Stock Car 2019: anunciado o calendário histórico de 40 anos e 500ª corrida

Temporada de 12 etapas inicia com a prova comemorativa, em abril, mesmo mês em que foi dada a largada para a principal categoria do automobilismo brasileiro, em 1979




Stock Car 2019: anunciado calendário histórico de 40 anos e 500ª corrida {Reprodução]

A Stock Car completa 40 anos de história em 2019 e iniciará a próxima temporada com sua corrida de número 500. Serão 12 etapas, com uma novidade: a disputa da Corrida de Duplas ocorrerá na terceira etapa, em maio, e não na abertura do Campeonato, como foi programada nos anos anteriores.

Todas as outras provas tradicionais seguem no calendário: a Corrida do Milhão em 25 de agosto, que paga ao vencedor o prêmio milionário em reais, e etapa a final, no circuito de Interlagos, no dia 15 de dezembro.

Campeonato Brasileiro de Stock Car 2017 [Divulgação]
A memorável 500ª corrida da Stock Car acontecerá no dia 7 de abril, em etapa prevista para o autódromo de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul – justamente onde aconteceu a primeira corrida da história da categoria, em 22 de abril de 1979.

Para o próximo ano, no entanto, o desafiador e tradicional circuito gaúcho está sujeito a confirmação, após a vistoria da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) nas obras exigidas em algumas áreas da pista.

Campeonato Brasileiro de Stock Car 2018 [Divulgação]
Para fechar a temporada especial de 40 anos da Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro segue a tradição e faz a festa de encerramento do campeonato no autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 15 de dezembro.

A Stock Light terá oito etapas, sempre em conjunto com a principal, e já confirmadas: Tarumã, Goiânia, Londrina, Curitiba, Cascavel, Goiânia e São Paulo. A categoria oficial de acesso à Stock Car, que teve sua primeira temporada em 1993, também estará no circuito que for definido para receber a Corrida do Milhão.

Campeonato Brasileiro de Stock Car 2000 [Divulgação]
Para 2019 segue mantida a parceria de transmissão para TV e internet com os veículos da Rede Globo. A colaboração entre a Stock Car e a emissora teve início em 2000, ano marcado por uma revolução na categoria.

Além do novo modelo de gestão profissionalizado, a categoria substituiu as carrocerias do tipo monobloco, de fábrica – primeiro do Chevrolet Opala e, depois, do Omega – pelo chassi de estrutura tubular, com carenagem do Chevrolet Vectra, seguindo o conceito mais tecnológico e seguro das principais categorias de Turismo do mundo, como a Nascar, nos Estados Unidos, e o DTM, na Alemanha.

Campeonato Brasileiro de Stock Car 2018 [Divulgação]
No ano seguinte, a Stock Car complementou a reformulação dos carros com a adoção dos motores norte-americanos Chevrolet V8 350, de 5.700 cm³ de cilindrada e limitados a 450 cv de potência, – os mesmos utilizados também pela Nascar -, no lugar dos nacionais seis cilindros em linha, de 4.100 cm³ e 350 cv, remanescentes do Opala.

Atualmente, os motores da Stock Car têm cilindrada de 6,2 litros, com 460 cv, e chegam aos 550 cv quando o piloto aciona o botão de ultrapassagem, o chamado push-to-pass (aperte pra passar), adotado em 2011, o qual, em um número de vezes limitado ao longo da corrida, libera até 90 cv extras durante alguns segundos.

Confira o calendário da Stock Car 2019:

7 de abril: Tarumã, Rio Grande do Sul *
5 de maio: Velo Città, Mogi Guaçu, SP
19 de maio: Goiânia, Goiás – Corrida de Duplas
9 de junho: Londrina, Paraná
21 de julho: Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul
11 de agosto: Campo Grande, Mato Grosso do Sul
25 de agosto: Corrida do Milhão
15 de setembro: Curitiba, Paraná*
20 de outubro: Cascavel, Paraná
10 de novembro: Velopark, Nova Santa Rita, RS
24 de novembro: Goiânia, Goiás
15 de dezembro: Interlagos, São Paulo
*A confirmar




Sobre Universo Motor 1015 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário