VW Jetta GLI acelera os bons tempos de volta ao Brasil

Sedã esportivo chega completo em equipamentos e assistentes semiautônomos, além do motor 2.0 350 TSI recalibrado para 231 cv, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 6s7

VW Jetta GLI acelera os bons tempos de volta ao Brasil

Três anos após a estreia do Volkswagen Jetta GLI no Brasil, a marca está relançando no mercado nacional o sedã esportivo com muitas novidades, entre elas o conjunto mecânico do Golf GTI – com motor TSI recalibrado e a transmissão automática DSG de sete velocidades -, a central multimídia VW Play, um pacote completo de recursos de assistência à condução e o teto solar panorâmico, agora de série.

Importado do México, a configuração passa a ser a única do sedã médio oferecida no mercado nacional, depois da retirada de catálogo das opções R-Line, Comfortline e 250 TSI.

Modelo importado do México será a única configuração do sedã médio no Brasil

Visualmente, o novo Jetta GLI segue o perfil elegante, com traços de cupê, incorporadas a esta sétima geração do modelo, apresentada mundialmente em janeiro de 2018.

A nomenclatura GLI (Gran Luxury Injection) nasceu nos Estados Unidos, quatro décadas atrás, como parte da estratégia global da VW para os seus esportivos com injeção direta de combustível, uma revolução tecnológica da época. Segundo a marca, a gama GLI faz a reconexão com aquele consumidor brasileiro que sonhava em ter um modelo da linha GT ou GTS entre os anos de 1980 e a virada para o século 21.

Modelo com 2,68 m de comprimento oferece bom espaço para ocupantes e 510 l para bagagens

O novo Jetta é baseado na plataforma modular MQB da Volkswagen, a mesma usada pelos modelos Polo, Virtus e T-Cross, entre outros. A sétima geração do modelo foi alongada em 50 mm, totalizando 4.709 mm de comprimento. A distância entreeixos também aumentou em 29 mm, passando para 2.680 mm. A capacidade porta-malas é de 510 litros.

O sedã também cresceu 21 mm na largura, que agora é de 1.799 mm (sem os espelhos) e, no caso da configuração GLI, outros 5 mm na altura, elevada para 1.478 mm. Com isso, o modelo oferece mais espaço para cabeça e joelhos, bem como maior espaço para os ombros. O peso em ordem de marcha é de 1.432 kg, 56 kg a mais que o antecessor.

Nova frente tem parachoque redesenhado, tela com elementos em colmeia, e farois100% de LED

Redesenhado, o parachoque dianteiro agrega ao Jetta GLI um visual mais dinâmico e esportivo. Destacam-se, também, os faróis em forma de trapézio e que avançam para as laterais, com iluminação totalmente de LED (diodo emissor de luz), bem como a grade redesenhada, com elementos em forma de colmeia e acabamento em preto brilhante; a peça é atravessada, na horizontal, pelo filete vermelho que distingue a linha de esportivos da VW, sublinhando os logos da marca, ao centro, e da configuração “GLI”, à direita.

O perfil lateral distinto do Jetta tem linhas arrojadas, realçadas pelas caixas das rodas traseiras mais largas. As molduras das janelas têm acabamento na cor preta, seguindo o tom esportivo do modelo e causando a impressão de que a área envidraçada é mais ampla.

Novidades de estilo incluem spoiler na tampa traseira, difusor no parachoque e duplo escape

A traseira ostenta o spoiler acima da tampa do porta-malas e as lanternas com iluminação também 100% LED. O parachoque robusto, também com novo desenho, incorpora o difusor na parte mais baixa, acompanhando formato em colmeia da grade dianteira. Em cada lado dele encontram-se as saídas do sistema de escape duplo, com ponteiras cromadas em formato oval , desenhadas para entregar um som ainda mais característico ao GLI.

O sedã esportivo conta com duas cores novas exclusivas, o vermelho kings e o azul rising, ambas metálicas; há, ainda, as opções sólidas branco e cinza puros, além do preto mystic.

Suspensão independente nas quatro rodas tem molas mais rígidas e amortecedores esportivos

O novo Jetta GLI possui suspensão independente nas quatro rodas, sendo o conjunto traseiro multilink, com molas mais rígidas, amortecedores de ajuste esportivo e barra estabilizadora, resultando na dinâmica focada no desempenho, sem sacrificar o conforto, segundo a marca.

O sistema de direção tem assistência elétrica e relação variável progressiva, capaz de modular sua atuação de acordo com a velocidade e o ângulo de esterço.

Novas rodas Phantom de 18 polegadas têm acabamento diamantado

As novas rodas de liga leve Phantom, de 18 polegadas, deixam à mostra as pinças de freio pintadas em vermelho, para realçar a esportividade do GLI. Os pneus de perfil baixo têm medidas de 225/45.

O conjunto de frenagem é formado por discos ventilados com 312 mm de diâmetro, nas rodas dianteiras, e de 300 mm, nas traseiras.

Recalibrado, motor 2.0 TSI a gsolina rende, agora, 231 cv de potência e 35,7 kgf.m de torque

O Jetta GLI é impulsionado pelo motor 350 TSI de quatro cilindros e 1.984 cm³ de cilindrada, a gasolina, alimentado por injeção direta e turbocompressor, com comando variável de válvulas e elevação adaptativa para as de escape.

Com nova calibração, o motor EA888 produz, agora, 231 cv de potência entre 5.000 e 6.200 (1 cv a mais do que na especificação anterior, alcançada a 4.700 giros) e os mesmos 35,7 kgfm de torque, de 1.500 a 4.600 rpm.

A nova transmissão automática de dupla embreagem DSG passa a contar com sete marchas. No conjunto de tração, o diferencial de deslizamento limitado, com sensor de torque controlado eletronicamente (VAQ), monitora os dados de velocidade e aceleração G lateral. Com isso, é transferida mais força para a roda com maior capacidade de tração na curva, elevando os níveis de segurança, desempenho e de prazer de dirigir.

O motorista ainda pode configurar o comportamento do sedã utilizando os quatro modos de condução disponíveis (Eco, Comfort, Sport e Individual), que influenciam na dinâmica, na resposta de aceleração e na velocidade das trocas de marcha. Como resultado, o Jetta GLI pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcançar a máxima de 249 km/h.

Interior reforça esportividade com revestimentos escuros com detalhes e costuras em vermelho

O interior escuro destaca os detalhes esportivos, como os acabamentos de portas e dos estofamentos com costuras vermelhas, características únicas do GLI. Os bancos revestidos de couro dispõem de regulagem elétrica para os ocupantes dianteiros (com três posições de memória para o motorista) e aquecimento. O cockpit é focado no motorista, com detalhes horizontais em vermelho no painel, feito de material macio (soft-touch).

O volante forrado com couro tem costuras no mesmo padrão dos demais acabamentos e traz os logos da marca, ao centro, e da configuração GLI, na parte inferior, esse destacado pela moldura em vermelho. Seu teclado multifuncional, agora, inclui os botões touch (toque), presentes em modelos da família 100% elétrica como ID.3, ID.4 e ID. Buzz; eles configuram os controles da central multimídia e do painel de instrumentos. Logo atrás, aletas (shift paddles) permitem trocas de marcha mais esportivas.

Active Info Display tem tela 100% digital de 10,2″. Volante multi-funcional inclui aletas do câmbio

O Active info Display é uma tela digital de alta resolução, com 10,2 polegadas (26 cm), que configura o quadro de instrumentos à frente do motorista. Os grafismos na cor vermelha são exclusivos do GLI e apresentam diferentes modos de visualização dos mostradores e informações do veículo.

Sem tirar as mãos do volante, ela pode ser personalizada, de acordo com as informações mais importantes e interessantes para sua condução, e exibir gráficos em 2D e 3D.

Tela multimídia de 10,1″ sensível ao toque concentra várias funções de entretenimento e do veículo

Os ocupantes do Jetta GLI também poderão curtir a viagem de forma mais leve e divertida com o VW Play, central multimídia desenvolvida no Brasil que oferece ampla interatividade, com várias opções de informação, entretenimento e de configuração do veículo como perfil de condução, por exemplo. Os controles são concentrados na tela de 10,1” (25,6 cm), colorida sensível ao toque (touchscreen), que conecta o painel do carro à internet, via smartphone, por meio do App-Connect. Esse aplicativo da VW faz a conexão sem fio utilizando as plataformas Apple CarPlay e Android Auto.

A central multimídia VW Play também oferece diversos aplicativos disponíveis para download, além dos modos valet e Wi-Fi. O equipamento também integra o HD interno (memória) de 10 GB, para armazenar aplicativos e arquivos de músicas e podcasts. O Jetta GLI conta, ainda, com o sistema de áudio premium da marca Beats, de alta fidelidade, que inunda a cabine com 300 watts de potência e amplificador digital de oito canais, distribuindo o som por meio de quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer com ajustes especiais.

Cor da iluminação interna acompanha preferência dos ocupantes ou modo de condução selecionado

Outro afago para os sentidos vem da iluminação ambiente da cabine, que pode ser configurada entre dez cores distintas de luzes no modo de condução “Personalizado”. Para os demais existem tonalidades pré-definidas, sendo o branco para o modo “Normal”, vermelho para o “Sport” e azul para o “Eco”.

Além de todo esse conforto a bordo, o modelo oferece uma variedade de recursos de segurança e conveniência como faróis automáticos, espelhos laterais com desembaçador, retrovisor interno fotocrômico, sensor de chuva, carregador por indução para smartphone, duas entradas USB-C, ar-condicionado digital automático Climatronic de duas zonas e acesso sem chave Kessy com partida por botão. O GLI traz, também, o manual cognitivo. que usa a tecnologia IBM Watson para responder os motoristas sobre questões do veículo, incluindo informações contidas no manual do carro.

Pacote de segurança inclui sete airbags e diversos assistentes semiautônomos

O Jetta GLI atingiu a nota máxima de proteção veicular em testes realizados pelo National Highway Traffic Safety Administration (Nhtsa), órgão de avaliação independente nos Estados Unidos. O modelo traz, de série, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), mais os recursos de proteção ativa – ou seja, atuam para evitar acidentes – como regulagem automática do farol alto (FLA), para não ofuscar os outros condutores; detector de fadiga do motorista; controle adaptativo de velocidade e distância (ACC) com função Stop&Go (que desliga e liga o motor em paradas rápidas, como no sinal vermelho, para economizar combustível); frenagem autônoma de emergência (AEB); Front Assist com função City Emergency Braking (que dispensa a necessidade de pisar no freio no para e anda dos congestionamentos); e a de frenagem de manobra (RBF).

A proteção passiva, projetada para reduzir danos, vem do sistema de frenagem pós-colisão (que aciona os freios depois da batida, automaticamente); e os pontos de fixação Isofix para assentos infantis, com top-tether, que é a ancoragem no ponto mais alto da cadeirinha.

VW Jetta GLI conta com três anos de garantia e três primeiras revisões gratuitas

O Jetta GLI estará disponível nas concessionárias brasileiras a partir de maio, com preço básico sugerido de R$ 216.990. A VW oferece três anos de garantia total sem limite de quilometragem para o modelo, além do programa “Revisão de Série”, que inclui as três primeiras manutenções (10.000, 20.000 e 30.000 km) sem custos ao cliente.

Fonte: Volkswagen do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação