VW LANÇA ASSISTENTE QUE AUMENTA SEGURANÇA DE CICLISTAS

Novo Sistema de Alerta de Saída avisa ocupantes e até impede abertura de portas, por instantes, ao detectar aproximação de veículos por trás, especialmente bicicletas




Volkswagen ID.7

A matriz da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, acaba de anunciar a última geração do seu Sistema de Alerta de Saída, que ajuda a evitar situações perigosas ao desembarcar do veículo pelas ruas e avenidas da cidade.

O assistente alerta o motorista e demais ocupantes sobre outros usuários da via que se aproximam por trás do veículo em que estão prestes a desembarcar. Além das portas do condutor e do passageiro dianteiro, a nova tecnologia também protege as saídas traseiras.

O sistema é capaz de detectar não apenas automóveis, motos e veículos pesados, mas, também, ciclistas, que costumam trafegar entre a pista de rolamento e os veículos estacionados junto às calçadas – mesma faixa da via  necessária para que motoristas e ocupantes abram as portas do veículo ao desembarcarem, o que gera acidentes com grande frequência, alguns com graves consequências para ambos os lados.

 

Os novos ID.7 (100% elétrico), Passat e Tiguan são os primeiros modelos a trazerem, de série, o equipamento, enquanto no Golf, ID.4 e ID.5 (os dois últimos também movidos totalmente a eletricidade) a tecnologia está disponível opcionalmente, de forma tecnicamente específica, conforme os detalhes mais abaixo.

Sistema de Alerta de Saída Volkswagen

O novo ID.7 é equipado com as mais altas especificações do novo sistema de assistência. O sistema de aviso de saída examina a área atrás do veículo através de dois sensores de radar traseiros (em ambas as extremidades do parachoque) e informa os passageiros sobre um veículo em aproximação, antes mesmo de a maçaneta da porta ser acionada: neste caso, uma luz de LED (diodo emissor de luz) no retrovisor exterior acende-se automaticamente como primeiro nível de aviso – semelhante ao alerta de ponto cego, quando o carro se movimenta.

Caso alguma das maçanetas for acionada, a abertura da porta também será impedida por um curto período. Se, mesmo assim, a porta for aberta, um aviso sonoro é emitido. O sistema de assistência permanece ativo durante três minutos após o Volkswagen ter sido desligado.

Volkswagen Tiguan 2024

 O Sistema de Aviso de Saída nos novos Passat (sedã médio) e no Tiguan (SUV compacto) funciona de forma muito semelhante ao ID.7. Porém, com a diferença específica de que, como ambos os modelos estão equipados com travas mecânicas, o recurso adicional de atraso na abertura da porta não é possível.

Nos compactos ID.4 e ID.5, a tecnologia de segurança está disponível opcionalmente e funciona quase da mesma forma à do ID.7. A única exceção é que a luz LED no retrovisor externo só é ativada em caso de risco quando os passageiros acionam uma das maçanetas. Os restantes níveis de aviso – sinal acústico na respetiva porta e atraso eletrônico de abertura – são idênticos aos do irmão maior da família 100% elétrica da VW.

Volkswagen ID.4

O primeiro Volkswagen com sistema de alerta de saída foi o atual Golf. Aqui o sistema funciona de forma semelhante ao ID.4 e ID.5.

Tal como acontece com os modelos Passat e Tiguan de útima geração (montados sobre a plataforma MQB, equivalente à MEB da gama ID.), o Golf está equipado com fechaduras mecânicas, o que significa que o recurso adicional de atraso na abertura das portas também não é disponível.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Volkswagen Global I Imagens: Divulgação

 




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo