Triumph Street Twin 2019 traz o novo estilo clássico moderno ao país

Visual retrô ganha detalhes inéditos de acabamento, reforçando a personalidade única do modelo. Motor de 900 cm³ entrega 10 cv extras com uso de peças mais leves




Triumph Street Twin 2019 traz mais potência e o novo estilo clássico moderno ao país [Divulgação]

Dominando o noticiário de lançamentos no mercado nacional de motocicletas nas últimas semanas, a Triumph mira agora no disputado segmento das modern classics e apresenta a nova Street Twin, integrante da família Bonneville.

Entre as inovações trazidas na linha 2019, destacam-se o ganho significativo de 18% na potência do seu motor de 900 cm³, além do consequente redimensionamento dos equipamentos, que asseguram ainda mais conforto e segurança para o piloto e garupa. O modelo chega às 17 concessionárias brasileiras com preço de R$ 40.300.

Lançada em 2016, inspirada na nova onda mundial de customização, a Street Twin é o modelo mais acessível, emocionante e contemporâneo da linha Triumph Bonneville, fatores que, segundo a marca, contribuiriam diretamente para torná-la a clássica moderna mais vendida em todo o mundo. Este sucesso aconteceu graças ao seu atraente visual retrô e despojado – que lhe dão a personalidade única -, bem como à pilotagem amigável e ao empolgante propulsor Alto Torque, que está ainda mais poderoso.

Triumph Street Twin 2019 [Divugação]

As modificações mais importantes aplicadas ao engenho de dois cilindros paralelos, 12 válvulas e comando simples no cabeçote (SOHC), foi a adoção do virabrequim mais leve, juntamente com seus balanceadores, o que resultou no aumento de 10 cv na potência e, consequentemente, do desempenho.

Assim, a unidade de 900 cm³ de Alto Torque da família Bonneville passa a render 65 cv a 7.500 rpm. Em contrapartida, o pico de torque de 8,15 kgfm, que era alcançado a 3.230 rpm, agora só é atingido a 3.800 rpm. Contudo, na soma dos fatores, o resultado é positivo. O intervalo expandido de 16.000 km entre as revisões contribui para reduzir os custos de manutenção.

Triumph Street Twin 2019 [Divulgação]

O estilo Bonneville do motor contrasta a pintura na cor preto fosco com os acabamentos metalizados das aletas do cabeçote e braçadeiras, e com o corpo da injeção eletrônica em alumínio escovado. Também traz novas tampas laterais de magnésio, protetor da embreagem otimizado em massa e nova embreagem com acionamento mais macio.

O propulsor traz, ainda, o sistema eletrônico de aceleração ride-by-wire, mais preciso. Os vistosos canos de escapamento independentes, feitos de aço inoxidável com acabamento escovado, garantem o ronco inconfundível das British Twin.

Triumph Street Twin 2019 [Divugação]

Para equalizar a ciclística e demais componentes ao ganho de desempenho, a Street Twin 2019 traz nova pinça do freio dianteiro Brembo, agora com quatro pistões (antes eram dois), o que acentua a potência de frenagem, que conta com sistema ABS. E o garfo dianteiro de cartuchos passa a contar com 120 mm de curso.

O modelo também aprimora a ergonomia para o piloto, oferecendo posição mais cômoda, e 10 mm a mais na espessura da espuma do assento, o que elevou o nível de conforto, especialmente para longas distâncias. Embaixo dele, os ocupantes dispõem de uma de entrada USB, ideal para recarregar a bateria do celular.

Triumph Street Twin 2019 [Divulgação]

Estreando recursos de última geração, a Street Twin 2019 estabelece um novo marco na tecnologia de primeira classe com uma série de recursos de última geração. Por exemplo, o controle de tração ajustável por meio do menu de instrumentos, que permite otimizar o fornecimento do torque quando a aderência do pneu está comprometida. Este sistema conta ainda com dois novos modos de pilotagem, “Road” e “Rain”, que ajustam o mapa de aceleração e as configurações do controle de tração para uma experiência de pilotagem ideal em todas as condições.

Fora isso, vem ainda com nova capacidade de TPMS (Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus), lanterna traseira de LED e imobilizador do motor com transponder incorporado na chave, elevando a proteção contra furtos. 

Triumph Street Twin 2019 [Divugação]

O design marcante da Street Twin recebeu novos elementos de sofisticação. O mais visível são as rodas de alumínio fundido, com detalhes usinados de alta qualidade. O painel lateral redesenhado ostenta o logo repaginado da Street Twin, dando um toque mais moderno em relação ao modelo anterior.

Triumph Street Twin 2019 [Divulgação]

Também há uma reestilização dos instrumentos, que trazem acabamentos metálicos e luzes de alerta mais integradas. Além disso, a motocicleta apresenta uma série de novos detalhes de estilo como suportes do farol de alumínio escovado; insígnia do tanque com decalque de alumínio; revestimento do assento com material inspirado no couro, agradável ao toque e acabamento durável; farol compacto, com detalhes usinados e emblema da Triumph na cobertura da lâmpada; tanque de combustível esculpido, espelhos de tamanho reduzido e indicadores de direção redesenhados. A nova Street Twin está disponível em três cores: Matt Ironstone (prata), Korosi Red (vermelha) e Jet Black (preta).C

Baseando-se no dado de que 90% das motos vendidas até o momento saíram da concessionária equipadas com acessórios originais Triumph, a marca desenvolveu dois kits (Urban Ride e Café Custom), que podem ser o ponto de partida para as personalizações. O primeiro é o Urban Ride, que agreaga o estilo urbano mais despojado, incluindo componentes como assento marrom acolchoado, indicadores de direção de LED e diversos itens na cor preta, como chapa de proteção do cárter, tampa de abastecimento de óleo usinada, tampas do coletor, kit de remoção do para-lama traseiro e bagageiro de algodão encerado.

De outra parte, o kit Café Custom traz o clássico estilo cafe racer para uma visão mais contemporânea, com itens como unidade de suspensão traseira Fox, silenciadores de encaixe Vance & Hines, kit de remoção do para-lama traseiro, indicadores de direção de LED e detalhes na cor preta, como as tampas de abastecimento de óleo (usinada) e do coletor.

Triumph Street Twin 2019 [Divulgação]

A nova Street Twin é o quarto lançamento dos cinco previstos pela Triumph para mercado brasileiro este ano. Já estão disponíveis nas 17 concessionárias da marca no país as novas Bobber Black, Scrambler 900, Speed Twin e, agora, a Street Twin, faltando apenas a versão 2019 da Scrambler 1200. Atualmente, a marca inglesa oferece também outros modelos com o perfil clássico como a Thruxton R, Bonneville T100 Black e a Bonneville T120, que inclui as variações customizadas Bobber e Black.




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo