A linha 2020 do Mini Countryman, o maior integrante do portfólio da marca britânica, já está disponível na rede de concessionárias da marca no país. Produzida em Born, na Holanda, a linha 2020 do SUV estreia no mercado brasileiro em quatro diferentes opções de acabamento, com preço básico de R$ 149.990, sugerido para o Mini Cooper Countryman Exclusive.
As outras opções são os Mini Cooper Countryman TOP, que sai por R$ 159.990; Mini Cooper S Countryman ALL4, por R$ 189.990; e o híbrido plug-in Mini Cooper S E Countryman ALL4, no valor de R$ 219.990.
Entre as principais novidades do Mini Countryman 2020 estão as novas transmissões de sete ou oito marchas, e dupla embreagem, que equipam as opções dotadas, respectivamente, de motorização Cooper e Cooper S; a nova bateria de íon-lítio de alta voltagem capaz de proporcionar rapidez na recarga e maior autonomia de deslocamento para o híbrido plug-in Mini Cooper S E Countryman ALL4; e o novo rack de teto oferecido como equipamento de série para todas as versões do SUV, inclusive para o Mini Cooper Countryman Exclusive.
O Mini Countryman tem à disposição três opções de motorização distintas, duas movidas a gasolina e uma híbrida elétrica. As opções a combustão são o propulsor de três cilindros, com 1.499 cm³ de cilindrada e 136 cavalos de potência (entre 4.500 e 6.500 rpm), e 22,4 kgfm de torque (entre 1.480 e 4.100 rpm), disponível na versão Cooper; e o quatro cilindros, de 1.998 cm³ e 192 cv (entre 5.000 e 6.000 rpm) e 28,5 kgfm (entre 1.350 e 4.600 rpm), disponível na versão Cooper S.
O sistema híbrido sincronizado, por sua vez, combina um motor elétrico – com potência de 88 cv (a partir de 4.500 rpm) e torque instantâneo de 16,8 kgfm (até 3.000 rpm) -, com o propulsor de três cilindros, a combustão, de 1.499 cm³, capaz de gerar 136 cv (entre 4.400 e 6.000 rpm) e 22,4 kgfm de torque (entre 1.250 e 4.300 rpm).
Em acelerações intensas, o motor elétrico, atuando em conjunto com o motor a combustão, alcança uma potência combianda de 224 cv (entre 4.000 e 6.000 rpm) e o torque de 39,2 kgfm (até 4.300 rpm), proporcionando a aceleração de zero a 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima de 198 km/h.
O conjunto motriz agrega a nova transmissão automática Steptronic de sete marchas (Cooper) ou de oito velocidades (Cooper S) e dupla embreagem.
Entre os principais atributos desta nova tecnologia estão as trocas de marcha extremamente rápidas, o alto grau de conforto nas viagens e a economia de combustível.
A arquitetura da transmissão de dupla embreagem foi herdada diretamente do automobilismo. Segundo a marca britânica, assim como nas pistas de corrida, ela permite acelerações de forma altamente dinâmica, sem perda de torque.
Enquanto o pedal do acelerador é pressionado, o gerenciador da transmissão define, em frações de segundo, os pontos de mudança de marcha, de forma precisa, para melhor aproveitamento das faixas de torque, e menor perda possível, com a finalidade de extrair o máximo desempenho.
A nova bateria de íon-lítio de alta voltagem que passa a equipar o Mini Cooper S E Countryman ALL4 elevou a capacidade energética do sistema híbrido do SUV de 7.7 kWh para 10.0 kWh, resultando em um aumento de 30% na autonomia elétrica.
Ou seja, agora, o veículo é capaz de rodar até 52 quilômetros no modo puramente elétrico, livre de emissões locais e com baixíssimo nível de ruídos.
Além disso, a bateria fica posicionada sob o assento traseiro, otimizando o espaço interno, podendo ser totalmente recarregada em cerca de 5 horas por meio de uma tomada comum de energia da rede elétrica, ou em 3h15 quando conectada à estação de recarga doméstica Wallbox.
Fonte: Mini Brasil I Imagens: Divulgação