Parou: Covid-19 derruba produção nacional em quase 90%, em março

Balanço mensal mostra que a indústria automotiva deu um “cavalo-de-pau” entre a primeira e a segunda quinzenas. Setor de máquinas agrícolas segue embalado




Parou: Covid-19 derruba produção em quase 90% em março

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou hoje os resultados do setor em março, já com forte retração causada pela crise da Covid-19 na segunda quinzena do mês.

Depois de duas semanas de atividade intensa no mercado interno, que apontavam para um robusto crescimento, a paralisação gradativa do comércio e das linhas de montagem a partir da segunda metade do mês resultou em queda de quase 90% na produção de automóveis e utilitários leves.

Linha de produção da Volkswagen

“Tivemos dois momentos bem distintos em março. Até o começo da segunda quinzena, as vendas estavam em alta, com crescimento de 9% no acumulado do ano, em relação ao ano passado. Mas o avanço da pandemia em nosso país foi provocando a interrupção das atividades nas fábricas e nas concessionárias, fazendo com que fechássemos o mês com queda de 8% no acumulado do ano”, explicou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

Segundo o executivo, mais preocupante é verificar que as vendas despencaram quase 90% das primeiras semanas para as duas últimas, o que projeta um resultado nada animador para abril. “O momento é de priorizar a saúde da população. Mas também é hora de uma conscientização de todas as esferas do governo, bancos e sociedade para criar mecanismos que permitam à cadeia automotiva atravessar esse período de retração com a preservação das empresas e dos empregos”, alertou.

Observando o mês de março de 2020 com um todo, a queda em relação ao mesmo período de 2019 foi de 21% para produção, licenciamentos e exportação, coincidentemente. Na comparação com fevereiro, a retração foi de 18% nos emplacamentos e nas exportações, e de 7% na produção.

Colhetadeira John Deere S700

Em sentido contrário aos setores de automóveis, ônibus e caminhões, o segmento de máquinas agrícolas e rodoviárias ainda registra um mês positivo, já que a maioria das fábricas funcionou até o começo de abril, e as vendas estavam aquecidas em função da época de colheitas. Na comparação com o mês anterior, as vendas avançaram 46%, as exportações 19% e a produção 15%.

As fabricantes de máquinas agrícolas garantem ter estoque para atender os produtores rurais, atividade considerada essencial, com ou sem pandemia. Outra atividade que permanece aquecida é a de assistência técnica e distribuição de peças para as máquinas, bem como para os caminhões, assegurando que a produção rural e o transporte não sejam prejudicados neste período de crise.

Fonte: Anfavea I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo