Fiat Strada Opening Edition, um item de coleção

Série especial com numeração limitada comemora o sucesso imediato da nova geração da picape, adicionando itens de design exclusivos ao conteúdo de topo de linha




Fiat Strada Opening Edition, um item de coleção

A Fiat levou a série Opening Edition para a renovada picape compacta Strada, repetindo a ação de estreia do modelo médio Toro, em 2016. Baseada na configuração Volcano, a mais completa da gama, a edição especial da Strada terá produção limitada a 250 unidades, com a numeração sequencial em cada uma delas.

De acordo com a fabricante sediada em Betim (MG), a Strada Opening Edition celebra o sucesso de vendas imediato da segunda geração da picape, lançada em junho, e já alcançada à vice-liderança do mercado nacional de automóveis leves, em agosto, com 8.689 unidades emplacadas. No entanto, independentemente da posição no ranking geral, a picape pequena da Fiat é o modelo mais vendido do seu segmento há 20 anos.

Fiat Strada Opening Edition

Oferecida unicamente na cor Branco Alaska, ela adiciona itens exclusivos de acabamento e de funcionalidade, internos e externos, pelo preço sugerido de R$ 92.290.

Pensada também para os colecionadores, a série especial oferece para o cliente o Welcome Kit (kit bem-vindo), formado por uma caixa exclusiva e numerada, contendo um boné da nova Strada; garrafa esportiva (squeeze); carteira; duas xícaras; chaveiro; e uma carta nominal. Fora isso, o comprador pode optar por receber o veículo em sua casa.

Fiat Strada Opening Edition

O design da Strada Opening Edition combina a inspiração nos traços robustos da Toro, com capô elevado e formas , segue a nova identidade visual da fabricante ítalo-brasileira, que traz em destaque no centro da grade dianteira a nova logomarca “por extenso” da Fiat, e, no canto inferior, o discreto e elegante Fiat Flag, que compõem.

Entre os privilégios em comum com a opção topo de linha estão os faróis de LED (diodo emissor de luz) com desenho afilado e que integram as luzes de rodagem diurnas (DRL, de Daytime Running Light); faróis de neblina; o acabamento na cor grafite sob o para-choque, que simula uma chapa de proteção frontal (skidplate); as barras de teto na mesma cor; santantonio (proteções anti-capotamento atrás da cabine); e a capota marítima.

Fiat Strada Opening Edition

A arquitetura da moderna plataforma MPP da nova Strada, compartilhada com o Argo (hatch) e o Cronos (sedã), ampliou o espaço e o conforto a bordo – especialmente para o banco traseiro, que acomoda três adultos -, bem como a facilidade de acesso, com as inéditas quatro portas, além de permitir a adoção de equipamentos mais sofisticados.

Nas laterais, o visual Opening Edition se destaca das demais configurações da família pelas rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado; estribos; capas dos retrovisores em preto brilhante; plaquinhas de identificação, adesivos e soleiras de vinil alusivos à série limitada.

Nova Fiat Strada

A caracterização é complementada, na traseira, pelo útil e exclusivo divisor de espaço no compartimento de carga, engate para reboque e o adesivo da série aplicado na tampa.

O novo posicionamento da suspensão traseira trazido pela MPP permitiu aumentar o vão entre as torres dos amortecedores na caçamba 1.059 mm (o maior entre as picapes da categoria, de acordo com a montadora), o que facilita a acomodação de grandes volumes.

Fiat Strada Opening Edition

Na versão com cabine dupla, caso da série Opening Edition, o espaço útil do compartimento de carga é de 844 litros, com capacidade para 650 kg. A tampa traseira teve o peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola, mas sem perder robustez para suportar cargas de até 400 kg.

Fiat Strada Opening Edition

Internamente, os requintes exclusivos da série especial compreendem os revestimentos do volante e da coifa do câmbio em couro com costuras na cor prata, mesma tonalidade aplicada na moldura dos botões do painel e nas pedaleiras.

A Strada Opening Edition traz, ainda, um badge (placa de identificação) que indica a numeração da unidade – de um a 250 – e tapete de carpete com borda em vinil e costura também prateada.

Nova Fiat Strada

A extensa lista de itens de série da Strada Opening Edition traz direção com assistência elétrica; volante multifuncional; bancos com revestimento misto de couro e tecido; sensor de pressão dos pneus; retrovisores e vidros elétricos (incluindo os traseiros); quadro de instrumentos com tela de 3,5 polegadas e tecnologia TFT (Thin-Film Transistor, ou transistor de película fina) de alta definição; câmera de ré; e sensor de estacionamento, entre outros.

Nova Fiat Strada

Um dos destaques da nova segunda geração da Strada é a inédita central multimídia UConnect 7”, que oferece tela sensível ao toque de sete polegadas, localizada no centro do painel, e conexão sem fio com até dois smartphones, por meio das plataformas Apple Carplay e Android Auto. A tela com baixo reflexo diurno e brilho ajustável é personalizável, e exibe os controles de todas as funções do veículo. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.

O conteúdo eletrônico desenvolvido pela FCA no Brasil inclui funções como navegação (via Waze e Google Maps); execução de áudio (arquivos de streaming e MP3); comandos por voz (sistemas Siri e Google Voice); leitura e resposta de mensagens sem as mãos (handsfree), para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário.

Nova Fiat Strada

Equipada com o moderno motor 1.3 Firefly, de quatro cilindros, a Strada Opening Edition dispõe 109 cv de potência a 6.250 rpm, e 14,2 kgfm de torque, quando abastecida com etanol, enquanto com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Segundo os testes do Inmetro, o propulsor é um dos mais econômicos da categoria e recebeu a nota mais alta (A) em eficiência.

A transmissão manual de cinco velocidades é incrementada com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e o controle de tração avançado E-Locker (TC+), voltado para percursos off-road leves, que impede as rodas patinarem ao passarem por terrenos escorregadio ou com pouca aderência.

Fiat Strada Opening Edition

Pela primeira vez, a picape Strada dispõe de três anos de garantia de fábrica, com pacotes opcionais que podem estendê-la por mais dois. Também adquirido em separado para as configurações 1.3, o plano Amplo define o valor de R$ 1.284 para as três primeiras revisões.

Fonte: Fiat do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo