Volvo abre pré-venda do novo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid no Brasil

Versão eletrificada do SUV de entrada da marca oferece potência e desempenho de esportivo e pode rodar até 47 km no modo 100% elétrico a cada carga da bateria

Volvo abre pré-venda do novo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid no Brasil

A Volvo Car está estreando mais um modelo eletrificado no mercado brasileiro, o utilitário esportivo de pequeno porte XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid. Seu novo sistema T5 Twin Engine – inédito no país – rende a potência total combinada de 265 cavalos e pode ser configurado pelo motorista entre cinco modos de condução disponíveis para privilegiar a redução dos gases poluentes.

Ao mesmo tempo, a nova configuração do modelo oferece o elevado padrão de conforto e acabamento da configuração R-Design, sistema de áudio de altíssima fidelidade da Harman Kardon e, como não poderia deixar de ser em um Volvo, os mais avançados recursos de segurança a bordo, que incluem o City Safety, sistema de visão à distância, inclusive à noite, que pode intervir nos freios mesmo sem a ação do motorista.

Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

“O lançamento desta nova versão faz parte das ousadas metas da Volvo aqui no Brasil. Já somos líderes no segmento Premium em veículos eletrificados e agora trazemos uma nova opção com essa tecnologia”, destaca Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil.

O Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid já pode ser reservado em todas as concessionárias da marca, com valor especial de pré-venda, por tempo limitado, de R$ 229.950.

XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

O sistema de propulsão T5 Twin Engine FWD alia um motor elétrico, com 83 cv, e outro a gasolina, de 1,5 litro, turbo, com 182 cv. Quando exigido ao máximo, o conjunto pode produzir 265 cv de potência e 43 kgf.m de torque. Com isso, o desempenho entregue pelo crossover é similar ao de um modelo esportivo, com aceleração de zero a 100 km/h em apenas 7,3 seg.

Integrado a tudo isso está o câmbio automático de sete velocidades de dupla embreagem, com opção de trocas manuais por meio de aletas (paddle-shifters) localizadas atrás do volante, para explorar uma condução ainda mais esportiva.

XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Segundo a fabricante sueca, utilizando somente o motor elétrico (opção “Pure”), o XC40 T5 Plug-In Hybrid roda cerca de 47 quilômetros, suficientes para os deslocamentos do dia a dia, sem rastro de poluentes pelo caminho.

Os modos de condução selecionáveis pelo motorista são:

Hybrid – Uso cotidiano. Combina as atuações de ambos os motores para otimizar a potência e consumo de combustível.

Pure – Condução econômica. Indicado para uso urbano, utiliza somente o motor elétrico, com baixo consumo e emissão zero.

Power – Condução esportiva. Disponibiliza a potência e o torque máximos, resultando em respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marcha em modo Sport, privilegiando o desempenho.

Off-Road – Tração 100% integral. Para condução em terrenos fora de estrada, com velocidade entre 20 e 40 km/h.

Individual – Customizado. O motorista escolhe as suas preferências de condução.

Além disso, o modelo é equipado com as teclas “Hold”, que bloqueia o uso da bateria para uso posterior, e a tecla “Charge”, que usa o motor a combustão para acionar o gerador e recarregar a bateria em até 1/3 no nível de carga total.

XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Mas não é só por baixo do capô que o XC40 T5 Plug-In Hybrid impressiona. Por dentro, o visual limpo destaca os materiais que agradam todo os sentidos. Os assentos são esportivos e revestidos em couro e nobuck, trazendo conforto e elegância.

O sistema de som é um show à parte e traz a tecnologia Air Woofer, que oferece graves precisos e poderosos. Para proporcionar a experiência ainda mais imersiva, o sistema de áudio é produzido em colaboração com uma das principais marcas de áudio do mundo, a Harman Kardon, e integra 13 alto-falantes para resultar em um som equilibrado e poderoso.

XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

A configuração R-Design traz, ainda, tecnologias de auxílio à condução como os sistemas de alertsa de ponto cego (BLIS), de tráfego cruzado (“Cross Traffic Alert”) e de colisão dianteira e traseira, além das rodas de liga leve com aro de 20”, entre outros itens.

A lista de equipamentos de conforto e segurança do XC40 Plug-In Hybrid R-Design inclui também o “Pilot Assist”, uma tecnologia que ajuda a manter a distância pré-definida do veículo à frente e corrige a direção para manter o carro na faixa de rolamento em velocidades de até 130 km/h; controle de Cruzeiro Adaptativo, sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) com assistente de direção e assistente de partida em aclives (HSA).

Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

A praticidade para o uso diário é assegurada pela abertura e fechamento elétrico do porta-malas com tecnologia “Hands-Free” (portanto a chave no bolso, basta aproximar o pé sob o parachoque traseiro); ar-condicionado de duas zonas; assistente de descidas (HDC); carregador para smartphone sem fio; faróis com função antiofuscante (AHB); faróis totalmente de LED com nivelamento automático; painel de instrumentos digital com tela de 12,3” personalizável; e teto solar panorâmico com acionamento elétrico.

Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Por fim, o XC40 Plug-In Hybrid R-Design traz um dos recursos de segurança mais avançados da Volvo, o City Safety. A tecnologia de frenagem de emergência monitora o campo de visão à frente do carro e identifica outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, mesmo à noite, e avisa se uma colisão for iminente.

Caso o motorista não reaja em tempo, o sistema aciona os freios automaticamente para ajudar a evitar uma colisão ou mitigar seus danos.

Fonte: Volvo Car Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação