DAF encontra seu caminhão mais antigo em operação

Um modelo A1600 "sapo", que acaba de completar impressionantes 50 anos, continua em ótimas condições. E pegando no pesado pelas estradas da Holanda




DAF encontra seu caminhão mais antigo em operação [Divulgação]

No início deste ano, quando celebrou seu 90º aniversário, a fabricante holandesa DAF anunciou uma busca pelo seu caminhão mais antigo ainda em operação. Chegaram respostas de todo o mundo, porém, a empresa encontrou o veículo na aldeia de Bakel, na Holanda, praticamente no quintal da sua fábrica, em Eindhoven.

DAF A1600 1968 [Divulgação]
O modelo em questão é um A1600, de 1968, surpreendentemente bem conservado, pertencente a Frits e Nicky Hoefnagels, que ainda o utiliza comercialmente, quase todos os dias. “Sim, claro que o usamos como qualquer outro caminhão. Para que mais serve um caminhão DAF?”, afirmam os Hoefnagels.

O longevo DAF A1600 integra o negócio de parques de diversões da família, que utiliza o caminhão para transportar sua atração, o ‘cake walk’ – plataforma em movimento testa o equilíbrio dos visitantes -, por todo o território dos Países Baixos.

Nicky e Frits Hoefnagels [Divulgação]
A fotografia enviada à DAF, vinda do pai e filho Frits e Nicky Hoefnagels, exibe os quatro caminhões DAF clássicos da família, todos em ótimas condições, graças ao cuidado e atenção constantes que recebem.

“Além de um 2800, de 1975, e um 1600 de 1971, temos dois A1600, todos adicionados novos à nossa frota. Um dos nossos caminhões DAF ‘kikkers’, assim denominados devido à sua aparência ‘estilo sapo’, é de 1968; o outro é de 1969. E não facilitamos a vida deles”, completa, sorridente, Hoefnagels.

Nicky Hoefnagels e o DAF A1600 1968 [Divulgação]
“Estamos em movimento do início da primavera até ao final do outono, levando essa enorme estrutura de um parque de diversões para outro”, explica Frits Hoefnagels. “O nosso caminhão pode ter 50 anos, mas ainda está muito longe de precisar ser reformado.”

Desde que iniciou a busca pelo seu caminhão mais antigo ainda em operação a DAF foi inundada com relatos de veículos em funcionamento desde o final da década de 1950 e início da década de 1960, incluindo um modelo de combate a incêndios de 1963, ainda utilizado em passeios, e outro, extremamente antigo e sem placa, usado para transportar colheitas.  No entanto, todos esses exemplares não cumpriam os critérios: ser um caminhão que continue a ser utilizado regularmente e no transporte comercial em vias públicas.




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário