BMW lança terceira geração do X6 no Brasil

Modelo chega em opção única xDrive40i M Sport, com design mais atlético, inédita grade luminosa, extensa lista de tecnologias e o premiado “seis em linha”, de 340 cv




BMW lança terceira geração do X6 no Brasil

Responsável por fazer do conceito de cupê fora de estrada um objeto de desejo no mundo todo, o BMW X6 consolidou-se desde a sua primeira aparição, em 2008, como o modelo símbolo dos chamados SAV (Sports Activity Vehicle) – posição em que o feioso sul-coreano SSangyang Actyon, precursor desse segmento lançado três anos antes, não conseguiu se estabelecer. Ainda bem!

O novo X6 – anunciado como um dos principais lançamentos da BMW no ano em que a marca completa 25 anos de atuação no mercado nacional – está desembarcando a partir desta semana na rede de revendedores autorizados da marca no país.  Produzido na fábrica do BMW Group em Spartanburg (EUA), o modelo chega aqui na configuração única xDrive40i M Sport, topo de linha, com preço sugerido de R$ 514.950.

BMW X6 xDrive40i M Sport 2020

Agora em sua terceira geração, revelada em meados do ano passado, o BMW X6 apresenta o design ainda mais sofisticado, adotando a nova linguagem visual da marca. O grande destaque nesse aspecto é a tradicional grade em formato de duplo aro, que passa a ser unida ao centro, ganha ângulos mais definidos e a inédita iluminação noturna “Iconic Glow”. Os faróis dianteiros poligonais totalmente de LED estão mais afilados, em sintonia com os parachoques redesenhados e com as luzes de neblina horizontais, também de LED.

O novo BMW X6 xDrive40i M Sport é oferecido com seis opções de cores externas, todas metálicas: Preto Safira; Carbon Black; Cinza Arctic; Azul Riverside; Branco Mineral e Manhattan. Há ainda três combinações de revestimento interno em couro Vernasca a escolher: Tacota/Preto, Preto/Preto ou Café/Preto.

BMW X6 xDrive40i M Sport 2020

Na lateral, o modelo ganhou vincos mais suaves que tornaram o design mais limpo e harmonioso. Externamente, as dimensões cresceram 26 mm no comprimento), 42mm na distância entreeixos e 15 mm na largura, somando 4.935, 2.975 e 2.004 mm, respectivamente. Já a altura total foi reduzida em 6 mm, e agora é de 1.696 mm.

BMW X6 xDrive40i M Sport 2020

Na traseira, as lanternas espichadas invadem a tampa do porta-malas, que ostenta o logotipo da fabricante alemã. Além disso, o novo BMW X6 está maior, mais eficiente e tecnológico em relação à geração anterior.

BMW X6 xDrive40i M Sport 2020

Mais potente e eficiente, o modelo é equipado com o novo motor BMW TwinPower Turbo 3.0 litros, com seis cilindros em linha, que desenvolve 340 cavalos de potência entre 5.500 e 6.500 rpm (ou seja, 34 cv extras em relação ao modelo anterior) e 46 kgf.m de torque entre 1.500 e 5.200 rpm (5 kgf.m a mais).

Recentemente, esta configuração de propulsor fabricada pela marca alemã foi premiada como o motor do ano pela décima vez consecutiva, nos Estados Unidos.

O trem de força, que oferece ainda transmissão automática de oito velocidades – que permite trocas manuais por meio das aletas no volante (paddle shifterrs) ou da alavanca do console central – e tração integral xDrive, confere ao novo X6 o desempenho digno de modelo esportivo: aceleração de zero a 100 km/h feita em apenas 5,5 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

BMW X6 xDrive40i M Sport 2020

A cabine do novo BMW X6 esbanja a mesma personalidade do visual externo, com instrumentos voltados diretamente ao motorista e uma combinação sofisticada de acabamentos e texturas, com bancos revestidos com couro Vernasca, painel de instrumentos em couro Walknappa, detalhes em alumínio Tetragon e forração do teto com superfície acamurçada (BMW Individual Anthracite), na cor preta.

O volante em couro faz parte do pacote M Sport e adiciona uma dose extra de esportividade ao interior do modelo. O conjunto de luzes internas oferece diversas possibilidades de personalização do ambiente.

BMW X6 xDrive40i M Sport 2020

No banco traseiro, os passageiros dispõem de um sistema de entretenimento com duas telas de 10,2 polegadas, cada. A privacidade da cabine é assegurada pelas cortinas nos vidros laterais traseiros. Já os assentos, divididos em três partes, podem ser rebatidos para aumentar a capacidade do porta-malas de 580 para até 1.530 litros. 

Em relação aos equipamentos dedicados ao conforto, o novo X6 oferece porta-copos com refrigeração e aquecimento; bancos dianteiros ventilados, com aquecimento e ajustes elétricos; ar-condicionado automático digital com controle de quatro zonas; head-up display (que projeta no para-brisa informações para o motorista); teto solar elétrico panorâmico; retrovisores externos com aquecimento e rebatimento; e sistema de som “Surround Harman Kardon”, com 16 alto-falantes, entre outros itens.

BMW X6 xDrive40i M Sport 2020

O “Comfort Access 2.0” acende luzes de boas-vindas (externas e internas) quando o motorista se aproxima a três metros do veículo portando a chave. A 1,5 metro do veículo, as portas se destrancam e, afastando-se dois metros, o veículo se tranca novamente.

Fora isso, a tecnologia também permite a praticidade de se abrir a tampa do porta-malas por meio da movimentação do pé sob o para-choque traseiro.

BMW X6 xDrive40i M Sport 2020

Outro destaque do novo X6 é o seu conteúdo de tecnologia e conectividade, que combina, de maneira inédita, uma série de itens, descritos a seguir. Começando pelo “BMW Intelligent Personal Assistant”, esse sistema é capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o uso de equipamentos, sendo ativado através da voz com a expressão “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada. Ao mesmo tempo, o sistema é capaz de aprender os hábitos do motorista e adaptar suas funções como, por exemplo, ligar automaticamente o aquecimento dos bancos em certa temperatura.

O “Driving Assistant Professional” oferece a comodidade da direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. Fora isso, o sistema reúne as seguintes funções: alertas de mudança de faixa, de tráfego cruzado (dianteiro e traseiro) e de evasão; e assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral.

E, por meio da tecnologia “Reversing Assist”, o veículo pode refazer em marcha a ré os 50 últimos metros percorridos, autonomamente, facilitando a saída de locais ou vias estreitas onde não é possível manobrar.

BMW X6 xDrive40i M Sport 2020

O sistema “Parking Assistant Plus”, por sua vez, oferece câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, que medem os espaços para estacionar automaticamente através das câmeras e sensores do veículo. Por meio desse recurso, todas as manobras são realizadas com máxima precisão, economizando tempo e garantindo o conforto do motorista enquanto estaciona.

Além disso, as manobras podem ser vistas em tempo real por meio das funções da tecnologia “Surround View”. As câmeras permitem a visualização do entorno do veículo, facilitando assim as manobras de estacionamento e evitando colisões. Por meio da tela touch, a área 360° em volta do veículo pode ser explorada e girada com os dedos, permitindo assim uma visão total do carro em tela 3D.

Já a chave Display Key tem tela de LCD colorida, sensível ao toque, que traz informações do veículo como localização, autonomia, serviços e reparos, entre outros. Por meio dela, é possível, por exemplo, travar e destravar as portas do veículo, acender e apagar as luzes internas e movimentar os vidros laterais.

BMW X6 xDrive40i M Sport 2020

Desenhado para envolver o motorista, o “BMW Live Cockpit Professional” é composto por duas telas de 12,3 polegadas, posicionadas dentro do ângulo de visão de quem estiver ao volante, sendo uma no quadro de instrumentos, atrás do volante, e outra no centro do painel. Configuráveis de acordo com as preferências do usuário, elas exibem informações como os dados do sistema de navegação, com mapas em satélite e gráficos em 3D.

Fora isso, o “Live Cockpit” ainda oferece 20 GB de memória para armazenamento de arquivos de áudio via USB, permite gravar lista de destinos e rotas no GPS, além oferecer funções operacionais comandadas pela voz. 

BMW X6 xDrive40i M Sport 2020

Por fim, o “BMW Gesture Control”, que adiciona um sensor 3D logo acima da tela central, permite aos ocupantes dianteiros controlarem funções de infoentretenimento através de gestos das mãos ou dos dedos, como ajustar o volume do som, aceitar ou rejeitar chamadas telefônicas, navegar pelo menu do sistema ou, ainda, girar a visão 360° do carro, entre outras.

BMW X6 xDrive40i M Sport 2020

O pacote “Connected Professional” oferece conexão com a internet através de um SIM Card (chip de celular), o que permite acessar informações como as condições de trânsito em tempo real. O recurso também é capaz de alertar o usuário sobre a necessidade de manutenção de componentes (Teleservices); oferecer informações sobre pontos de conveniência nas proximidades como restaurantes e hotéis (Concierge); bem como acionar serviços de socorro em caso de acidente (Chamada de Emergência Inteligente).

O veículo disponibiliza também preparação para Apple Carplay, para espelhamento dos recursos armazenados no iPhone, através de conexão sem fio.

BMW X6 xDrive40i M Sport 2020

E, por fim, o novo X6 também oferece o “BMW Connected App”, que permite a visualização à distância do veículo na tela do celular, em 360°.

Assim, além de sempre lembrar o motorista onde carro está estacionado, a nova tecnologia também contribui para a sua segurança pessoal, mostrando como está a situação ao redor do veículo antes de ir até ele.

Fonte: BMW Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo