Honda Civic Si 2020 chega ao país ainda mais empolgante

Além do design diferenciado e agressivo, cupê esportivo traz motor turbo de 208 cv, câmbio manual, suspensão adaptativa e som do escape amplificado nos alto-falantes




Honda Civic Si 2020 chega ao país ainda mais empolgante

A Honda acaba de lançar no Brasil a linha 2020 do cupê esportivo Civic Si, reconhecido por oferecer uma experiência verdadeiramente emocional ao volante. Além da atualização do design, agora alinhado com a décima geração do sedã global da marca, do qual é derivado, o novo modelo traz melhorias mecânicas e novos itens de conforto e de conveniência.

O Civic Si 2020 é equipado com motor 1.5 turbo de 208 cv, combinado à transmissão manual de seis velocidades, para propiciar a máxima sensação de pilotagem. Produzido em Alliston, no Canadá, o modelo chega às concessionárias brasileiras este mês, na versão única de duas portas, com preço de R$ 179.900.

Honda Civic Si 2020

As novidades no visual interno e externo reforçam o caráter esportivo do Civic Si. O design agressivo da dianteira é caracterizado pela grade frontal com acabamento na cor preta, amplas tomadas de ar no parachoque e faróis totalmente de LED (diodo emissor de luz).  As luzes de neblina – que também passam a ser de LED – ganham molduras com novo desenho, acabamento em preto brilhante e uma barra transversal na mesma cor da carroceria, que é disponível em três opções: Platinum White, Crystal Black e Rallye Red. A personalidade exclusiva do Civic Si é reforçada, ainda, pelo teto solar.

Outra novidade são as rodas de liga leve de 18 polegadas, com desenho inédito e acabamento em preto fosco, calçadas com pneus 235/40, que realçam o visual invocado do cupê.

Honda Civic Si 2020

Na traseira, o design dinâmico e atraente do Si se destaca do rebanho pelo aerofólio proeminente e barra de LED horizontal que conecta as lanternas. O escapamento central tem formato de polígono e ponteira com acabamento cromado.

Honda Civic Si 2020

Por dentro, o painel ganha elementos inéditos em vermelho, mesma tonalidade adotada nas novas faixas centrais dos bancos esportivos, em formato concha, com logotipos da configuração esportiva bordados no encosto.

O acabamento exclusivo é reforçado pelas costuras vermelhas das forrações dos bancos, laterais de portas, e no couro que reveste o volante, manopla e coifa da alavanca do câmbio.

Honda Civic Si 2020

Outros elementos que tornam o interior do Civic Si ainda mais empolgante são o quadro de instrumentos digital em TFT (Thin-Film Transistor, ou transistor de película fina), de alta definição, com iluminação vermelha, os pedais esportivos de alumínio e o acabamento do painel no padrão Dry Metal Carbon, que combina a aparência de fibra de carbono com arremates metalizados.

Honda Civic Si 2020

FotoPara a linha 2020, o Civic Si incorpora novos equipamentos de conveniência, como o sensor de chuva, que permite o acionamento automático dos limpadores, e o sistema de recarga de celulares sem fio, por indução, posicionado no console central.

Eles complementam a extensa lista de itens de série do modelo, que inclui o freio de estacionamento eletrônico, travamento das portas por distanciamento da chave e ar-condicionado digital com ajustes de temperatura para duas zonas.

Honda Civic Si 2020

Em relação à conectividade, o Civic Si traz o avançado sistema multimídia de sete polegadas, sensível ao toque, equipado com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto para permitir a conexão do carro à internet por meio do smartphone.

O conteúdo de segurança do modelo inclui, além dos seis airbags, a câmera de ré multivisão e o sistema Honda LaneWatch, composto de uma câmera instalada no retrovisor direito. Ao se acionar a seta, ele amplia o ângulo de visão do motorista, eliminando pontos cegos e projetando essa imagem ampliada na tela central.

Além disso, o sistema de áudio com dez alto-falantes e 450 watts de potência passa a incorporar a tecnologia Active Sound Control, que amplifica internamente o som do motor, permitindo uma experiência ainda mais imersiva a bordo.

Honda Civic Si 2020

Falando nele, o propulsor 1.5 turbo, de quatro cilindros, a gasolina, mantido da geração anterior, é equipado com injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC), e traz aprimoramentos mecânicos como o intercooler frontal e o turbo de maiores dimensões. Com isso, a potência máxima de 208 cv é atingida aos 5.700 rpm, enquanto o torque máximo de 26,5 kgf.m aparece já aos aos 2.100 rpm e é mantido em 70% da curva de rotações.

Especificamente no Si, esse motor é combinado à transmissão manual de seis velocidades, com engates precisos, também herdada do modelo anterior. A novidade, no entanto, é a relação de marchas 6% mais curta, o que, na prática, se traduz em maior agilidade nas acelerações e retomadas de velocidade.

Honda Civic Si 2020

O empolgante comportamento dinâmico do Civic Si também é assegurado pelos acertos esportivos de diversos componentes, como suspensões e freios com calibragens mais firmes, transmissão com bloqueio do diferencial (para melhor aderência nas curvas) e volante com respostas agilizadas. Na linha 2020, parte desses itens foi aprimorada, como a direção elétrica auto-ajustável de duplo pinhão e relação variável, bem como o diferencial com deslizamento limitado, o qual reduz ou evita o risco de perda de tração no eixo motriz, em caso de baixa aderência em uma das rodas.

A suspensão estreia os amortecedores adaptativos e traz molas mais firmes, além de barras estabilizadoras reforçadas, buchas sólidas em ambos os eixos e braços articulados de controle ultrarrígidos na traseira, trazidos do Civic Type R, o esportivo supremo da família. Com isso, afirma a Honda, motorista pode perceber com maior sensibilidade e precisão todas as características do piso, permitindo explorar os limites do Si com maior segurança e confiança.

Honda Civic Si 2020

A eficiência de frenagem também é ampliada com os discos dianteiros ventilados com 12,3” de diâmetro e pelo ABS com distribuição eletrônica da pressão no pedal.

Fora isso, o conteúdo de segurança ativa do novo Civic Si inclui o controle de tração e de estabilidade (VSA); auxílio de partida em rampa (HSA); e o exclusivo assistente de dirigibilidade ágil (AHA – Agile Handling Assist), que aprimora a estabilidade em curvas.

Honda Civic Si 2020

Outro característica especial do Civic Si é possibilidade de o motorista mudar o comportamento do carro alterando os parâmetros de suspensão, acelerador e assistência de direção entre dois modos de condução, por meio da tecla Sport, localizada no console central. Na opção de conforto, os amortecedores atuam com ajuste mais macio, o auxílio da direção é ampliado e o acelerador opera progressivamente, resultando em uma condução muito suave.

Com a tecla Sport acionada, porém, a calmaria acaba e os amortecedores passam a trabalhar com maior carga e rigidez, enquanto a resposta ao acelerador se torna imediata e a direção tem a assistência reduzida, tornando ainda mais direta a relação entre motorista e máquina.

Fonte: Honda do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo