Grupo BMW soma 180 pontos de recarga elétrica no Brasil

Estações são encontradas em locais estratégicos de grande circulação. Marca alemã também é pioneira na instalação do corredor de suporte na Via Dutra, entre SP E RJ




BMW soma 180 pontos de recarga elétrica no Brasil

O BMW Group Brasil segue firme na transformação da mobilidade premium e acaba de atingir 180 pontos de recarga para veículos híbridos e elétricos no país. As estações de reabastecimento de baterias estão instaladas em locais estratégicos de todo o território nacional, como supermercados, shopping centers e postos de combustíveis, por meio de iniciativas próprias e parcerias com grandes empresas. Juntaram-se ao seleto grupo de parceiros de mobilidade da BMW do Brasil, que já conta com a rede Multiplan, Iguatemi, Postos Ipiranga, EDP e Fasano, Accor, St. Marchè, Cyrella, Santander, Shopping Barra Salvador e Certi.

Além dos pontos de recarga urbanos, há o corredor elétrico Rio-São Paulo, inaugurado em junho de 2018 como o maior “corredor elétrico” da América Latina, com seis pontos de recarga entre ao longo da rodovia Presidente Dutra. Desde então, a iniciativa pioneira do BMW Group Brasil e EDP possibilita uma viagem zero emissões entre as duas maiores cidades do Brasil.

Pontos de recarga estão capacitados para atender todos os tipos de veículos eletrificados

O BMW Group Brasil oferece os equipamentos voltados tanto para o uso na cidade quanto para a estrada. A BMW Wallbox, instalada nos parceiros urbanos, opera em até 21 kW, a maior potência entre os carregadores urbanos das montadoras premium, segundo a marca alemã, e fornece ao BMW i3 1,14 km de autonomia por minuto de recarga. 

Os carregadores de estrada oferecem recarga em 50 kW, capaz de reabastecer 80% da bateria de um BMW i3 em 30 minutos, tempo equivalente à pausa para um café ou lanche antes de seguir viagem.

“Investimos de forma duradoura e consistente na infraestrutura da eletromobilidade no país, e os resultados deste ano superaram a expectativa inicial de 150 pontos de recarga elétrica”, afirma Gleide Souza, Diretora de Assuntos Governamentais do BMW Group Brasil.

BMW i3 foi o primeiro veículo 100% elétrico da marca no Brasil

O BMW Group iniciou, em 2011, a eletrificação no Brasil com as vendas dos modelos híbridos BMW Série 3 e Série 7 Active Hybrid. Em 2014, a fabricante foi pioneira ao oferecer um veículo totalmente elétrico no mercado nacional, o BMW i3, além do superesportivo híbrido BMW i8.

Em termos de tecnologia, o BMW Group apresentou no Salão de São Paulo de 2018 o novo Mini Cooper S E Countryman ALL4, que oferece o propulsor Phev (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), conhecido como híbrido plug-in, com bateria recarregável na rede elétrica, considerada como a tecnologia mais sofisticada hoje no mercado, por aliar dois sistemas de propulsão distintos, mas complementares: o tradicional a combustão e o inovador elétrico.

BMW i8 Roadster

Os veículos com essa configuração são mais sofisticados – e, tecnologicamente, bem mais complexos que os BEVs (Battery Electric Vehicle), totalmente elétricos a bateria, e os ICEs (Internal Combustion Engines, ou motores de combustão interna), movidos a gasolina, diesel ou flexíveis em combustível.

Ao mesmo tempo, são ideais para regiões ainda sem uma larga infraestrutura de recarga, como é o caso do Brasil, por conta de eliminarem o risco de o veículo parar por falta de energia na bateria, uma vez que permitem continuar a viagem utilizando a gasolina.

Mini Cooper Electric

Até 2021, a empresa terá cinco modelos totalmente elétricos: o BMW i3, o Mini Electric, o BMW iX3, o BMW i4 e o BMW iNext. Em 2025, esse número deve crescer para 12 modelos, ao menos.

Incluindo os híbridos plug-in, o portfólio de produtos eletrificados do BMW Group passará a oferecer, no mínimo, 25 modelos.

BMW i8 Coupé e 745Le Sedan

No Brasil, o BMW Group vendeu até o ano passado mais de 30 unidades de veículos híbridos e elétricos. Em 2019, foram mais 300 veículos desse tipo, número que deve dobrar no ano que vem com novos modelos como BMW iX3 e BMW i8 Roadster.

Atualmente, o BMW Group oferece um total de seis veículos híbridos e elétricos no País: BMW i3, BMW 745Le M Sport, Mini Cooper SE Countryman ALL4, BMW 530e M Sport, BMW i8 Roadster e BMW i8 Coupé.  

O BMW Group comercializou mais de 142 mil veículos eletrificados (bateria elétrica e plug-in híbrido) no mundo em 2018, um aumento de 38,4% ante o ano anterior, ratificando o seu papel de liderança no campo da eletromobilidade. Em 2019, a fabricante tem a expectativa de fechar o ano com de meio milhão de veículos eletrificados vendidos.

Fonte: BMW Brasil I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo