BMW Group anuncia nanofibra para purificar ar interno dos veículos

Nova tecnologia aplica tramas sintéticas em nível de milionésimo de milímetro para reduzir partículas ultrafinas, causadoras de contaminações e alergias




BMW Group anuncia nanofibra para purificar ar interno dos veículos

O BMW Group anuncia o próximo grande avanço na purificação do ar que circula no interior de seus veículos, o filtro de nanofibra, que será apresentado ainda neste ano. Tecnicamente, nanofibras são tramas de fios com diâmetro em escala de nanômetro – unidade de medida que equivale a milionésimo de milímetro (ou um bilionésimo de metro) e tem como símbolo o nm. As nanofibras podem ser geradas a partir de diferentes materiais sintéticos chamados de polímeros – como colágeno, celulose, seda, queratina ou gelatina, entre outros – e, por isso, oferecem diferentes propriedades físicas e possibilidades de aplicação na indústria.

Recentemente, o Grupo de fabricantes que reúne a marca bávara de carros e de motos, mais as britânicas Mini e Rolls Royce, desenvolveu intensivamente essa tecnologia de filtro, que permite manter do lado de fora do veículo uma quantidade maior de partículas ultrafinas, algumas delas microbianas, e alérgenos.

Tecnologia de filtragem por nanofibras do Grupo BMW

Com isso, afirma a empresa, a tecnologia de filtro de nanofibra eleva a eficácia a um outro nível, livrando o ar no interior do carro de quase todas as partículas, em menos de dois minutos no modo de recirculação de ar, que pode ser ativado ou desativado manualmente pelo motorista – e não apenas de dentro do carro. Os usuários do aplicativo BMW Connected podem selecionar remotamente a opção “Ventilar Agora”, antes de embarcar.

A partir do ano que vem, antecipa a BMW, haverá um amplo lançamento para a gama nas séries 7 e 8, bem como nos modelos X5, X6 e X7, entre os modelos.

BMW X6 2020

Desde a década de 1990, os carros produzidos pelo BMW Group utilizam sistemas de filtragem sofisticados. Os filtros de partículas finas foram implantados na China a partir de 2015 e, atualmente, clientes em todo o mundo já têm a opção de contar com a tecnologia.

Alguns dos modelos da BMW também já oferecem os detectores externos de qualidade do ar, que ativam automaticamente o modo de recirculação, caso a qualidade do ambiente exija, permitindo a rápida purificação.

Fontes: BMW do Brasil e Wikipedia I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo