Mercedes-AMG F1 W11 promete ser a mais rápida das “flechas de prata”

Novo carro foi apresentado em Silverstone, momentos antes dos pilotos Hamilton e Bottas completarem as primeiras voltas para checagem dos componentes




Mercedes-AMG F1 W11 promete ser o mais rápido dos “flechas de prata”

Exatos 75 dias após a última corrida de 2019, a equipe Mercedes-AMG F1 voltou à pista na manhã de hoje para completar as primeiras voltas com o carro inteiramente novo para a temporada deste ano. O Mercedes-AMG F1 W11 EQ Performance, como o monoposto é chamado oficialmente, andou no circuito reduzido de 2,98 km de Silverstone (conhecido como “club-circuit”), nos arredores de Londres, na Inglaterra com Valteri Bottas ao volante. O atual hexacampeão Lewis Hamilton assumiu o carro na parte da tarde.

A sessão particular de 100 km desta sexta-feira cumpriu o dia oficial para filmagens, autorizado pela FIA (Federação Internacional do Automóvel), o qual a equipe também utiliza para checagens finais dos componentes e sistemas – o chamado “shakedown” – antes dos testes pré-temporada.

Mercedes-AMG F1 W11 EQ Performance

Sem revelar detalhes técnicos, a Mercedes-AMG F1 informou apenas que o W11 EQ Performance é uma evolução do carro do ano passado, com qual venceu seu histórico sexto título consecutivo e simultâneo de Construtores e de Pilotos. Ainda de acordo com a equipe, o trabalho dos engenheiros se voltou a uma infinidade de áreas para melhorar o carro, mudando a vasta maioria das suas mais de dez mil peças para extrair mais desempenho.

A equipe prevê que o Mercedes-AMG F1 W11 deve se tornar o mais rápido dos carros de corrida já construídos pela marca da estrela de três pontas, que ganharam a fama de “flechas de prata” logo nos primeiros tempos da Fórmula 1, ainda na década de 1950, por causa da velocidade extrema e da carroceria de alumínio aparente, que dispensava a pintura em benefício da redução de peso.

O hexacampeão Lewis Hamilton Formula One – Mercedes-AMG Petronas Motorsport, Abu Dhabi GP 2019. Lewis Hamilton

“É um privilégio para Valteri Bottas e para mim mesmo sermos as únicas pessoas que podem pilotar esta máquina e estou realmente ansioso para acelerá-lo”, disse Lewis Hamilton.

“Mantive contatos constantes com os engenheiros, tentando ficar de olho em tudo o que estava acontecendo na fábrica. Hoje é realmente um dia emocionante, finalmente vendo pessoalmente o trabalho árduo que esta equipe tem feito. Como piloto, você fica se coçando para estar de volta dentro do carro”, confidenciou o inglês.

Valteri Bottas tentará seu primeiro título, novamente

Novamente em busca de seu primeiro título na categoria, Bottas também demonstrou estar plenamente focado em seu objetivo. “A primeira vez em que estive na fábrica este ano foi há algumas semanas, para uma série de reuniões com os engenheiros, e, desde então, estamos em contato”, afirmou o finlandês.

“Tem sido muito interessante para mim estar cada vez mais envolvido, aprendendo sobre as novas características da nossa nova arma para a batalha deste ano. Desenvolver e construir um novo carro nunca é simples, é um grande esforço de cada um dos membros da equipe fazer isso ano a ano. Agora as coisas realmente começaram e estou muito empolgado por finalmente ter a chance de guiar o novo carro. Estive esperando pelo momento de estar de volta atrás do volante.”

Pintura para 2020 traz grafismo mais dinâmico e novo patrocinador no alto do carro

O ano de 2020 será especial para a Mercedes-AMG F1, por celebrar o décimo aniversário da fase moderna da equipe na principal categoria do automobilismo mundial. Em 14 de março de 2010, a nova equipe Mercedes F1 competiu em sua primeira corrida, o Grande Prêmio do Bahrein, tendo ao volante a dupla de alemães Nico Rosberg e o já heptacampeão Michael Schumacher, que retornava à F1 após três anos de retiro da categoria. Desde então, o time alemão (mas sediado em Brackley, na Inglaterra), largou em 198 GPs, conquistou 93 vitórias, 194 pódios e 48 dobradinhas.

As sessões oficiais pré-temporada deste ano, com todos os carros juntos, serão realizadas em duas etapas: a primeira entre os próximos dias 19 a 21, e a segunda de 26 a 28, ambas no circuito de Barcelona, na Espanha.

Fonte: Mercedes-AMG F1 I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1005 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo