Hyundai Motor lança seu primeiro double-decker elétrico

Ônibus com capacidade para 70 passageiros pode rodar até 300 Km a cada ciclo da bateria. Recarregamento completo da carga é feito em pouco mais de uma hora

Hyundai Motor lança seu primeiro double-decker elétrico [Divulgação]

A Hyundai Motor revelou seu primeiro ônibus de dois andares movido 100% a energia elétrica. Segundo a empresa, o veículo com carroceria conhecida como double-decker faz parte dos seus esforços para contribuir nas reduções dos congestionamentos da poluição do ar.

Inteiramente novo, o Hyundai Double Decker Electric Bus foi exibido na principal feira de tecnologia de infraestrutura e transporte da Coreia do Sul, realizada há poucos dias. Para desenvolver modelo, a Hyundai trabalhou por 18 meses em um projeto apoiado pelo governo daquele país, que teve início em 2017.

Hyundai Double Decker Electric Bus [Divulgação]

O Hyundai Double Decker Electric Bus acomoda até 70 passageiros – em 11 assentos no piso inferior e 59 no superior -, o que corresponde a 150% da capacidade de um ônibus convencional. Por meio da implementação de poltronas duplas fixas, rampa automática e desenho com piso baixo (low floor), o double-decker assegura a inclusão de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD) e passageiros coim mobilidade reduzida.

Como parte dos esforços da empresa para aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões veiculares, a Hyundai equipou o novo ônibus com uma bateria de polímero refrigerada a líquido, com capacidade de 384 kWh, que proporciona ao veículo a autonomia de 300 km a cada ciclo de carga. A recarga total pode ser completada em 72 minutos.

Hyundai Double Decker Electric Bus [Divulgação]

O Hyundai Double Decker Electric Bus mede 12.990 mm de comprimento e 3.995 mm de altura. É equipado com sistema de suspensões independentes no eixo dianteiro motriz para oferecer maior conforto, que combina o motor de 240 kW nas rodas com um segundo propulsor elétrico no segundo eixo, que minimiza a perda de eletricidade. O sistema de esterçamento das rodas traseiras trabalha em conjunto com o sistema de direção do eixo dianteiro, beneficiando o desempenho em manobras e com menor esforço do motorista.

“O double decker elétrico é um veículo ambientalmente correto otimizado para as tendências globais”, disse Byoung Woo Hwang, chefe da equipe de engenharia avançada para veículos comerciais da Hyundai Motor. “Isso não só vai melhorar definitivamente a qualidade do ar, mas também contribuirá para reduzir as horas perdidas coletivamente no trânsito pelo fato de acomodar mais passageiros.”

Hyundai Double Decker Electric Bus [Divulgação]

Vários recursos avançados de segurança para os passageiros também foram incluídos no ônibus, tais como o Controle Dinâmico do Veículo (VDC), que ajuda a identificar a direção pretendida pelo motorista e mantém o ônibus sob controle; Assistente Anticolisão Frontal, que usa a câmera instalada na dianteira do veículo para ajudar a detectar uma colisão iminente e, por meio da frenagem autônoma, evitar o impacto ou diminuir os danos; e o Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA), que ajuda a prevenir a saída dos limites da faixa de rolamento, por meio de sensores de sinalização de pista.