Nova criação da Mercedes-AMG e Cigarette Racing é incandescente!

Inspirado no cupê de série mais potente da marca alemã, superbarco 41’ Nighthawk AMG Black Series atrela cinco motores Mercury V-8, que entregam, juntos, 2.250 cv




Nova criação da Mercedes-AMG e Cigarette Racing é incandescente!

A Mercedes-AMG, divisão de alto desempenho e competições da marca da estrela de três pontas, e a Cigarette Racing, estaleiro estado-unidense especializado em embarcações com as mesmas características, acabam de apresentar a edição especial 41’ Nighthawk AMG Black Series, um barco do tipo off-shore – ou seja, projetado com foco na velocidade – inspirado diretamente no superesportivo Mercedes-AMG GT Black Series, lançado em julho de 2020 e logo conduzido à liderança da lista de recordistas do circuito de Nürburgring, na Alemanha, entre os carros de produção.

Para esta edição, o cupê de dois lugares foi personalizado com a mesma pintura vibrante do 41’ Nighthawk AMG Black Series, na cor magmabeam – tonalidade de laranja emprestada do material incandescente lançado pelos vulcões.

O novo barco representa o 13º produto lançado pela parceria e compartilha do conceito de estética chamado de Performance Luxury, definido pela Mercedes para a AMG. Isso torna ambos os bólidos uma combinação perfeita de design e tecnologia.

O visual marcante da embarcação de 41 pés (12,49 m), com capacidade para até dez pessoas, é resultado da estreita colaboração entre a equipe de barcos de corrida da Cigarette Racing e os desenhistas da Mercedes-AMG, com supervisão de Gorden Wagener, Chief Design Officer do Grupo Daimler, ao qual pertencem as duas marcas automotivas.

Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

O projeto do 41’ Nighthawk baseia-se na engenharia avançada desenvolvida pelo estaleiro fundado no ano de 1969, em Miami, na Flórida, utilizando elementos de ponta, como o exclusivo “casco de degraus duplos” para oferecer um desempenho notavelmente superior.

Além disso, o uso de materiais sintéticos e de técnicas de construção exclusivas melhoram a integridade estrutural e propiciam maior conforto de condução, mesmo nas condições mais exigentes, detalha a fabricante.

Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

O centro de gravidade baixo, que proporciona melhor dirigibilidade, e o peso total minimizado, fundamental para atingir velocidades superiores, foram obtidos graças ao deck e ao teto rígido (hardtop) feitos totalmente de fibra de carbono, material extremamente leve e rígido.

Moldada numa só peça, a cobertura é apoiada em quatro pilares e incorpora um largo parabrisa de vidro laminado, com dupla curvatura, sem moldura, que oferece a desejada proteção contra o vento, com alto nível de segurança e amplo campo de visão.

Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

O visual externo dinâmico e atraente desta nova edição especial, que contrasta as cores laranja e preto, se estende aos detalhes de acabamento central das capotas do motor, pintadas nas mesmas tonalidades, mantendo o design exclusivo da proa à popa.

A composição de cores do casco é aprimorada pelos logotipos da AMG, pintados de ambos os lados em direção à frente do barco (proa), com seu reconhecido padrão de barras inclinadas. Cada elemento dos logotipos é pintado individualmente – não há adesivos -, o que além de trazer maior durabilidade ao acabamento, denota a atenção dedicada à qualidade do produto.

Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

Esta atenção especial aos detalhes continua no lado de dentro do barco. O layout do Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series possui a configuração de console no centro do deck (pavimento principal), no qual são agrupados o leme (painel de comando) e a cabine com teto rígido. Os espaços para socialização e relaxamento estão disponíveis na popa (parte traseira do barco), em um lounge em forma de “L”, enquanto na extremidade dianteira os convidados podem se espalhar pelos assentos dispostos em forma de “U”, inclusive para o banho de sol. Os corredores laterais (passadiços) com corrimãos permitem caminhar com segurança de um espaço ao outro.

E depois dos mergulhos, o retorno a bordo é facilitado pela pequena porta na lateral direita do barco, equipada com escadinha dobrável e apoios de mãos, ambos de aço inoxidável.

Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

Para o revestimento interno, foram escolhidas as cores cinza e preto, predominantemente, com detalhes em laranja, que fazem a conexão com o padrão externo.

