Mercedes-Benz GLB é a nova opção para grandes famílias brasileiras

SUV de sete lugares alia espaço amplo e flexível, tecnologias avançadas, incluindo o multimídia Mbux, e o eficiente motor 1.3 de 163 cv, que desativa metade dos cilindros

Mercedes-Benz GLB é a nova opção para grandes famílias brasileiras

O segmento de utilitários esportivos de sete lugares acaba de ganhar um concorrente de peso com a chegada ao país do Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition, o primeiro modelo da marca no segmento a oferecer essa capacidade de ocupantes. Produzido na fábrica de Aguascalientes, no México, o modelo já está disponível em todos os concessionários da marca no Brasil, com preço sugerido de R$ 299.900.

Criado para comportar famílias numerosas, o modelo de porte médio, com 4,63 m de comprimento, dispõe de uma longa distância entreeixos, o que garante o amplo espaço interno para todos os ocupantes, combinado à possibilidade de flexibilização dos assentos da segunda e terceira fileiras de bancos.

Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition

O novo membro da família de utilitários esportivos da marca alemã é impulsionado pelo eficiente motor de quatro cilindros e 1,3 litro, com incríveis 163 cv de potência que pode variar seu funcionamento para apenas dois, priorizando a economia de combustível.

Fora isso, o novo Mercedes-Benz GLB e oferece ao motorista várias tecnologias de assistência à direção, em conjunto com o sistema de informação e entretenimento chamado de Mbux (Mercedes-Benz User Experience).

Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition

Na dianteira, o volume do compartimento do motor com a face frontal verticalizada exibe elementos de acabamento escurecidos e outros metalizados, conferindo ao GLB a presença imponente e moderna. Em cada lado da grade dianteira com barras horizontais, se destacam os grandes faróis com formato trapezoidal e iluminação por LEDs (diodo emissor de luz).

Mais abaixo, as luzes de neblina distribuem o facho com maior amplitude para as laterais, a fim de que sejam refletidas as faixas de sinalização que limitam a pista, sob condições adversas de visibilidade.

Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition

Nas laterais, as proporções com balanços curtos à frente e na traseira – que são a distância entre o centro da roda e a extremidade do parachoque correspondente -, reforçam o design robusto do novo SUV da Mercedes.

As molduras protetoras na cor preta, que contornam o recorte das caixas de roda e circundam toda a carroceria do GLB, ressaltam a personalidade off-road do veículo, assim como assim como as proteções contra impactos, com acabamento cromado, vistas na parte baixa de ambos os parachoques. As rodas de liga leve com aro de 19” e desenho com cinco raios duplos realçam a esportividade do utilitário.

Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition

Pata facilitar o acesso à cabine e manter a poeira do lado de fora, as portas do veículo se sobrepõem às soleiras, o que também contribui para aumentar a proteção em caso de impactos laterais.

O extenso entreeixos de 2.829 milímetros do GLB oferece espaço generoso para as pernas de todos os ocupantes. A altura para cabeça para o motorista a acompanhante é de 1.069 milímetros, a melhor neste segmento, garante a Mercedes.

Mercedes-Benz GLB 200

A terceira fila de assentos, com dois bancos adicionais, pode acomodar pessoas com até 1,68 m de altura, e que dispõem dos mesmos equipamentos de segurança dos demais – como apoios de cabeça retráteis e cintos com tensores -, e de conforto, também, como os dois porta-copos entre os bancos, mais dois porta-objetos com interior emborrachado, nas laterais do compartimento de bagagem.

O conteúdo de segurança no interior da cabine é formado por sete airbags, incluindo o específico para o joelho do condutor, além do sistema de ancoragem para assentos infantis no padrão Isofix, que permitem fixar até quatro cadeirinhas na parte traseira.

Prático e versátil, o novo SUV permite alternar a configuração interna dos bancos, variando a capacidade para bagagens entre 130 e 1.680 litros – equivalente à de uma perua, compara a fabricante. A segunda fila pode ser rebatida na proporção 40-20-40%.

Já o rebaixamento total dos bancos da segunda e da última fileiras (que possuem encostos com inclinação ajustável, assim como os dianteiros), permite que eles fiquem nivelados com o assoalho do porta-malas, ampliando o volume útil para o transporte de grandes objetos ou para acomodar equipamentos de lazer como bicicletas, pranchas, caiaques e material de camping, entre outros.

Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition

No interior com acabamento luxuoso, o espírito SUV é ressaltado pela alça horizontal nas portas, remetendo à ideia de robustez. O painel de instrumentos traz um novo arremate na parte inferior, composto por um elemento tubular com aparência de alumínio, que abriga, ao centro, as três saídas de ar com formatos redondos.

Abaixo das saídas de ar fica o painel de controle do ar-condicionado de duas zonas, com teclas aparentando o mesmo padrão de cilindro de alumínio, repetidos também nos componentes e controles posicionados no console central.

Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition

O painel de instrumentos é formado por uma única peça. O condutor fica em frente ao cockpit de tela panorâmica, com controles efetuados por meio do Mbux, onde estão acessados o poderoso computador de bordo, telas e gráficos mais nítidos, mostradores individualizáveis e o controle vocal, que pode ser ativado com a chamada Ei, Mercedes.

Além da direção com assistência elétrica, o motorista dispõe de uma série de auxílios à condução, como os assistentes de distância (Distronic), de frenagem, de manutenção e mudança de faixa, de ponto cego, de direção e o de estacionamento, com sensores Parktronic.

Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition

O conjunto de suspensões do GLB adota o sistema McPherson, na dianteira, com molas e amortecedores, enquanto na traseira conjunto é formado por eixo multilink, com molas de compressão com isolamento acústico e vibracional. 

Compacto e leve, o motor de quatro cilindros a gasolina do novo GLB se caracteriza pela potência significativamente maior e pela eficiência elevada, com menores emissões. Possuindo apenas 1.332 cm³ de cilindrada, ele desenvolve a potência de 163 cv a 5.500 rpm – ou seja, uma potência específica de 122 cv por litro – graças ao sistema de injeção direta de combustível e ao turbocompressor. O torque máximo de 25,5 kgf.m também impressiona.

Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition

Desenvolvido em parceria com a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, este é o primeiro motor de quatro cilindros adotado pela Mercedes a contar com a tecnologia de desativação de metade das câmaras de combustão – recurso já oferecido pela marca alemã em propulsores de oito cilindros em V.

Assim, dependendo da situação, o motor do GLB desliga de forma automática dois de seus cilindros – em condições de trânsito lento, por exemplo -, voltando a ativá-los quando se pisa mais forte no acelerador ou ao iniciar um trecho de subida, quando o motor reage imediatamente, trabalhando com os quatro cilindros. De acordo com a Mercedes, isso traz uma economia de combustível significante, mas sem citar números.

Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition

Acoplado a ele, o GLB conta com a transmissão 7G-DCT de dupla embreagem, com sete velocidades, que possibilita trocas de marchas mais rápidas na aceleração. O motorista pode utilizar o modo manual, por meio das aletas posicionadas junto ao volante (shift paddles), e ainda escolher entre os modos Eco, Comfort, Sport e Individual, ajustam vários parâmetros do veículo de acordo com a sua preferência.

Fonte: Mercedes-Benz do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação