BMW Motorrad “Big Boxer”: obra de arte em aço e alumínio

Criado para impulsionar a rigor todo o estilo cativante da R18, novo motor é uma releitura com 1.800 cm³ de cilindrada dos clássicos bicilíndricos opostos da marca

BMW Motorrad "Big Boxer": obra de arte em aço e alumínio

O motociclismo em sua mais pura essência, resgatando a tradição dos grandes clássicos da BMW Motorrad e misturando tradição e tecnologia sob a luz da era digital: essa foi a mensagem transmitida no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, em maio deste ano, pelo conceito R18 e o seu enorme motor boxer — uma reinterpretação moderna dos propulsores boxer da marca produzidos nos anos 1960.

O coração da nova BMW R18 é um motor boxer de 2 cilindros totalmente novo, criado com o objetivo de elevar sua confiabilidade e facilidade de manutenção.

Esse propulsor é o de maior capacidade já usado na produção de motocicletas da marca, com seus 1.800 cm³ de cilindrada, quatro válvulas, bloco e transmissão feitos de alumínio e vidro, componentes de alumínio polido a mão e um moderno sistema de arrefecimento a ar e óleo.  

Em termos de desempenho, o motor desenvolve 91 cavalos de potência a 4.750 rpm e torque máximo de 16,1 kgfm já disponível a partir de 3.000 rpm, acoplado à transmissão automática de seis velocidades.

BMW R18 Concept

Apesar disso, o motor pesa apenas 110,8 kg, já incluída a caixa de câmbio, ressaltando, assim, sua estética simples e funcional, com proporções equilibradas e fluidas.

Fonte: BMW Motorrad Brasil I Imagens: Divulgação