Yamaha Lander ABS 2019: boa opção para encarar o off-road diário

Segunda geração da trail chega em janeiro mantendo o motor de 250 cm³, mas com novo visual, chassi revisado e equipada com o inédito sistema antibloqueio do freio




Yamaha Lander ABS 2019: boa opção para encarar o off-road diário [Divulgação]

A Yamaha Motor do Brasil está lançando no país a Lander ABS 2019, nova geração do seu modelo intermediário no segmento trail, para uso dentro e fora do asfalto (on/off road).

Entre as mudanças, a Lander 2019 apresenta novo visual, quadro revisado e uma extensa lista de equipamentos que inclui, pela primeira vez, o sistema antibloqueio dos freios (ABS). O motor é o mesmo e confiável monocilíndrico de 20,9 cv, flexível em combustível (BlueFlex).

Yamaha Lander ABS 2019 [Divulgação]
Ainda sem preço divulgado pela montadora, a Lander ABS 2019 chega às concessionárias na segunda quinzena de janeiro do próximo ano.

O modelo passará a ocupar o espaço não só da atual XTZ 250 Lander (que sai a partir de R$ 15.690) mas, também, o da Ténéré 250 (R$ 16.490), a outra opção trail nacional da marca, que teve o fim de sua produção anunciada no início deste mês. A nova Yamaha vai disputar o mercado diretamente com a Honda XRE 300 ABS (R$ 18.200), lançada em outubro.

Yamaha Lander ABS 2019 [Divulgação]
O visual robusto e agressivo inspirado na big trail XT660R fica evidente em detalhes como o para-lama dianteiro, carenagem do farol, protetores dos amortecedores e abas do tanque.

O desenho também incorpora qualidades da Ténéré 250, como o assento em dois níveis, mais largo e ergonômico, e as alças de apoio para garupa, em alumínio. Outra novidade é o tanque de combustível com maior capacidade, de 13,6 litros (reserva de 4,1 l), estilizado com tampa do tipo aviação.

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A Lander ABS será oferecida com três opções de cores: Competition Blue (azul), Sports White (branco) e Black Eclipse (preto). Como opcionais, a Yamaha criou o kit Touring, vendido nas concessionárias, que inclui acessórios como bagageiro, bauletos com 33 ou 35 litros, protetor lateral do motor e para-brisa.

Em relação ao modelo atual, que tem dimensões de 2.125 mm de comprimento, por 830 mm de largura e 1.180 mm de altura, a nova Lander ficou um pouco mais longa, com 2.150 mm, mais estreita, com 815 mm, e mais alta, com 1.219 mm. A distância entreeixos foi ligeiramente reduzida de 1.390 para 1.385 mm. A altura do assento se mantém em 875 mm, enquanto o vão livre do solo baixou de 275 para 270 mm. O peso total de 143 kg (a seco), não foi alterado.

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Combinando estética e segurança, a Lander ABS possui farol móvel, que acompanha o movimento do guidão, e estreia o conjunto de iluminação totalmente de LED, incluindo o grupo ótico dianteiro e a lanterna traseira. A trail também passa a contar com a luz de posição – ou DRL, na sigla em inglês para luz de rodagem diurna.

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A iluminação por LED também é aplicada no painel de instrumentos totalmente digital, que traz novos indicadores de consumo (instantâneo e médio), além de velocímetro, hodômetro (total e dois parciais), Fuel Trip (quilometragem percorrida na reserva), relógio e tacômetro (conta-giros), mais as luzes indicadoras de piscas, faróis e alertas do motor e da injeção.

Yamaha Lander ABS 2019 [Divulgação]
O chassi tubular de aço da nova geração da Lander recebeu mudanças para acomodar o tanque de combustível mais volumoso e o assento remodelado.

Totalmente fabricado em aço, o quadro estrutural da nova Yamaha combina a dupla trave superior com o berço semiduplo, o que resulta em maior resistência a torções, beneficiando diretamente o comportamento da motocicleta, especialmente nas curvas.

Yamaha Lander ABS 2019 [Divulgação]
Outros componentes responsáveis pela estabilidade e conforto da nova Yamaha são as suspensões. Na dianteira, os tubos internos têm 41 mm de diâmetro e curso de 220 mm; já na traseira, o sistema Monocross – com link, amortecedor único a gás e mola com ajuste de compressão -, tem curso de 204 mm.

As rodas da nova Lander têm diâmetro de 21 polegadas, na dianteira, e de 18”, na traseira, montadas com pneus de uso misto (asfalto/terra) Metzeler Tourance, nas medidas 80/90-21 e 120/80-18, respectivamente.

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O conjunto de freios  é composto por disco simples de 245 mm com pinça de pistão duplo na frente, e disco de 203 mm e pinça simples na traseira. A grande novidade nesse componente é a adoção do sistema ABS como item de série.

Atuando na roda dianteira, ele impede o seu travamento em condições de baixa aderência do pneu, em situações como piso molhado ou frenagens bruscas de emergência, entre outras, garantindo maior segurança na condução.

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Reconhecido pela resistência e durabilidade, o motor da Lander é o mesmo monocilíndrico de, exatos, 249,5 cm³ de cilindrada (o mesmo utilizado pela Fazer e pela Ténéré), com duas válvulas, acionadas por comando simples no cabeçote (SOHC), e arrefecido a ar.

Dotado do sistema Blueflex, que permite abastecimento com gasolina ou etanol, o engenho rende a potência máxima de 20,9 cv a 8.000 rpm, com etanol, e torque 2,1 kgfm a 6.500 giros, com ambos os combustíveis.

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Embora não tenha resultado em alterações nos números de potência e torque, a nova injeção eletrônica de combustível da Lander ABS conta com injetor de 10 furos. De acordo com a Yamaha, ele proporciona a combustão mais eficiente, gerando melhores respostas, menor consumo e redução das emissões de poluentes. Fora isso, o modelo também estreia o catalizador de três vias, exigido pelas normas ambientais.

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A Lander ABS tem câmbiode 5 marchas, com embreagem multidisco, transmissão secundária por corrente e relação com coroa e pinhão de 13 e 40 dentes, na mesma ordem.

Para reduzir o custo de manutenção, o modelo conta com peças da linha YTEQ (pastilhas dos freios e relação secundária), que, conforme a fabricante, têm a mesma qualidade dos componentes originais, porém com preço de aquisição mais acessível. Fora isso, a nova Lander está incluída no programa Revisão Preço Fixo e contará com garantia de 4 anos.




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