Haas confirma Pietro Fittipaldi para o Grande Prêmio do Sakhir

Reserva da equipe vai substituir Grosjean, que se recupera do acidente de ontem. É a primeira vez em que o grid da F1 incluirá a terceira geração de um piloto da categoria




Haas confirma Pietro Fittipaldi para Grande Prêmio do Sakhir

Pietro Fittipaldi fará sua primeira largada na Fórmula 1 com a equipe Haas no próximo domingo (6), no Grande Prêmio de Sakhir. Ele vai substituir o piloto titular Romain Grosjean, que se recupera das queimaduras leves sofridas nas duas mãos após o impressionante acidente sofrido neste ontem (29), logo na primeira volta do Grande Prêmio do Barein.   

O inédito GP do Sakhir, 16ª etapa do Mundial, será disputado no mesmo circuito internacional do Barein da corrida de ontem, porém utilizando pela primeira vez na categoria o traçado externo, de 3,5 km de extensão. Segundo as projeções das equipes, as voltas serão completadas em menos de um minuto, característica nunca registrada na categoria.

Pietro Fittipaldi: “Será emocionante fazer a primeira largada na F1 da minha carreira”

O treino de abertura da próxima sexta-feira será a primeira vez em que Fittipaldi estará ao volante do VF-20, o atual carro da equipe Haas F1. Em 2018, após se recuperar das fraturas nas duas pernas causadas por um acidente no treino de classificação para a 6 Horas de Spa-Francorchamps, válida pelo Mundial de Endurance, Pietro testou o modelo VF-18 daquele ano e, na temporada seguinte, o VF-19. Desde então, Pietro tem acompanhado a equipe Haas como piloto reserva na maioria das corridas.

Nascido em Miami e com cidadania brasileira, Pietro é filho de Carlos da Cruz com Juliana Fittipaldi, filha do primeiro casamento do bicampeão mundial de F1 Emerson Fittipaldi.

Esta será a primeira vez na história em que o neto de um piloto que já tenha disputado a Fórmula 1 participará de uma prova da categoria.

Pietro e o “vovô” Emerson Fittipaldi

Aos 24 anos, ele traz no currículo os títulos da Limited Late Model (categoria de acesso à Nascar), em 2011, aos 15 anos de idade, da F-Renault britânica (2014) e da F3.5 V-8 (2017), além de algumas provas na F-Indy, onde obteve a nona posição como melhor resultado.

No ano passado, participou de algumas provas do DTM, o campeonato de turismo alemão, pilotando um Audi RS5.

Pietro testa o Haas VF-19 logo após o fim da temporada do ano passado, em Abu Dhabi

“Depois de decidirmos que o melhor a fazer por Romain (Grosjean) seria poupá-lo pelo menos em uma corrida, a escolha em colocar Pietro (Fittipaldi) no carro foi muito fácil”, afirmou o diretor da equipe Guenther Steiner.

“Ele está bastante familiarizado conosco, tem sido paciente e esteve sempre preparado para esta oportunidade – e agora ela chegou. É muito difícil ser chamado no último minuto, mas acho que é a coisa certa a ser feita pela Haas.”

Nas palavras do próprio Prieto, “O mais importante de tudo é que estou feliz por Romain (Grosjean) estar salvo e por suas lesões terem sido relativamente mínimas depois daquele grande incidente”, avaliou.

“Obviamente, esta não é a circunstância ideal para ter minha primeira oportunidade de competir na F1, mas sou extremamente grato ao Gene Hass (dono da equipe) e ao Guenter Steiner por sua confiança em me colocar atrás do volante neste fim de semana.”

Mesmo sem pilotar o carro “real” desde 2019, Pietro mantém os treinos no simulador

“Tenho ficado muito com a equipe nesta temporada, tanto ao lado da pista quanto trabalhando em sessões no simulador, então tenho familiaridade com os procedimentos nos fins de semana de grandes prêmios. Será emocionante fazer a primeira largada na Fórmula 1 da minha carreira. Darei tudo de mim e já estou ansioso pelo treino da sexta-feira”, concluiu.

Fonte: Haas F1 Team I Tradução e Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação e Facebook




Sobre Universo Motor 1014 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo