VW VIRTUS CABRIO: SONHO DE UM DIA DE VERÃO BRASILEIRO

Criado apenas para exibição em evento corporativo, conceito aberto do sedã ficará abrigado no museu da marca em São Paulo. Mas cairia muito bem em nossas paisagens




O sedã compacto Volkswagen Virtus foi o modelo escolhido pela subsidiária brasileira da marca para ser a base de um projeto especial, transformando-o num veículo exclusivo para exibição em um evento corporativo realizado no início de fevereiro, na fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo (SP).

Na cerimônia, que teve a presença de autoridades políticas do País, a montadora anunciou um novo ciclo de investimentos em suas fábricas no Brasil, no valor total de R$ 16 bi até 2028.

Volkswagen Virtus Cabrio

Batizado de Virtus Cabrio, o carro de exibição (ou showcar, como prefere a marca) tem muitas particularidades. Trata-se de uma unidade que combina atributos das configurações de topo do modelo.

Cerca de trinta profissionais da área de Desenvolvimento do Produto, com suporte da área de Qualidade, dedicaram-se em tempo integral por seis semanas para a entrega do veículo.

 

O prazo apertado, aliás, foi um dos principais desafios para a produção da versão conversível do modelo de três volumes.

“Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, garantindo segurança e conforto para a finalidade de uso do veículo. Também foi preciso garantir resistência estrutural suficente. Tudo num período extremamente curto”, detalha Antonio Carnielli Jr., Diretor de Desenvolvimento Técnico da VW.

Volkswagen Virtus Cabrio

Para a criação do carro-conceito foi feita a remoção do conjunto do teto. A partir daí, com a ausência das continuações das colunas B e C, foi preciso reforçar outros pontos do veículo, a fim de preservar a resistência da carroceria a torções. Também foram fabricadas novas peças de acabamento externo, como arremates de colunas e portas.

Para finalizar o visual externo em grande estilo, o Virtus Cabrio recebeu a pintura na cor azul biscay, realçada pelas rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento escurecido.

Volkswagen Virtus Cabrio

Já no interior do veículo, a fim de proporcionar maior espaço no vão entre os bancos dianteiros e traseiros, o piso teve de ser alongado, o que exigiu modificações inclusive no tamanho do tanque de combustível alojado na altura do assoalho.

Além disso, o banco traseiro passou por modificações, com design exclusivo para este exemplar especial.

Volkswagen Virtus Cabrio

Também foi acrescentada uma barra transversal na região da coluna B, acima dos encostos dianteiros, para que os ocupantes do banco de trás, quando de pé, durante a solenidade de passeio pela fábrica, possam se apoiar com segurança.

Os revestimentos dos bancos, painel e apliques das portas são monocromáticos em preto, com detalhes aluminizados no painel, console central e forros das portas

Volkswagen Virtus Cabrio

O Virtus Cabrio traz sob o capô o mesmo conjunto motriz que equipa a configuração esportiva Virtus GTS, formado pelo motor flex 250 TSI, de quatro cilindros em linha, com 1,4 litro de cilindrada e 110 cv de potência, atrelado ao câmbio automático de seis marchas.

Segundo a VW, também foram modificados alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo, mas sem especificar quais deles.

ICÔNICOS E CONVERSÍVEIS

Fusca Cabriolet 1993

O Virtus Cabrio é o quinto showcar conversível que a Volkswagen do Brasil fez para recepcionar as visitas oficiais em sua planta. Já foram construídos Fusca, em 1959 e em 1993, Polo Sedan, em 2003, e Fox, em 2005.

Por isso mesmo, ele já tem destino certo. Após sua participação no evento, a unidade foi encaminhada para o acervo da Garagem VW e ficará ao lado de vários outros veículos especiais, esportivos e protótipos da marca – além, claro, dos próprios conversíveis antológicos, que também estão por lá.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Volkswagen Brasil I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário