Elevando a segurança ativa no segmento de ônibus rodoviários a outro nível, a Mercedes-Benz trouxe recentemente para o Brasil o avançado ACC (piloto automático adaptativo), já disponível para modelos rodoviários O 500 RS e RSD. Segundo a fabricante, a tecnologia faz com que os ônibus andem “quase sozinhos”.
A partir das informações e imagens captadas pelos radares, sensores, câmeras e avançados sistemas, conforme explica a fabricante, os ônibus utilizam modernos recursos para auxiliar nas rápidas reações do motorista e do veículo em situações inesperadas, reduzindo os riscos durante as viagens e oferecendo mais segurança nas estradas. O equipamento antecipa uma tecnologia de segurança e conforto que estará presente no ônibus autônomo do futuro quando este chegar ao país, preconiza a empresa.
Por meio de sensores na dianteira, o piloto automático adaptativo ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo para evitar o impacto.
O ACC se desabilita a uma velocidade menor que 15 km/h. Independentemente de sua ativação, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear, bastando usar os pedais para isso. Ou seja, o condutor tem sempre o domínio do veículo, afirma a Mercedes.
Outro destaque das tecnologias de segurança é o AEBS (Advanced Emergency Braking System), sistema avançado de frenagem de emergência que tem o objetivo de minimizar os efeitos de um eventual acidente. Na iminência de uma colisão com o veículo que vai logo adiante, o AEBS ativa um alerta visual e sonoro, fazendo uma leve intervenção nos freios, ou realizando uma freada de emergência, caso o motorista não os acione.
Também importante é o LDWS (Lane Departure Warning System), sistema de aviso de faixa que gera um alerta sonoro e visual para o motorista quando o veículo se move para fora da via sem o seu movimento intencional.
Os ônibus rodoviários O 500 podem ser equipados ainda com TPMS (Tyre Pressure Monitoring System – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus), EBS (sistema eletrônico de reios), ECAS (suspensão pneumática controlada eletronicamente), ESP (controle eletrônico de estabilidade), Retarder (sistema auxiliar de freio), Top-Brake (freio-motor auxiliar), ABS (sistema anti-travamento), ASR (sistema de controle de tração), eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade, piloto automático e freios a disco.