A SsangYong Brasil anunciou para o ano que vem a chegada ao país da 4ª geração no Korando, apresentado no início do mês no Salão de Genebra, na Suíça.
Ainda sem previsão de preços, o modelo será vendido no mercado nacional em duas versões de motorização, ambas com turbocompressor: 1.5, a gasolina, e 1.6, a diesel.
Completamente reformulado, o novo Korando (contração das palavras “Korean can do”, ou “Coreia pode fazer”) tem desenho inspirado no conceito SIV-2 e traz nova grade, faróis redesenhados e linhas laterais bem pronunciadas.
O modelo está mais comprido, mais largo, mais baixo e com maior distância entre-eixos. As dimensões são de 4.450 mm de comprimento (40 mm a mais que o antecessor), 1.870 mm de largura, 1.620 mm de altura e distância entre-eixos de 2.675 mm (25 mm maior). A capacidade do porta-malas varia de 551 a 1.248 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Assim como na
Coreia e na Europa, o Korando será vendido aqui em duas novas opções de motor.
O 1.5 GDI turbo, a gasolina, tem potência máxima de 163 cv a 5.500 rpm e torque
de 28,5 kgfm a 4.500 rpm.
Já versão 1.6 turbodiesel oferece potência dde 136 cv a 4.000 rpm, e torque de 33 kgfm. O motor diesel é altamente econômico e limpo, atendendo às normas de emissões Euro 6. Traz ainda impressionante capacidade de reboque de 2 toneladas.
Nesses mercados, ambas as motorizações serão oferecidas com opções de transmissão manual e automática, e de tração dianteira ou nas quatro rodas; a montadora ainda não informou quais delas serão oferecidas no Brasil.
Uma das grandes melhorias do Korando 2019 em relação ao antecessor, de acordo com a fabricante coreana, é o novo interior, que apresenta materiais de alta qualidade.
O novo modelo também oferece conectividade por meio do Apple CarPlay e Google Android Auto, com acesso por meio da tela de 9 polegadas posicionada no centro do painel ou pelo painel de instrumentos, com tela de 10,25 pol, para uma visualização segura.
Entre os itens de assistência ao motorista e de segurança, destaques para os sete airbags (incluindo o de joelhos para o motorista), sistemas de frenagem de emergência (AEBS) auxiliado por câmera, piloto-automático adaptativo e alertas de invasão de pista, de distância segura e de ponto-cego, entre outros.
Vale lembrar que em agosto a marca estreia outros dois modelos aqui: o SUV Rexton de sete lugares e a picape Musso.