TOYOTA LAND CRUISER 2024 RETORNA ÀS ORIGENS RUMO AO FUTURO

Marca japonesa ampliará oferta do seu SUV mais tradicional com a inédita Série 250, além de trazer de volta a icônica Série 70, vocacionada para os desafios do off-road




TOYOTA LAND CRUISER 2024 RETORNA ÀS ORIGENS NA TRILHA PARA O FUTURO

Desde o seu lançamento, em 1951, como o então Toyota BJ – versão japonesa do Jeep Willys -, a linha Land Cruiser vem sendo aperfeiçoado a partir das experiências vividas pelos clientes em todo o mundo e se adequando a diferentes públicos. Ao longo de mais de sete décadas de evolução constante, tiveram origem diversas gerações e versões do modelo.

Recentemente, a fabricante sediada em Yokohama revelou duas novas configurações do seu emblemático SUV para o privilegiado mercado japonês.

Toyota Land Cruiser 2024: Séries 300, 70 e 250

A primeira é o inédito Land Cruiser série 250, que faz o SUV retornar à própria origem como um veículo simples, resistente e confiável, pronto para suprir os clientes em suas necessidades práticas, que passará a ser a principal opção da linha, com lançamento previsto para o primeiro semestre do ano que vem. E a outra, que chegará às ruas e trilhas na segunda metade de 2024, será uma reedição da icônica versão brejeira Land Cruiser “70”, exatos 40 anos depois de seu lançamento original.

 

Elas se juntarão ao luxuoso Land Cruiser 300, modelo inteiramente novo lançado em 2021, reunindo as mais recentes tecnologias da Toyota, e que será direcionado, naturalmente, o topo da linha.

Toyota Land Cruiser Série 250 2024

O objetivo da Toyota ao criar a mais nova geração do Land Cruiser foi oferecer maior facilidade de manuseio e conforto tanto no asfalto quanto fora dele e, ao mesmo tempo, o desempenho e a segurança avançados de um líder da classe.

A nova Série 250 foi concebida sobre a mesma plataforma GA-F que baseia o Land Cruiser 300, fato que melhorou drasticamente o desempenho off-road, segundo a Toyota, por causa do significativo aumento de 50% na rigidez do chassi e de 30% na carroceria.

Toyota Land Cruiser Série 250 2024

 

De um parachoque a outro, o modelo mede 4.925 mm, enquanto a largura tem 1.980 mm e a altura é de 1.870 mm. A distância entreeixos conta com 2.850 mm.

Embora apresente o comprimento de um SUV grande, a Série 250 traz a largura de espelho para espelho mais curta, o que garante uma boa manobrabilidade, afirma a montadora.

Toyota Land Cruiser Série 250 2024

O desenho externo do Série 250 emprega linhas horizontais para reproduzir a silhueta única do Land Cruiser. O modelo oferece boa visibilidade para a frente, através de um capô baixo, o que contribui para uma condução segura em qualquer situação.

Contribui, também, para o campo visual amplo para todos os ocupantes a linha de cintura baixa da carroceria, o que permitiu a ampliação da área envidraçada do veículo.

Toyota Land Cruiser Série 250 2024

Com a durabilidade das peças e reparos fáceis em caso de quebras, o design também leva em conta a capacidade de personalização, para permitir que os usuários aproveitem seu Land Cruiser de suas próprias maneiras únicas, preconiza a Toyota.

Toyota Land Cruiser Série 250 2024

Enquanto isso, o estilo interior mudou de um ambiente de luxo de alta qualidade para a sensação de verdadeira funcionalidade off-road. Essa característica se alia ao espaço interior robusto e estável, ao painel de instrumentos horizontal e ao desenho dos interruptores, que facilitam a condução em uma variedade de situações, especialmente em estradas difíceis.

A proteção a bordo é garantida pelo Toyota Safety Sense, o mais recente pacote de segurança ativa com funções avançadas e melhoradas, incluído como item de série em todas as novas classes do Land Cruiser. A percepção de acidentes detectáveis foi ampliada ainda mais, permitindo uma condução agradável e tranquila.

Toyota Land Cruiser Série 250 2024

Em linha com as iniciativas de neutralidade de carbono da Toyota, o Land Cruiser Série 250 será oferecido em cinco especificações de motor: duas a diesel e três a gasolina, sendo que uma delas inclui o primeiro sistema híbrido para a família do utilitário esportivo. A escala de potência vai de 163 a 330 cv.

Em termos de tecnologias, o Land Cruiser Série 250 virá direção hidráulica elétrica (EPS), mecanismo de desconexão do estabilizador (SDM) e suporte de condução fora de estrada, melhorado com as novas funções Multi-Terrain Monitor e Multi-Terrain Select.

DE VOLTA PARA O PRESENTE

Toyota Land Cruiser Série 70 2024

O Land Cruiser Série 70 faz seu retorno ao mercado como um modelo regular de produção, mantendo o foco nos ambientes fora de estrada.

Nesta nova geração, ao invés do tradicional motor a gasolina, o modelo vem com um trem de força turbodiesel de 2,8 litros, de 204 cv de potência e torque de 51 kgf.m. Para proporcionar mais desempenho e menor consumo de combustível, ele vem equipado com um gerador auxiliar de 48 volts que funciona como um turbo elétrico (sistema semelhante ao utilizado pelo novo Mercedes-Benz Classe A, por exemplo). A transmissão é automática de seis marchas.

Com isso, afirma a Toyota, o Série 70 proporciona o máximo desempenho off-road a partir de trem de força de elevado torque e alta potência, ao mesmo tempo que consegue oferecer baixo ruído e a economia de combustível melhorada.

ORIGEM DA ESPÉCIE

Toyota BJ 1951

Lançada originalmente como Toyota BJ em 1º de agosto de 1951, a série Land Cruiser tem agora 72 anos. Imediatamente após seu lançamento, tornou-se o primeiro veículo a subir até a sexta estação do Monte Fuji. Desde então, cumpriu sua missão de entregar segurança a todos os tipos de pessoas em lugares que só podem ser alcançados no Land Cruiser.

Um dos pioneiros entre os utilitários esportivos “raiz”, o modelo da Toyota tem apoiado a vida e os meios de subsistência de pessoas em todo o mundo, com vendas acumuladas em cerca de 11,3 milhões de unidades, espalhadas por, aproximadamente, 170 países.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Toyota Global I Imagens: Divulgação

 




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo