Fórmula 1 anuncia calendário revisado para 2020

Programação com as oito etapas iniciais inclui dois eventos duplos e consecutivos nos circuitos da Áustria e da Inglaterra, disputados em intervalos de uma semana




Fórmula 1 anuncia calendário revisado para 2020

A Fórmula 1 anunciou hoje (2) as oito corridas iniciais do calendário de 2020 aprovado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), após o adiamento do Campeonato Mundial devido à pandemia da Covid-19. A abertura da temporada com o número recorde de 22 provas estava prevista para o dia 15 de março, em Melbourne, na Austrália.

O calendário de abertura da F1 estabelece oito provas até o início de setembro, incluindo dois eventos consecutivos no mesmo circuito, com intervalo de uma semana em cada um deles. Também conforme previsto anteriormente, as primeiras corridas serão realizadas ainda sem a presença do público nos autódromos, o que, segundo o comunicado, só será autorizado quando houver segurança para que isso aconteça.

Circuito de Silverstone homenageará os 70 anos da Fórmula 1

Assim, a largada para temporada deste ano da principal categoria do automobilismo mundial acontecerá daqui a pouco mais de um mês, no dia 5 de julho, em Spielberg, na Áustria, mesmo local que sediará a segunda etapa, no domingo seguinte. O outro circuito programado para receber duas corridas consecutivas será Silverstone, na Inglaterra, sendo que a segunda delas, agendada para 9 de agosto, vai fazer uma homenagem aos 70 anos da categoria. No dia 13 de maio de 1950, o então desativado aeroporto utilizado na Segunda Guerra Mundial foi o palco da primeira corrida de Fórmula 1 da história.

Ainda de acordo com a mensagem divulgada pelos organizadores, ao longo dos dois últimos meses, a F1 trabalhou junto com todos os seus parceiros, autoridades, FIA e das dez equipes para criar um calendário revisado que permitirá o retorno das corridas de maneira segura para os países visitados e para todos os envolvidos diretamente com a categoria.

E, devido à atual fluidez da situação da Covid-19 internacionalmente, os detalhes do calendário completo será finalizado nas próximas semanas, com a expectativa de ter o total de 15 a 18 corridas antes do término da temporada, em dezembro. Veja como ficou o calendário com as oito primeiras provas de 2020:

Por enquanto, não há qualquer alteração confirmada para o Grande Prêmio do Brasil, previsto para o dia 15 de novembro; porém, devido à incerteza sobre a autorização para a presença do público, também não há informações oficiais em relação à venda de ingressos para o evento no autódromo de Interlagos, em São Paulo.    

Até o momento, o GP do Brasil está mantido para novembro

As datas para as primeiras provas de Fórmula 2 e 3 também foram publicadas hoje, e todos os detalhes estão disponíveis no site da FIA.

Fonte: FIA I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo