponível nas cores cinza platinum ou preto ninja, sai a partir de R$ 1.899, pela assinatura de 12 meses, totalizando R$ 22.788. No caso do Tiguan Comfortline, oferecido com pintura na cor branca, prata pyrit e preto mystic, o custo mensal começa em R$ 3.659, no plano de 24 meses, com o total de 87.816. Esta fase do programa tem duração até o fim dos estoques.

Segundo a VW, o serviço VW Sign&Drive complementa a gama de possibilidades que a marca oferece para atender a diferentes públicos, como o financiamento, o leasing, ou por meio de programas específicos para frotistas, taxistas, produtores rurais, pequenos empresários e locadoras de veículos.

A contratação digital é feita em seis passos, após o acesso ao site do Sign&Drive: basta selecionar o modelo, formatar o plano, preencher o cadastro, enviar os documentos solicitados de forma online (upload), confirmar os dados e, por último, assinar digitalmente. A retirada do veículo é feita na loja mais próxima indicada, em até sete dias.

Se preferir efetuar a contratação pessoalmente, o cliente deverá se dirigir até uma concessionária da marca, onde contará com a ajuda do vendedor para indicar os modelos disponíveis e auxiliá-lo a registrar seu pedido.

Depois disso, o veículo será encaminhado para a retirada na loja. As manutenções necessárias poderão ser realizadas em qualquer concessionária da marca.

Programa VW Sign&Drive

Contudo, a vigência do contrato está atrelada a uma extensa lista de condições a serem obedecidas pelo cliente, as quais estão descritas em uma página de perguntas frequentes, disponibilizada no site do serviço.

Entre elas, se destacam algumas de grande importância aos interessados:

CONTRATAÇÃO

  1. Quais são os documentos necessários para a análise de crédito para locar veículo no VW Sign&Drive (Carro por Assinatura da Volkswagen)?

Para contratar um veículo são necessários somente três documentos:

Carteira de Habilitação Nacional (CNH) válida: documentos vencidos não são aceitos;

Comprovante de Renda: são aceitos holerites, imposto de renda, extrato bancário, desde que estes sejam recentes (no máximo 90 dias da emissão);

Comprovante de Residência: são aceitas contas de consumo de água, energia elétrica e telefone – fixo ou móvel, Gás, Internet, seguro saúde, extrato bancário, desde que estes sejam recentes (no máximo 90 dias da emissão).

2. Posso contratar o VW Sign&Drive como Pessoa Jurídica?

Não. O serviço é exclusivo para Pessoa Física.

3. Qual a idade mínima para realizar a locação?

O requerente deverá ter no mínimo 21 anos e possuir CNH válida.

4. É possível fazer upgrade ou downgrad – ou seja, migrar para um modelo mais caro ou barato, respectivamente – no meio do contrato?

Não. Depois de assinado o contrato, o cliente deverá permanecer em seu plano durante a vigência do contrato.

USO

5. O veículo pode ser conduzido por alguém da minha família?

Sim. O veículo contratado no plano VW Sign&Drive poderá ser conduzido pelo cônjuge, companheiro, pais, irmãos, filhos, enteados, cunhados, sogro, sogra, genro e nora com idade maior que 21 anos e devidamente habilitados com CNH válida.

6. Quero fazer uma viagem para outro país com o veículo. É possível?

Não. Somente é permitido viajar dentro do território nacional.

7. Não vou usar o veículo por um mês. É possível pausar o contrato?

Não. Somente é possível cancelar o contrato, mediante pagamento de multa. No entanto, o valor da penalidade não é divulgado pela marca.

FRANQUIA E MULTAS

8. Quando é realizada a medição da quilometragem excedente à franquia contratada?

Ao final do contrato.

09. Caso eu ultrapasse o limite de quilometragem, quanto devo pagar?

Será cobrado um adicional por quilômetro rodado, conforme o modelo de veículo. Esses valores encontram-se disponíveis nas informações da oferta. Assim, se a quilometragem excedente for inferior a 20%, o cliente deverá pagar o custo por quilômetro excedido; se ficar entre 20% e até 50%, será cobrado o custo por quilômetro excedido acrescido em 50%; e no caso de superar a 50%, o custo por quilômetro excedido deverá ser acrescido em 100%.

10. Como vou ser informado caso houver alguma multa ou infração durante a vigência do contrato?

O condutor será alertado sobre infrações ou multas assim que a notificação for identificada pela Locadora. A multa/infração será enviada por e-mail ao cliente, para que ele identifique o condutor e retorne com as informações solicitadas, conforme orientações informadas no próprio e-mail.

SEGURO

11. A cobertura do VW Sign&Drive abrange meus familiares?

Sim. A cobertura de seguro abrange o responsável pelo contrato e seus familiares diretos: cônjuge, companheiro, pais, irmãos, filhos, enteados, cunhados, sogro, sogra, genro e nora – desde que devidamente habilitados e com CNH válida.

12. Quais são os casos em que a franquia e/ou taxa de indenização serão cobradas?

Será cobrada franquia e/ou taxa de indenização no plano nos casos de colisões,
roubo ou furto e perda total.

13. O seguro tem cobertura para o veículo que pernoita fora da garagem?

Não. O veículo não tem cobertura do seguro em caso de pernoite fora da garagem ou estacionamento fechado.

14. Como vou proceder em caso de sinistros?

Basta contatar a Central de Atendimento ao condutor pelo número 0800 899 0001 de forma imediata. Em seguida, o cliente deverá abrir boletim de ocorrência no órgão competente.

15. Em quais situações eu posso solicitar a assistência 24 horas?

Em situações de pane, quando o veículo estiver impossibilitado de rodar, ou em casos de furto/roubo e sinistros.

16. Tenho direito a veículo reserva em quais situações?

O veículo reserva será disponibilizado pela seguradora apenas nos casos de acionamento da franquia por colisão. No momento em que o condutor entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 899 0001, ele será orientado sobre os detalhes da Assistência 24h. Somente será disponibilizado carro reserva após a entrega do veículo contratado. Vale ressaltar que não é oferecido carro reserva durante o período de manutenção

17. Qual a quantidade de diárias de carro reserva em caso de sinistro aceito pela seguradora?

A quantidade de diárias de carro reserva é de sete (7) dias, a cada acionamento da franquia.

MANUTENÇÃO

18. Onde será realizada a manutenção do veículo?

As revisões e manutenções de veículos do VW Sign&Drive somente poderão ser realizadas na rede de concessionárias Volkswagen, conforme manual do fabricante.

19. O que não está incluso nas manutenções preventivas?

Não estão incluídas as substituições de peças em função do desgaste decorrente de uso severo ou por mau uso; itens não cobertos por garantia ou estéticos; pneus; lavagens, polimento, espelhamento e cristalização da pintura.

20. Caso houver danos por má utilização do veículo, quando será avaliado?

Ao término do contrato do VW Sign&Drive, o automóvel deverá estar em perfeito estado de funcionamento, conservação e limpeza. Terão ressalvas apenas os itens provenientes de desgaste regular da utilização do veículo – conforme destacado no Guia de Devolução.

Danos de má utilização e avarias serão registrados no momento da vistoria e as cobranças destes itens serão enviados no endereço de cobrança mencionado no contrato.

Fonte: VW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

Atualizado em 05.11.020, às 11h54