Eletra Dual Bus 15m, solução híbrida para o transporte urbano

Veículo com tração elétrica é equipado com baterias e gerador a combustão, que podem funcionar juntos ou separados, reduzindo em até 95% a emissão de fuligem




Eletra Dual Bus 15m, solução híbrida para o transporte urbano

A Eletra, fabricante nacional de ônibus elétricos a bateria, híbridos e trólebus de última geração, acaba de apresentar o Dual Bus 15m, um veículo inovador para o transporte público sustentável. O lançamento do veículo aconteceu ontem, na Arena ANTP, em São Paulo, que acontece até esta quinta-feira (26), na zona sul da capital.

O Eletra Dual Bus 15m é um veículo de tração a eletricidade alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador – que podem operar em modo conjunto ou independente.

Eletra Dual Bus 15m

A tecnologia também permite que, a qualquer momento da vida útil do Dual Bus, o motor-gerador seja substituído por um banco de baterias com maior capacidade, possibilitando a conversão de ônibus elétrico híbrido para ônibus elétrico puro, sem qualquer mudança no motor elétrico, nos sistemas de tração ou outros componentes.

O projeto conta ainda com as parcerias de outras empresas nacionais como a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que forneceu o chassi MAN 18.280 6×2 OT LE; Marcopolo, fabricante da carroceria modelo Torino Low Entry; Baterias Moura, com os componentes by Xalt, e WEG, indústria de motores elétricos.

Eletra Dual Bus 15m

O Dual Bus 15m roda em dois modos distintos, a critério do operador de transporte.
No modo Híbrido, o sistema de tração elétrica recebe energia tanto do motor-gerador (que pode ser a diesel ou a biocombustível) quanto do conjunto de baterias.

No Modo Elétrico, o motor-gerador é desligado e o veículo roda apenas com a carga das baterias, com autonomia de até 25 km por volta. O desligamento pode ser acionado pelo condutor ou por um sensor GPS (sistema de navegação por satélite) na via pública – por exemplo, quando o veículo entrar numa Zona de Emissão Zero. A alternância de modos se repete várias vezes, conforme o perfil da operação.

Durante a operação, as baterias são continuamente recarregadas pela tecnologia de frenagem regenerativa (Kers, na sigla em inglês), podendo também ter a contribuição do motor-gerador.

No modo Híbrido, o motor-gerador trabalha em rotação constante (estacionário) e na melhor curva de eficiência para o mínimo de consumo e de emissões.

Eletra Dual Bus 15m

Segundo a Eletra, essa versatilidade permite Dual Bus rodar em diferentes ambientes urbanos, aproveitando o máximo das tecnologias híbrida e elétrica, habilitando-o solução ideal para atender a Zonas de Emissão Zero nas cidades, com ampla autonomia e sem necessidade de infraestrutura de recarga.

Na comparação com um ônibus similar convencional, o Dual Bus Híbrido Elétrico 15m tem um consumo de diesel 28% inferior e emite na atmosfera 95% a menos de Material Particulado (fuligem), e 30% a menos de gás carbônico (CO²), ainda de acordo com os dados divulgados pela fabricante.

Fonte: Eletra I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo