Embraer apresenta os jatos Praetor 500 e Praetor 600

Aeronaves mais tecnologicamente avançadas dos segmentos médio e supermédio seguem em ensaios de voos e devem entrar em serviço já em meados do ano que vem




Embraer apresenta os jatos Praetor 500 e Praetor 600 [Divulgação]

A Embraer apresentou os novos jatos executivos médio e supermédio, Praetor 500 e Praetor 600, respectivamente, durante a NBAA-BACE 2018 (National Business Aviation Association’s Business Aviation Conference and Exhibition), convenção e exposição da aviação executiva, realizada no Orlando Executive Airport, em Orlando, nos Estados Unidos. Os modelos foram exibidos de maneira estática durante o evento.

Segundo a empresa, os novos Praetor 500 e Praetor 600 serão as aeronaves mais disruptivas e avançadas a entrar nas categorias de porte médio e supermédio, com uma combinação incomparável de desempenho, conforto e tecnologia. Daí o título de Praetor, que na Roma antiga era concedido a comandantes e magistrados que se destacavam dos demais.

Sendo os únicos jatos executivos de porte médio e supermédio com tecnologia Full Fly-by-Wire e redução ativa de turbulência, os passageiros aproveitarão o voo mais suave, complementado pela melhor altitude de cabine de 5.800 pés.

Embraer Praetor 600 [Foto l Embraer]
Os jatos Praetor apresentam o conjunto de aviônicos que são o estado da arte da Rockwell Collins ProLine Fusion, com recursos inéditos como exibição vertical de meteorologia, alerta situacional similar ao de controle de tráfego aéreo com ADSB-IN e a capacidade preditiva do radar de identificação antecipada de cisalhamento (tensão tangencial) de vento.

As cabines de comando do Praetor também oferecem opções que incluem o sistema de visão melhorada da Embraer E2VS (Embraer Enhanced Vision System) com HUD (Head-up Display, que projeta as principais informações no para-brisa), Sistema de Referência Inercial (Inertial Reference System) e, ainda, o Sistema de Orientação de Visão Sintética (Synthetic Vision Guidance System).

Embraer Praetor [Foto l Embraer]
A tecnologia avançada inclui ainda o exclusivo Upper Tech Panel, que exibe informações de voo e oferece recursos de gerenciamento de cabine também disponíveis em dispositivos pessoais por meio do Honeywell Ovation Select.

O Gogo Avance L5 e a conectividade de alta capacidade para todos a bordo estão disponíveis por meio de banda Ka da Viasat, com velocidades de até 16Mbps e IPTV, outro recurso exclusivo entre os jatos executivos de médio porte. Um sistema opcional de entretenimento oferece um conjunto de vídeo de alta definição, áudio surround e várias opções de entrada de mídias externas de som e imagens.

Embraer Praetor 500 [Foto l Embraer]
Segundo a Embraer, o Praetor 500 será a aeronave de médio porte mais rápida da categoria, capaz de chegar à Europa a partir da costa do pacífico (oeste) dos EUA com uma única parada. Com quatro passageiros e reservas de combustível exigidas pela norma NBAA IFR, o Praetor 500 irá liderar a classe de jatos médios com um alcance continental de 3.250 milhas náuticas (6.019 km).

O modelo é equipado com dois motores turbofan Honeywell HTF 7500E, avançados tecnologicamente e econômicos em termos de combustível, que apresentam o menor nível de emissões de poluentes da categoria.

Embraer Praetor 500 [Foto l Embraer]
Concebida dentro do Embraer DNA Design, a cabine de passageiros oferece a altura confortável de 1,82 m e inclui quatro poltronas totalmente reclináveis que podem ser convertidas em duas camas para descanso completo.

A cabine inclui ainda um centro de refresco na entrada, um lavabo privativo traseiro com toalete a vácuo e uma área de armazenagem de alimentos na frente da cabine de passageiros. O espaço total de bagagem é o maior da categoria de médio porte.

Embraer Praetor 600 [Foto l Embraer]
O Praetor 600 é a aeronave mais avançada a entrar na categoria dos jatos supermédios, que permitirá voos sem escalas entre Londres e Nova York. Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 terá um alcance intercontinental de 3.900 milhas náuticas (7.223 km).

A cabine do Praetor 600 também expressa o Embraer DNA Design e oferece oito poltronas totalmente reclináveis, que podem ser convertidas em quatro camas. A cabine inclui uma cozinha na entrada, um lavabo privativo traseiro com toalete a vácuo e uma área de bagagem dentro da cabine de passageiros, com o maior espaço total entre os jatos supermédios.

Embraer Praetor 600 [Foto l Embraer]
Os jatos Praetor estão em desenvolvimento com dois protótipos Praetor 600 em ensaios de voo, e um Praetor 500 em conformidade com a produção seriada em sua campanha de maturidade. A expectativa é de que o Praetor 600 seja certificado e entre em serviço no segundo trimestre de 2019, seguido pelo Praetor 500, no terceiro trimestre.

As divisões de aviação executiva e de tecnologias militares não foram envolvidas na joint venture firmada com a Boeing – que se concentrou na linha de jatos comerciais – e permanecem com capital e comando 100% brasileiros.

 




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário