Ford Ranger 2020: mais tecnológica e refinada, pelo mesmo preço

Nova linha da picape média traz design atualizado, melhorias na suspensão e equipamentos de auxílio à condução. Motores Duratorq oferecem 160 cv e 200 cv




Ford Ranger 2020 chega mais tecnológica e refinada, pelo mesmo preço [Divulgação]

A Ford do Brasil acaba de lançar a linha 2020 da Ford Ranger, que começará a chegar às concessionárias do país em agosto. Produzida na planta argentina de Pacheco, a Ranger 2020 surge com estilo renovado, refinamentos de engenharia e mais equipada, inclusive com tecnologias de assistência ao motorista inéditas na categoria.

Entre os novos itens da linha estão o sistema de frenagem autônoma com detecção de pedestres, o reconhecimento de sinais de trânsito e os faróis baixos de xênon com luzes diurnas de LED. Mesmo com todas essas atualizações, a Ford manteve os preços da Ranger em suas três configurações – XLS, XLT e Limited –, na faixa entre R$ 128.250 e R$ 188.990.

Ford Ranger 3.2 Limited 2020 [Divulgação]

No design, as principais mudanças da Ranger se concentram na frente, incluindo grade, para-choque, faróis principais e de neblina redesenhados e nova pintura na roda de 18 polegadas, além do acabamento e materiais na cabine.

A linha também ganhou uma nova cor, azul Belize, que se junta às outras seis opções: vermelho Bari, branco Ártico, prata Geada, vermelho Toscana, preto Gales e cinza Moscou, sendo esta última a cor de lançamento global.

Ford Ranger 2020 [Divulgação]

A Ranger 2020 reforça a proposta de oferecer tecnologia com propósito. Nesse sentido, uma das novidades é o assistente autônomo de frenagem, que funciona em velocidades de 5 km/h a 80 km/h, com o auxílio de duas câmeras e um radar. Ao identificar um veículo parado ou pedestre à frente, ele emite um alerta para o motorista e prepara os freios para uma intervenção rápida. Se o motorista não entrar em ação, ele aciona os freios automaticamente para evitar ou reduzir os danos da colisão.

O sistema de reconhecimento de sinais de trânsito usa as mesmas câmeras para rastrear as placas na pista, alertando o motorista sobre os limites de velocidade.

Ford Ranger 2020 [Divulgação]

A Ranger 2020 conta com dois motores turbodiesel da família Duratorq, o 3.2 de cinco cilindros, com potência de 200 cv a 3.000 rpm e torque máximo de 47,9 kgfm de 1750 a 2500 rpm, e o 2.2 de quatro cilindros, com 160 cv a 3.200 rpm e 39,2 mkgf na faixa de 1.600 a 2.500 rpm. As opções de transmissão manual e automática são de seis velocidades.

A Ranger 2020 traz um novo desenho das suspensões, que melhora a dirigibilidade e o conforto do utilitário, tanto no asfalto como fora dele. Além de barra estabilizadora redesenhada e elementos de coxinização refinados, ela teve as longarinas do chassi reforçadas e adota dois ajustes diferentes de molas, amortecedores e buchas, de acordo com o peso de cada versão da picape. 

Ford Ranger 2020 [Divulgação]

Assim, a picape média da Ford tem capacidade de carga entre 1.001 e 1.168 kg, dependendo da configuração, e pode rebocar até 3,5 toneladas – atributo que a destaca no segmento. Os ângulos de entrada e de saída de 28º também favorecem o seu desempenho off-road.

Outra novidade é o assistente de abertura e fechamento da tampa da caçamba, que reduz de 12 kg para 3 kg o peso equivalente na sua movimentação.

Ford Ranger 2020 [Divulgação]

Toda a linha já vem de série com o AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência, luzes de emergência em frenagens bruscas, controle de oscilação de reboque e os exclusivos sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga, além de diferencial traseiro blocante eletrônico.

Continuam a ser itens exclusivos da Ranger o piloto automático adaptativo – que permite selecionar a distância a ser mantida do veículo à frente, enquanto a Ranger acelera e freia automaticamente – e o sistema de permanência em faixa, que ao detectar que o motorista invadiu a faixa ao lado mais de cinco vezes, entende que ele está cansado e é a hora de fazer uma pausa, exibindo o ícone de uma xícara no painel.

Ford Ranger XLS 2020 [Divulgação]

A lista de equipamentos da opção básica 2.2 XLS foi incrementada com ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas e novos faróis de neblina.

São incluídos ainda sete airbags, câmera de ré e rodas de liga leve de 17 polegadas. Ainda assim parte de R$ 128.250 na versão 4×2 automática, e oferece também as opções de tração 4×4 com transmissão manual (R$ 147.520) ou automática (R$ 154.610).

Ford Ranger XLT 2020 [Divulgação]

A versão XLT 3.2, com tração 4×4 e transmissão automática, mantém o preço de R$176.420. Além de bancos de couro, ela acrescenta itens como sensor de chuva, monitoramento individual de pressão dos pneus, faróis automáticos, estribos plataforma e detalhes cromados.

Ford Ranger 3.2 Limited 2020 [Divulgação]

Já a versão de topo 3.2 Limited tem preço inalterado de R$ 188.990 e passa a vir com faróis baixos de xênon com luz diurna de LED, farol alto automático, sistema de acesso sem chave e botão de partida Ford Power, tampa traseira com travamento elétrico e rodas de 18 polegadas com acabamento exclusivo.

Adiciona ainda sistema autônomo de frenagem com detecção de pedestres, reconhecimento de sinais de trânsito e monitoramento individual de pressão dos pneus, continuando a oferecer itens como piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa e sistema de personalização da luz ambiente com sete cores.

Ford Ranger 3.2 Limited 2020 [Divulgação]

Vale lembrar que a Ford Ranger é o único modelo do segmento a contar com cinco anos de garantia. Além da Argentina, ela é produzida na África do Sul, na Tailândia e nos Estados Unidos, onde voltou ao mercado este ano após um hiato de oito anos.




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