Fórmula 1 atualiza novamente calendário deste ano

Normas sanitárias mais rígidas adotadas em vários países trazem outras mudanças à temporada de 2021, mas que mantém recorde de 23 provas. Confira as etapas revisadas




Fórmula 1 atualiza novamente calendário deste ano

A Turquia está fora da temporada deste ano da Fórmula 1. A prova no circuito de Istanbul fora confirmada há cerca de duas semanas no calendário deste ano, em substituição ao GP do Canadá – que foi cancelado por causa da quarentena de 14 dias que passou a ser exigida, desde então, para todos os estrangeiros que entram no país, como forma de barrar a disseminação da Covid-19, o que impossibilitaria as atividades normais da categoria máxima do automobilismo.

Agora, seguindo a determinação de novas restrições de viagens impostas por diversos países onde a Fórmula 1 é baseada, incluindo a Turquia, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou nesta sexta-feira (14) outra atualização no calendário deste ano, retirando da programação a prova no país situado entre a Europa e a Ásia. Os promotores da corrida turca chegaram a sugerir aos organizadores da F1 o reagendamento da etapa mais para o final da temporada, a exemplo da solicitação feita pela China, que foi recusada, resultando no cancelamento do GP em Xangai. A entidade agradeceu o empenho da Turquia para realizar a prova no país, mas também declinou da proposta.

Circuito de Istambul, na Turquia

Dessa forma, a FIA confirma que serão realizadas duas corridas consecutivas na Áustria, com a primeira, o GP da Estíria, sendo disputado no dia 27 de junho, enquanto o GP da Áustria permanece em sua data original, no domingo seguinte, dia 4 de julho. Ao mesmo tempo, a corrida da França foi adiantada em uma semana, para o dia 20 de junho, com a presença de público restrito. Como resultado, a temporada de 2021 está mantida com as 23 etapas programadas.

O GP da Turquia retornaria ao calendário depois da corrida emocionante disputada lá em novembro passado – quando Lewis Hamilton assegurou seu sétimo título mundial -, após nove anos de ausência do circuito de Istanbul na temporada da Fórmula 1. O brasileiro Felipe Massa ainda é o maior vencedor da prova, com três vitórias consecutivas entre 2006 e 2008, todas pela Ferrari.

Vitória na prova turca do ano passado deu a Lewis Hamilton o sétimo título na F1

“Estivemos procurando uma forma de correr na Turquia, mas as restrições a viajantes adotadas pelo país impossibilitaram que estivéssemos lá em junho” afirmou Stefano Domenicali, presidente-executivo do Formula One Group, que administra a categoria. “A F1 tem mostrado que está apta a reagir rapidamente para desenvolver e encontrar soluções e estamos satisfeitos porque teremos uma rodada dupla na Áustria, o que significa que nossa temporada continuará com 23 corridas”,  

Confira como ficou o calendário atualizada da atual temporada da Fórmula 1:

EtapaDataProvaCircuito
28/março GP do Barein Sakhir
18/abrilGP da Emília-RomanhaÍmola
02/maioGP de PortugalPortimão
09/maioGP da EspanhaBarcelona
23/maioGP de MônacoMonte Carlo
06/junGP do Azerbaijão Baku
20/junhoGP da FrançaLe Castellet
27/junhoGP da EstíriaSpielberg
27/junhoGP da ÁustriaSpielberg
10ª 18/julho GP da Inglaterra Silverstone
11ª1º/agosto GP da Hungria Hungaroring
12ª29/agosto GP da Bélgica Spa-Francorchamps
13ª05/setembro GP da Holanda Zandvoort
14ª12/setembro GP da Itália Monza
15ª26/setembro GP da RússiaSochi
16ª03/outubro GP de Singapura Singapura
17ª10/outubro GP do Japão Suzuka
18ª24/outubro GP dos Estados Unidos Austin
19ª31/outubroGP do México Hermanos Rodriguez
20ª 07/novembro GP de São PauloInterlagos
21ª21/novembro GP da AustráliaMelbourne
22ª05/ndezembroGP da Arábia SauditaJeddah
23ª12/dezembroGP de Abu DhabiYas Marine

Fonte: FIA e Formula 1 I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1015 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo