Mercedes-Benz CLA 250: encontro de tecnologia e esportividade no Brasil

Novo cupê de quatro portas ganha motor turbo de 224 cv, projeção de informações no parabrisa e central multimídia Mbux, com dupla tela de 10,2”




Mercedes CLA 250: encontro da tecnologia com esportividade no Brasil

Um novo ícone do design. Assim foi revelada ao público a nova versão do Mercedes-Benz CLA 250, em janeiro, durante a Consumer Electronics Show 2019, maior evento do mundo de tecnologia para o consumidor, realizada anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Agora, o modelo chega ao mercado brasileiro, exibindo suas proporções esportivas e dinâmicas, equipado com rodas de liga leve de 18 polegadas com cinco raios e teto solar elétrico panorâmico. O preço sugerido é de R$ 219.900.

Mercedes-Benz CLA 250 Coupe

O visual externo do novo CLA se destaca pelas linhas acentuadas de cupê. Na frente, o design é marcado pelos faróis alongados, totalmente de LED, e pelo capô com realçada inclinação. O veículo é visualmente estendido por conta da grande distância entreeixos e pela linha lateral suave. Os largos arcos das rodas reforçam a esportividade. 

O CLA 250 será oferecido em sete opções de cores metálicas – Branco Digital, Preto Cosmos, Azul Denim, Prata Iridium, Cinza Montanha, Prata Mojave e Amarelo Sun – além das três sólidas Vermelho Júpiter, Preto Noite e Branco Polar.

Fora isso, para aumentar ainda mais o seu caráter esportivo, o modelo vem equipado com o pacote Night, que traz elementos externos em preto brilhante, como retrovisores e frisos dos parachoques e janelas.

Mercedes-Benz CLA 250

O novo Mercedes-Benz CLA 250 traz sob o capô o novo e eficiente motor de 4 cilindros em linha, com 1.991 cm³ de cilindrada, turboalimentado, capaz de gerar a potência de 224 cavalos a 5.500 rpm, e o torque máximo de 35,7 kgfm, entre 1.800 e 4.000 rpm.

A transmissão automática 7G-DCT dispõe de 7 marchas e dupla embreagem, que torna as trocas mais rápidas. Com esse conjunto motriz, o cupê é capaz de acelerar da imobilidade até os 100 km/h em 6,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

O conjunto de suspensões independentes é equipado com a tecnologia “Dynamic select”, que possibilita diferentes modos de condução, desde o confortável até o mais esportivo ou econômico.

Mercedes-Benz CLA 250 Coupé

O interior com visual moderno oferece assentos dianteiros elétricos com memória, revestidos de couro sintético Artico, extremamente confortáveis para viagens longas.

A arquitetura do painel exibe acabamento visual de fibra de carbono e conta com duas telas de 10,2’’ cada, sendo a tela central sensível ao toque. As saídas de ar da ventilação com desenho inspirado em turbina e o volante multifuncional revestido em couro reforçam a proposta esportiva do modelo. 

Mercedes-Benz CLA 250 Coupé

O novo CLA 250 conta com a tecnologia head-up display, presente pela primeira vez em um veículo fora da família de superesportivos da marca, que permite ao condutor uma melhor dirigibilidade e uma experiência de condução singular. Inspirado na tecnologia dos aviões de caça, o head-Up display transforma o parabrisa em um cockpit digital, pelo qual o motorista visualiza diretamente as principais informações dinâmicas do veículo; assim, toda a atenção permanece na estrada e nas condições de tráfego à frente.

As informações selecionadas pelo motorista – como velocímetro, limites de velocidade ou dicas de navegação -, são exibidas em alta resolução e a cores, permitindo a clara visualização mesmo em dias ensolarados ou à noite.

Mercedes-Benz CLA 250 Coupé

O Mercedes-Benz CLA 250 passa a contar também com o sistema multimídia inteligente e intuitivo Mercedes-Benz User Experience, o Mbux. Por meio de gráficos de máxima resolução exibidos na tela tátil e de controle vocal inteligente, o condutor possui maior integração com o veículo. O sistema inteligente possui reconhecimento da fala, que é ativado pelas palavras-chave “Olá”, “Oi” ou “E Aí”, seguidas por “Mercedes”. Funções como ajuste do ar-condicionado, escolha de uma estação de rádio e abertura da persiana do teto-solar podem ser comodamente acessadas por meio do comando de voz.

O sistema de integração para smartphones, que utiliza as plataformas Apple CarPlay ou Android Auto, permite ao condutor visualizar aplicativos na tela central do veículo, como os utilizados para navegação ou reproduzir músicas.

Mercedes-Benz CLA 250 Coupé

E, para auxiliar em manobras, o CLA 250 é dotado de câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas e 12 sensores de estacionamento. Dessa forma, o condutor consegue visualizar o trajeto exato da manobra e evitar possíveis obstáculos.  

Mercedes-Benz CLA 250 Coupé

O novo CLA 250 conta com várias funções de assistência ativadas pela unidade de controle do programa eletrônico de estabilidade (ESP).  Entre elas estão o contraesterço em caso de perda de atrito nas rodas traseiras em uma curva, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais.

O modelo também conta com o Assistente de Frenagem Ativo. Dependendo da situação, ele pode reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos, parados ou estacionados à frente, e até mesmo com pedestres ou ciclistas atravessando.

O pacote de segurança do Mercedes-Benz CLA 250 traz ainda airbags dianteiros e laterais para o motorista e carona, airbags de joelhos para o condutor e airbags laterais nas janelas. 

Fonte: Mercedes-Benz Brasil I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo