BMW Motorrad lança controle de cruzeiro adaptativo

Disponível há alguns anos para carros e caminhões, equipamento ajusta de forma automática a velocidade, de acordo com a distância do veículo que segue à frente

BMW Motorrad lança controle de cruzeiro adaptativo

Viajar relaxadamente com o controle de cruzeiro ativado, sem ter que ficar ajustando-o manualmente, a toda hora, conforme a velocidade do veículo que vai adiante, é um privilégio já usufruído por motoristas de carros, caminhões e ônibus há cerca de uma década – mas, até o momento, inacessível para quem optou pelas motocicletas.

A fim de eliminar esta lacuna, a BMW Motorrad (divisão de motociclets da marca bávara) acaba de apresentar a versão para duas rodas do Active Cruise Control (ACC), ou controle de cruzeiro adaptativo, que passa a oferecer aos motociclistas uma experiência de viagem muito mais confortável e completamente nova.

Desenvolvido em parceria entre o Grupo BMW e a Bosch – duas empresas com larga experiência em tecnologias de assistência ao condutor em carros de passeio – o ACC foi aplicado seletivamente para as motos.

O equipamento oferece muito mais conforto, especialmente em longas viagens, por controlar automaticamente a velocidade da moto de acordo com a distância selecionada pelo piloto em relação ao veículo que segue à frente, inclusive outras motos.

Tanto a velocidade de cruzeiro quanto a distância até o veículo da frente podem ser facilmente ajustadas por meio de botões.

BMW Motorrad Active Cruise Control (ACC)

Assim, ao identificar, por meio do sensor e do radar instalados na moto, que a distância em relação ao veículo seguindo adiante foi diminuída, o ACC emite comandos para o sistema ABS dos freios e para o motor, a fim de reduzir a sua velocidade, mantendo o espaço definido pelo motociclista. Veja como a tecnologia funciona, na prática:

O novo ACC conta com três características de controle. O Dynamic Cruise Control (DCC), que regula a velocidade cruzeiro de acordo com aquela que é escolhida pelo motociclista, como um piloto automático convencional.

O Active Cruise Control, que ajusta a velocidade selecionada de acordo com distância do veículo que segue à frente. E o modo para curvas, que, se necessário, reduz automaticamente a velocidade, permitindo ao piloto contornar a tangência com uma inclinação confortável.

BMW Motorrad Active Cruise Control (ACC)

No entanto, conforme a inclinação aumenta, as dinâmicas dos freios e da aceleração são limitadas. Isso ajuda ao motociclista a pilotar de maneira mais estável, além de oferecer a sensação de segurança.

BMW Motorrad Active Cruise Control (ACC)

Os ajustes individuais e os alertas de atuação do ACC são exibidos na tela TFT (Thin-Film Transistor, ou transistor de película fina), de alta definição, incluída no painel de instrumentos.

Porém, a BMW Motorrad destaca que o ACC é um sistema de assistência à condução que deixa a responsabilidade com o piloto, permitindo que ele intervenha a qualquer momento. Isso se deve, também, porque o equipamento só responde a veículos em movimento. Os veículos parados – seja no final de congestionamentos ou em semáforos vermelhos – não são considerados. Portanto, nos dois casos, é preciso que o motociclista esteja sempre atento, pois é ele quem deverá acionar os freios.

BMW Motorrad Active Cruise Control (ACC)

A marca alemã não informou quais os primeiros modelos a serem equipados com o ACC, mas com base nas ilustrações, é possível imaginar que o sistema fará sua estreia a bordo da estradeira futurista BMW K 1600.

Fonte: BMW Motorrad Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

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