O Porsche Taycan é o primeiro esportivo com propulsão totalmente elétrica da marca, equipado com um motor em cada eixo e que trabalham permanentemente sincronizados. A proposta do modelo de quatro portas, considerado o automóvel mais inovador do mundo, é oferecer alto desempenho e esportividade com todo o conforto, comodidade e conectividade.
A partir de agora, o Taycan 2021 já pode ser encomendado nas concessionárias brasileiras, em três opções de configuração: a 4S, com preço inicial sugerido de R$ 589.000; a Turbo, a partir de R$ 809.000; e a Turbo S, que não sai por menos de R$ 979.000; os valores não abrangem o frete dentro do território brasileiro. Todas as configurações incluem o carregador de 11 kW para recarga da bateria de alta tensão que alimenta os motores elétricos. Segundo a Porsche, a entrega das primeiras unidades do Taycan no país está prevista para até o fim de 2020.
Graças à tecnologia elétrica, o Taycan alcança autonomia similar à de um esportivo com motor a combustão, com o estilo e o desempenho típicos da marca. Partindo com a bateria 100% carregada, a configuração de entrada 4S permite rodar até 407 km, com a bateria Performance entregando 530 cv, ou até 463 km com a Performance Plus entregando 571 cv e esquipado com o overboost (que eleva a potência temporariamente, quando acionado). Na versão Turbo, com potência de 680 cv, a autonomia pode chegar a 450 km. Já o Taycan Turbo S, modelo topo de linha, desenvolve 761 cv pode rodar até 412 km a cada carga completa.
De acordo com a fabricante, os dados de autonomia são baseados no Wltp (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure), método utilizado globalmente como padrão para aferir os níveis de emissões de poluentes e de consumo de combustível em veículos leves a combustão, totalmente elétricos ou híbridos entre ambos.
Os preços do Porsche Taycan também incluem o custo de verificação e de instalação do carregador no endereço indicado pelo cliente, em qualquer localidade do território nacional. O comprador do Taycan ainda terá à disposição uma equipe técnica homologada pela Porsche para determinar a melhor configuração do equipamento e prestar toda a orientação necessária.
Conforme a necessidade, a mesma empresa fará a adequação da infraestrutura elétrica e dará suporte para o fornecimento da documentação do projeto de instalação.
Esse apoio também será oferecido se o cliente adquirir os carregadores opcionais Tequipment, ChargingDock ou o Totem Porsche. Tanto o veículo quanto os carregadores e a instalação terão garantia por período determinado, mas não divulgado pela fabricante.
Por enquanto, todos os veículos configurados receberão provisoriamente o carregador opcional Charger Connect, sem custo adicional, já que o Mobile Charger (carregador de série que acompanha o Taycan) ainda não está disponível na linha de produção.
Fonte: Porsche do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação