Novo Porsche Macan GTS desembarca no país

Opção esportiva do SUV compacto está de volta, com altura rebaixada e desempenho ainda mais elevado. Motor V-6 biturbo, agora com 380 cv, pode levá-lo aos 261 km/h




Novo Porsche Macan GTS desembarca no país

Se você dispõe da quantia em torno de meio milhão de reais para investir em um presente pessoal sobre quatro rodas, mas está perdendo o sono por ter de escolher entre um esportivo ou SUV, a Porsche tem uma ótima notícia para lhe dar: o Macan GTS está de volta ao Brasil!

Retirado de produção em 2018, após a primeira reestilização do Macan, a configuração “Gran Turismo Sport” do crossover compacto foi lançada novamente em dezembro passado no mercado europeu e, partir deste mês, já está disponível também nas concessionárias daqui, com preço público sugerido de R$ 495.000.

Porsche Macan GTS 2020

Disponível em 13 cores para a carroceria – duas sólidas (branco ou preto), oito metálicas e três especiais, incluindo o vermelho Carmine Red -, o novo Porsche Macan GTS é facilmente identificado pelos detalhes externos e rodas na cor preta. Fora isso, ele também se diferencia da matilha pela altura rebaixada em 15 milímetros em relação ao solo, o que lhe assegura o comportamento dinâmico mais apurado, resultante do menor arrasto contra o ar e da maior estabilidade em curvas.

Combinadas, essas características incorporaram ao modelo uma personalidade única, com visual elegantemente agressivo, condizente com o alto desempenho entregue pelo motor V-6 biturbo de 2,9 litros, com 380 cv.

Porsche Macan GTS 2020

O excepcional status esportivo do Macan GTS 2020 é enfatizado visualmente pelo pacote “Sport Design”, de série, que adiciona novos acabamentos na frente e na traseira, bem como as chamativas saias laterais, garantindo ao carro uma aparência bem característica.

O parachoque e toda a seção dianteira são caracterizados por elementos pintados de preto – particularidade que diferencia todos os modelos Porsche GTS. Igualmente escurecidos são os faróis de LED com tecnologia Pdls (sigla de “Porsche Dynamic Light System”, ou Sistema Dinâmico de Iluminação, traduzido do inglês) e as lanternas traseiras com formato tridimensional e faixa luminosa também de LED. Opcionalmente, os faróis podem ser solicitados na cor preta, juntamente com o Pdls Plus.

Também ressaltam a aparência de alto desempenho Macan GTS 2020 a altura rebaixada do chassi; as rodas RS Spyder Design, com aro de 20 polegadas, em preto acetinado; os pneus de perfil baixo, medindo 265/40R21, na frente, e 295/35R21, atrás; as pinças de freio pintadas de vermelho; e os frisos em preto com alto brilho.

Porsche Macan GTS 2020

Detalhes em preto também realçam a traseira, aplicado no difusor aerodinâmico (abaixo do parachoque) e nas ponteiras do escapamento.

Acusticamente, o sistema de exaustão de série especificamente criado para o Macan GTS acentua o prazer de dirigir.

O motor de seis cilindros em V do Macan GTS, com 2.894 cm³, gera 380 cavalos de potência entre 5.200 e 6.700 rpm – um aumento de 20 cv em relação à geração anterior. A utilização do conceito “Central Turbo Layout”, com os dois turbocompressores posicionados no “V” interno do motor, permite reações especialmente diretas.

O torque máximo de 53 kgf.m, disponível numa larga faixa de rotações entre 1.750 e 5.000 rpm, também é 2 kgf.m superior ao anterior. Segundo a Porsche, o crossover esportivo consome 10,4 km/l em ciclo misto, conforme a especificação Nedc, o Novo Ciclo de Direção Europeu, estabelecido em 1997.

Porsche Macan GTS 2020

Combinado à transmissão automática PDK de sete marchas, com dupla embreagem, e ao pacote opcional Sport Chrono – que permite ajustes mais esportivo do chassi, motor e câmbio, por meio de cinco modos eletrônicos de condução selecionáveis pelo motorista: “Normal”, “Sport”, “Sport Plus” e “Individual” -, o Macan GTS pode acelerar de zero a 100 km/h em 4,7 segundos – três décimos de segundo mais rápido do que o antecessor -, enquanto a velocidade máxima é de 261 km/h.

Porsche Macan GTS 2020

A redução de 15 mm na altura do veículo, trazendo o centro de gravidade para baixo, resulta em maior capacidade de aceleração lateral; ou seja, é possível entrar um pouco mais forte nas curvas, sem que o veículo acuse a potencial perda de estabilidade. Se isso acontecer, entra em ação o sistema de controle de amortecimento “Porsche Active Suspension Management” (Pasm), especialmente ajustado para o novo Macan GTS.

Outro item opcional disponível para esta configuração esportiva é a suspensão a ar adaptativa, que pode reduzir a altura do Macan GTS em mais dez milímetros, quando necessário, e voltar à posição normal, automaticamente.

Porsche Macan GTS 2020

O conjunto de freios generosamente dimensionado é formado por discos de ferro fundido com 360 mm de diâmetro, e pinças de alumínio com seis pistões, na frente, enquanto nas rodas traseiras são aplicados discos de 330 mm e pinças flutuantes, garantindo ao novo Macan GTS agilidade e respostas imediatas, como convém a um legítimo carro-esporte.

Os clientes mais extremos podem acenturar ainda mais a desaceleração, por meio do sistema opcional de freios Pscb (“Porsche Surface Coated Brake”), com superfície revestida com carboneto de tungstênio, ou do kit Pccb (“Porsche Ceramic Composite Brake”), com discos de material composto de cerâmica, que eliminam os riscos de superaquecimento e de efeito “fading” (fadiga), causados por uso severo e repetitivo.

Porsche Macan GTS 2020

Materiais de alta qualidade, como Alcantara (tipo de couro sintético com superfície acamurçada) nos painéis centrais dos bancos, apoios de braços do console central e forros das portas, assim como de alumínio escovado, possibilitam ver e sentir as características esportivas e elegantes do Macan GTS em seu interior.

O volante esportivo multifuncional, com o aro revestido de couro suave e aletas para troca de marchas manuais (paddle shifters), é equipamento de série, assim como os bancos esportivos, exclusivos do GTS, com ajustes em oito posições e bordas laterais acentuadas, para maior apoio aos ocupantes em curvas rápidas.

Porsche Macan GTS 2020

Entre as muitas opções de personalização oferecidas pela marca estão o estofamento em couro “Vermelho Carmim” ou “Crayon” (cinza), com toques adicionais de Alcantara e detalhes coloridos; o sistema sonoro BOSE Surround Sound; e a nova prateleira para smartphones, com função de recarga indutiva (sem cabos).

A lista de opções que também aumentam a segurança e o conforto inclui o controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) adaptativo, com “Traffic Jam Assist” (assistente de engarrafamento); “Park Assist” (assistente de estacionamento) com câmera de ré; “Surround View” (sistema de visão do espaço ao redor); e parabrisa aquecido.

Porsche Macan GTS 2020

No entanto, agora que você já sabe como solucionar aquela dúvida de meio milhão de reais, o novo dilema que pode surgir é o de onde aplicar os R$ 5 mil que sobraram. Mas esse, podemos dizer que é o menor dos problemas.

Fonte: Porsche Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1005 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo