Bentley Continental GT Limited Edition celebra recorde em Pikes Peak

Não é todo dia em que se pulveriza em mais de 8 segundos uma marca histórica de velocidade. Então a fábrica inglesa resolveu exagerar na comemoração




Bentley Continental GT Limited Edition celebra recorde em Pikes Peak

Possuir um Bentley na garagem é um privilégio para seletos endinheirados. Imagine, pois, um exemplar de edição limitada da qual serão produzidos, apenas, 15 exemplares. Se você já recebeu a segunda parcela de seu 13º salário e ainda não sabe muito bem onde vai investi-lo, vai aqui uma dica.

A fabricante de carros ultraluxuosos e velozes, sediada em Crewe, na Inglaterra – que este ano completa 100 anos de fundação – acaba de revelar os detalhes do impressionante Continental GT Limited Edition. A série especial de seu cupê esportivo homenageia o recorde de velocidade conquistado pelo modelo, em junho, no mais exigente e famoso desafio de subida de montanha do mundo, o Pikes Peak International Hill Climb, nos Estados Unidos.

Bentley Continental GT Pikes Peak registou o tempo de 10min18s488

Na prova deste ano, o Grand Tourer (GT) baixou em incríveis 8,4 segundos o tempo anterior para percorrer os 19.98 km do trecho encravado entre as montanhas do Colorado, fazendo dele o mais rápido carro de produção a acelerar por ali.

Conduzido pelo neozelandês Rhys Millen, tricampeão da prova, e impulsionado pelo motor W-12 de 6 litros, exclusivo da Bentley, com potência superior aos 630 cavalos, o Continental GT Pikes Peak escalou os 1.524 m de desnível e 156 curvas do trajeto em apenas 10min18s488.

O recorde anterior da categoria Produção pertencia ao norte-americano David Donner, hexacampeão da prova, que em 2015 havia marcado o tempo de 10min26s896, ao volante de um Porsche 911 Turbo S.

 “O novo Continental GT Limited Edition distingue-se por uma série de características cuidadosamente criadas para homenagear este recorde excepcional. O modelo reflete o espírito de empenho da Bentley, algo que tem sido uma constante ao longo dos últimos 100 anos e que continua pulsar o coração da empresa”, afirmou Chris Craft, membro do conselho de vendas, marketing e pós-venda da marca pertencente à Volkswagen.   

Bentley Continental GT Limited Edition

O novo Limited Edition se distingue pelo kit de acessórios de fibra de carbono aplicados na carroceria e pela refletiva pintura Radium by Mulliner, na cor verde radiante, a mesma utilizada no carro de corrida. Detalhes em preto brilhante foram adicionados na parte inferior do parachoque dianteiro, teto, retrovisores externos e superfícies traseiras.

Opcionalmente, é possível personalizar ainda mais o visual do Limited Editiion com a grade frontal estampada com emblema “100”, para destacar que a impressionante subida de montanha do Continental GT em Pikes Peak foi conquistada no ano do centenário da Bentley.

Bentley Continental GT Limited Edition

As pinças de freio pintadas na cor “Acid Green” (verde), pneus Pirelli PZero Colour Edition 275/35 R20 com detalhes na cor da carroceria e o decalque “Pikes Peak” no parachoque dianteiro identificam a linhagem recordista do Limited Edition.

O modelo também traz de série as rodas de 22 polegadas pintadas em preto brilhante, com padrão “Mulliner Driving Specification”, o pacote de itens exclusivos oferecidos pela marca, que inclui pedaleiras de alumínio, acabamentos internos cromados e diamantados, e a marca Bentley bordada nos bancos apoios de cabeça dos bancos.

Bentley Continental GT Limited Edition

No interior da cabine, o revestimento escuro de Alcantara (espécie de couro sintético acamurçado), contrastando com as costuras com fio verde “Radium”, adorna muitas das áreas de superfície acolchoada, combinado com o couro Beluga, secundário.

O volante apresenta costura com desenho de favo de mel e listra centralizadora também em Radium, igual ao Continental GT recordista em Pikes Peak.

Bentley Continental GT Limited Edition

Painéis e molduras inferiores dos vidros das portas feitas de fibra de carbono são complementados pelo console central com acabamento em piano black (preto brilhante) – tudo adicionado ao tema esportivo.

A superfície do painel à frente do banco do acompanhante apresenta um gráfico mostrando o trecho cronometrado da estrada em Pikes Peak, junto com tempo recorde de 10:18.488.

Bentley Continental GT Limited Edition

Bordados “Pikes Peak” em verde Radium nos encostos de cabeça e tapetes e as capas dos alto-falantes do exclusivo sistema de áudio Bang&Olufsen, com acabamento em preto anodizado e verde radiante, elevam o apelo esportivo do Limited Edition.

A cabine luxuosa do Continental GT inclui o visor rotativo “Bentley Rotating Display”, carpetes com grande espessura e bancos dianteiros na especificação Comfort, que incluem confortáveis apoios para cabeça e pés, além de almofadas soltas.

Bentley W12 TSI

Assim como o Continental GT recordista, a série Limited Edition apresenta o mais avançado motor de 12 cilindros a gasolina do mundo, o Bentley W12 TSI, desenhado, desenvolvido e construído à mão na sede da marca em Crewe, na Inglaterra. Disposto em quatro bancadas de três cilindros, o propulsor apresenta a configuração única em “W”, o significa que ele é 24% mais compacto do que um equivalente V-12, otimizando a distribuição de peso e o espaço no interior da cabine.

Com cilindrada total de 5.950 cm³, o W-12 possui 48 vávulas e quatro eixos de comando, dois em cada cabeçote, os quais abrangem duas bancadas de cilindros cada. A taxa de compressão é de 10,5:1. O W12 TSI combina os sistemas de injeção direta de combustível de alta e de baixa pressões. A sincronização dessas duas tecnologias propicia a redução das emissões de material particulado e otimiza a entrega de força, tanto em baixas quanto em altas rotações.

Bentley Continental GT Pikes Peak

Fora isso, o sistema de alimentação é equipado com intercooler, que condensa a mistura de ar/combustível empurrada para dentro das 12 câmaras de combustão por meio de dois turbocompressores do tipo twin-scrow, que funcionam individualmente como se fosse dois turbos em um, ou seja, na prática, é como se o motor tivesse quatro superalimentadores.

Com isso, o Continental GT dispõe da potência bruta de 635 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 91,7 kgfm entre 1.350 e 4.500 rpm. Acoplado ao câmbio automático de oito velocidades com dupla embreagem, o cupê com peso total de 2.244 kg pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, e atingir a velocidade máxima de 333 km/h.

Bentley Continental GT Pikes Peak

Além impressionantemente rápidas e suaves, as trocas de marcha são feitas em intervalos variáveis, dependendo do modo de condução selecionado. Na opção Sport, as mudanças são instantâneas para entregar o torque ininterruptamente e proporcionar o máximo desempenho nas acelerações e retomadas de velocidade. Já no modo Comfort, as trocas são deliberadamente mais espaçadas, para oferecer engates contínuos e imperceptíveis.

Por fim, a posição Sport Launch do seletor entrega aceleração máxima através da dosagem precisa da pressão na embreagem e da pré-carga de rotações do motor, sempre que o motorista (ou piloto) desejar arrancar ao estilo “largada”. A velocidade máxima é atingida na sétima marcha, já que a oitava atua como uma sobremarcha (overdrive), para proporcionar velocidades de cruzeiro mais relaxantes e econômicas.

Bentley Continental GT Limited Edition

O trem de força do Continental GT usa a última geração da tecnologia de gerenciamento, capaz de executar 300 milhões de cálculos matemáticos por segundo. O motor W12 TSI também conta com sistema de cilindrada variável da Bentley, que desativa metade das câmaras de combustão sob condições pré-definidas. As válvulas de admissão e de escape, injeção de combustível e ignição são desativadas em cilindros específicos, fazendo com que o motor funcione como um seis cilindros em “V”, resultando em maior eficiência energética e economia de combustível.

O W12 TSI também utiliza a tecnologia start-stop, a qual, desenvolvida pela Bentley, desliga o motor não apenas quando o veículo está momentaneamente imóvel, mas também em velocidades já próximas à parada – o que, na prática, significa pequenas “bangueladas”, sem comprometimento da segurança.

Bentley Continental GT Pikes Peak

Um novo sistema ativo de tração nas quatro rodas (Active All-Wheel-Drive System) substitui a tradicional entrega de força em 40/60 entre as rodas dianteiras e traseiras, respectivamente. Em vez disso, o veículo usará a tração traseira tanto quanto possível durante uma condução normal, para otimizar a eficiência e o desempenho dinâmico.

De acordo com as condições e o comportamento do motorista, o sistema enviará tração para o eixo dianteiro. Isso reduz o efeito de perda de aderência nas rodas dianteiras causado pela tração integral permanente, bem como aumenta a participação do motorista, potencializando a experiência de quem não abre mão de explorar os atributos de um supercarro como este.

Bentley Continental GT Limited Edition

O Continental GT Limited Edition já está à venda a partir deste mês. A marca ainda não revelou o preço de cada uma das 15 unidades da série exclusiva, mas a expectativa é de que que elas superem individualmente os US$ 216,400 (cerca de R$ 900 mil) da configuração básica do Continental GT – se é que algum Bentley possa ser chamado assim.

Enquanto decide se prefere a grade do seu Limited Edition com ou sem o logotipo de 100 anos da Bentley, acelere junto com o “Rei da Montanha” Rhys Millen ao volante do Continental GT na quebra do recorde em Pikes Peak:

Fonte: Bentley Motors I Imagens: Divulgação e Youtube




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