O modelo também possui o estofamento exclusivo Cigarette Cool, que dissipa o calor, fazendo com que as cores escuras permaneçam confortáveis, mesmo quando expostas ao sol. E para completar, os convidados podem ficar ainda mais confortáveis descansando os pés nos apoios ergonômicos agregados aos assentos.

Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

As acomodações junto do cockpit (posto de comando) contam com duas fileiras de bancos, com três assentos cada, sendo que a dianteira possui ajuste de altura, permitindo ao piloto encontrar a posição mais confortável para navegar. Esta disposição dos assentos possibilita que até cinco passageiros confortavelmente acomodados, todos voltados para a frente, possam curtir as emoções de uma pilotagem esportiva com segurança e visão privilegiada.

Em velocidades elevadas, todos na cabine podem ficar protegidos do vento, bastando para isso abrir os dois defletores retráteis instalados em ambos os lados do painel de comando.

Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

Aparelhado com a mais recente tecnologia, o 41′ Nighthawk AMG Black Series é tão luxuoso quanto emocionante de pilotar. Junto ao volante, o piloto dispõe de três visores multifuncionais da Garmin – também fabricante de sistemas aviônicos -, modelo 8617, embutidos num painel de instrumentos feito pelo método de CNC (Comando Numérico Computadorizado), a partir de um bloco sólido de alumínio, o que lhe confere máxima resistência às intempéries e vibrações. As telas contam com revestimento de proteção ao calor, além de evitar reflexos luminosos e marcas de impressões digitais.

O contorno do painel é iluminado por fitas de LEDs (Diodo Emissor de Luz), criando uma luminosidade distinta e, à noite, a sensação de que o painel flutua no ar.

Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

Além de facilitar o controle de todas as funções a bordo, este sofisticado sistema de comandos digitais reduz a quantidade fios de cabos, o que contribui para baixar o peso total do barco, favorecendo o desempenho.

O conjunto de baterias de íons de lítio – semelhantes às utilizada nos sistemas de propulsão dos atuais veículos elétricos – também ajuda a deixar o modelo mais leve, proporcionando alta densidade de energia, maior durabilidade e menor manutenção.

Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

O novo 41′ Nighthawk AMG Edition oferece aos ocupantes muitas opções de conforto, acessadas por meio de telas secundárias multifuncionais, também produzidas pela Garmin.

Localizadas junto aos assentos da popa e da proa, elas possibilitam fácil acesso ao sistema JL Audio Marine de alta potência e controle da iluminação ambiente com várias opções de cores, além de apresentação de gráficos e outras comodidades.

Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

Abaixo do deck, a cabine fechada oferece ambiente com 1,82 m de altura, marcenaria luxuosa, uma cama de casal, vários porta-objetos, lavatório e vaso sanitário com descarga a vácuo (semelhante à dos aviões).

Dessa forma, mesmo concebido para passeios diurnos, o 41′ Nighthawk oferece um lugar tranquilo para descansos rápidos, abrigado do sol e do vento, antes do retorno à terra firme.

Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

Também estão instalados neste ambiente protegido o sistema de comunicação via rádio e o painel central de gerenciamento de energia, entre outras funções.

O acabamento da cabine fechada segue o padrão premium das áreas externas, nas cores cinza e branca, com detalhes em laranja.

Mercedes-AMG GT Black Series

Refletindo o envolvimento da Mercedes-AMG com o automobilismo de competição, o superesportivo GT Black Series cria as próprias ondas em matéria de alto desempenho. Por isso serviu de inspiração para o novo barco.

O cupê esportivo de dois lugares é equipado com o motor de produção mais potente da história da AMG, combinado ao design derivado diretamente dos atuais modelos de corrida AMG GT3, aerodinâmica sofisticada e uma mescla inteligente de materiais, incluindo a fibra de carbono que compõe a carroceria.

Mercedes-AMG GT Black Series

O coração do AMG GT Black Series é o poderoso AMG V-8, de 4 litros, biturbo, feito a mão, que apresenta como inovação o virabrequim com desenho plano – que permite, entre outros aprimoramentos, a mudança na sequência de ignição – o que, na prática, se traduz em maior eficiência energética. Assim, o novo “veoitão” saído das bancadas da AMG em Affalterbach, no oeste da Alemanha, rende a potência brutal de 720 cv entre 6.700 e 6.900 rpm, com pico de torque de 60 kgf.m, disponível já aos 2.000 rpm, até os 6.000 giros. A transmissão automática – com modo de trocas “na mão”, como exige as conduções esportivas – é a AMG Speedshift DCT 7G, com sete velocidades e dupla embreagem, o que torna os engates ainda mais rápidos.

Este respeitável trem de força empresta ao Mercedes-AMG GT Black Series um caráter completamente único, ao mesmo tempo em que proporciona seu desempenho sem precedentes, orgulha-se a preparadora alemã. E os números confirmam: levado para a pista, o novo AMG GT Black Series é capaz de disparar de zero a 96 km/h (60 mph) em apenas 3,1 segundos e chegar aos 200 km/h em 9s. A velocidade máxima é de 325 km/h.

Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

Ao transferir este desempenho excepcional do asfalto para a água, o novo 41′ Nighthawk AMG Black Series também estabelece novos padrões de performance em seu segmento.

A embarcação é a primeira desta linhagem da Cigarette a utilizar cinco motores de popa, controlados por um avançado sistema de aceleração que permite usar apenas duas alavancas para controlar todos eles, simultaneamente. A embarcação também traz um pequeno propulsor na proa, instalado transversalmente no casco, para facilitar as manobras laterais.

Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

O motor básico escolhido pela Cigarette para compor o grupo de força do 41′ Nighthawk AMG Black Series é o Mercury Racing 450R, de oito cilindros em V, com 4,6 litros de deslocamento, sobrealimentado com turbocharger de corpo duplo, capaz de gerar 450 cv no pico de potência, entre 5.800 e 6.400 rpm.

A força combinada de 2.250 cv acelera o superbarco até a velocidade máxima de 150 km/h, aproximadamente – marca impressionante para modelo deste segmento e que pode acomodar uma dezena de convidados com luxo e conforto excepcionais.


Mercedes-AMG GT Black Series e Cigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series

A Mercedes-AMG e a Cigarette não divulgaram o valor da nova criação em conjunto – revelado somente aos verdadeiros interessados. No entanto, há informação confiável de que seja preciso desembolsar US$ 1,2 milhão (cerca de R$ 6 milhões) para ter o privilégio de acelerar seus 2.250 cavalos e experimentar sobre a água as mesmas emoções extremas que o AMG GT Black Series oferece no asfalto.

Quanto ao cupê esportivo, prestes a desembarcar nos concessionários dos Estados Unidos, não há mais segredo: seu preço de tabela é de US$ 325 mil, ou pouco mais de R$ 1,6 milhão.

Fonte: Mercedes-Benz do Brasil e Cigarette Racing I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

ModeloCigarette 41′ Nighthawk AMG Black Series
OrigemEUA
Preço (estimado)R$ 6 milhões
GarantiaN/D
Tipo Off-shore, dois pavimentos, deck principal com console central cabinado
Construção Perfil de “degraus duplos” moldado em fibra de vidro, deck e teto rígido (hardtop) de fibra de carbono
Ocupantes 10 diurnos (9+1) I 2 noturnos
InteriorDeck principal: áreas abertas na proa e popa, cockpit cabinado e corredores laterais. Deck inferior: cabine com cama de casal, lavatório e sanitário
Comprimento (sem motores)12.496 mm (41 pés)
Largura (boca)3.352 mm
Altura total (com radar)3.352 mm
Profundidade (calado)N/D
Peso total (com motor)7.076 kg
Tanque de combustível1.325 litros
Tanque de água potável95 litros
Tipo Motor a hélice, combustão, oito cilindros em V, quatro tempos, turbocharger de corpo duplo, refrigeração a líquido, injeção eletrônica de combustível
Marca/modelo Mercury Racing 450R
Combustível Gasolina
Posição Popa
Cilindrada 4,6 litros
Quantidade 5x
Potência unitária I combinada 450 cv entre 5.800 e 6.400 rpm I 2.250 cv
Potência específica97,8 cv/litro
Peso/potência (combinada)3,14 kg/cv
Velocidade de cruzeiroN/D
Velocidade máxima 150 km/h




Sobre Universo Motor 1005 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo