ABARTH 695 75º ANNIVERSARIO: DOSE CONCENTRADA DE VENENO!

Para celebrar três quartos de século da marca italiana, modelo traz motor turbo de 180 cv, ampla conectividade e visual icônico, com o teto dominado pelo escorpião




A Abarth está prestes a completar 75 anos no final deste mês, um marco importante para a história da fabricante italiana que tem um escorpião como símbolo, repleta de recordes e vitórias dentro das pistas.

Para celebrar a ocasião, a casa fundada por Carlo Abarth, em 1949, decidiu exaltar o espírito de corrida da marca e seu compromisso contínuo com a inovação criando um carro rápido, esportivo e elegante. E, assim, nasceu o Abarth 695 75º Anniversario, edição mais do que especial do modelo de topo da marca.

Abarth: 75 anos de história entre duas gerações

A série comemorativa terá apenas 1.368 unidades produzidas, número que faz referência à cilindrada exata do seu motor turbo 1.4 T-Jet, que entrega 180 cv de potência, suficientes para fazer o carrinho de apenas 3,66 m de um parachoque a outro superar facilmente os 200 km/h.

A edição limitada também se caracteriza pela atraente combinação de pintura na cor preta com detalhes em dourado. Mais ainda, o visual sedutor do Abarth 695 75th Anniversario inclui um toque muito original: pela primeira vez, a insígnia do escorpião cobre toda a superfície sobre o teto.

 

O caráter esportivo do modelo foi enfatizado com vários elementos que o tornam ainda mais único, como vidros escurecidos, logotipos dourados da Abarth em ambos os lados e adesivos exclusivos do 75º aniversário formado por pistões e bielas cruzados.

Além disso, a série especial está equipada com exclusivas rodas de liga leve douradas de 17″.

Abarth 695 75º Anniversario

No interior da cabine para quatro ocupantes, a estampa do escorpião também é vista em vários detalhes.

Os designers criaram um ambiente exclusivo e charmoso, evidenciado pelo painel recoberto por couro sintético acamurçado na cor preta, conhecido como Alcantara – mesmo material que reveste os volantes de carros de corrida, inclusive na Fórmula 1.

Abarth 695 75º Anniversario

Também ao estilo de competição, os novos bancos produzidos pela Sabelt – famosa pelos cintos de segurança para diversas equipes de categorias de topo, incluindo a Ferrari – têm estrutura de fibra de carbono e revestimento que combina o couro nas laterais e tecido na parte central, com costuras em amarelo cítrico.

A mesma tonalidade contrastante foi aplicada nos bordados com o logo da edição especial, destacados nos encostos de cabeça dianteiros.

Abarth 695 75º Anniversario

A lista de equipamentos de última geração adicionados ao 75º Anniversario inclui tela digital de 7” (17,7 cm) com tecnologia TFT – sigla de transistor de película fina, em inglês, que resulta em imagens mais nítidas – e conectividade via celular por meio das plataformas Carplay e Android Auto, além de controle automático de temperatura, Beats Audio e navegador.

A edição limitada também oferece outros recursos conectados, graças à inclusão do sistema Mopar Connect, que engloba as funções My:Assistant, My:Remote Control, My:Car e My:Journey.

Abarth 695 75º Anniversario

Para proporcionar o desempenho esperado de um Abarth, o motor 1.4 T-Jet é sobrealimentado por um turbocompressor Garrett GT 1446, colocando à disposição do pé direito do motorista 180 cv de potência e o torque de 25,5 kgf.m a 3.000 rpm.

A velocidade máxima é de 225 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 6,7 segundos. O cano de escape conta com o sistema de válvula ativa Record Monza, que faz o pequeno escorpião rugir alto.

Abarth 695 75º Anniversario

A receita do veneno é completada pela suspensão com amortecedores Koni FSD nos dois eixos, desenhados para grudar o 695 no chão, oferecendo máxima aderência e estabilidade sem igual.

Como antídoto, o motorista pode contar com a alta eficiência do sistema de frenagem superdimensionado fornecido pela Brembo. Ele é formado por discos ventilados e perfurados nas quatro rodas, todos com 305 mm de diâmetro por 28 mm de espessura, acionados por pinças de alumínio com discreta pintura em preto.

Abarth 695 75º Anniversario

Na Itália, o Abarth 695 75º Anniversario  tem preço único de 37.900 euros, equivalente a R$ 203.900. Contudo, é possível que este seja o último lançamento com motor a combustão da marca, que migra rapidamente para a mobilidade 100% elétrica.

Atualmente, o enxuto catálogo da Abarth oferece os modelos 595 e 695, ambos também com motor T-Jet, com especificações de 165 e 180 cv, respectivamente, e o 500e, movido somente a bateria, com 154,5 cv de potência e 24 kgf.m de torque instantâneo.

Abarth 695 75º Anniversario

Para breve, a marca escorpiana prepara a chegada do Abarth 600e, desenvolvido em conjunto com a Stellantis Motorsport, que promete entregar 240 cv também totalmente gerados por eletricidade.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Abarth I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário