A Hyundai Motor revelou seu primeiro ônibus de dois andares movido 100% a energia elétrica. Segundo a empresa, o veículo com carroceria conhecida como double-decker faz parte dos seus esforços para contribuir nas reduções dos congestionamentos da poluição do ar.
Inteiramente novo, o Hyundai Double Decker Electric Bus foi exibido na principal feira de tecnologia de infraestrutura e transporte da Coreia do Sul, realizada há poucos dias. Para desenvolver modelo, a Hyundai trabalhou por 18 meses em um projeto apoiado pelo governo daquele país, que teve início em 2017.
O Hyundai Double Decker Electric Bus acomoda até 70 passageiros – em 11 assentos no piso inferior e 59 no superior -, o que corresponde a 150% da capacidade de um ônibus convencional. Por meio da implementação de poltronas duplas fixas, rampa automática e desenho com piso baixo (low floor), o double-decker assegura a inclusão de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD) e passageiros coim mobilidade reduzida.
Como parte dos esforços da empresa para aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões veiculares, a Hyundai equipou o novo ônibus com uma bateria de polímero refrigerada a líquido, com capacidade de 384 kWh, que proporciona ao veículo a autonomia de 300 km a cada ciclo de carga. A recarga total pode ser completada em 72 minutos.
O Hyundai Double Decker Electric Bus mede 12.990 mm de comprimento e 3.995 mm de altura. É equipado com sistema de suspensões independentes no eixo dianteiro motriz para oferecer maior conforto, que combina o motor de 240 kW nas rodas com um segundo propulsor elétrico no segundo eixo, que minimiza a perda de eletricidade. O sistema de esterçamento das rodas traseiras trabalha em conjunto com o sistema de direção do eixo dianteiro, beneficiando o desempenho em manobras e com menor esforço do motorista.
“O double decker elétrico é um veículo ambientalmente correto otimizado para as tendências globais”, disse Byoung Woo Hwang, chefe da equipe de engenharia avançada para veículos comerciais da Hyundai Motor. “Isso não só vai melhorar definitivamente a qualidade do ar, mas também contribuirá para reduzir as horas perdidas coletivamente no trânsito pelo fato de acomodar mais passageiros.”
Vários recursos avançados de segurança para os passageiros também foram incluídos no ônibus, tais como o Controle Dinâmico do Veículo (VDC), que ajuda a identificar a direção pretendida pelo motorista e mantém o ônibus sob controle; Assistente Anticolisão Frontal, que usa a câmera instalada na dianteira do veículo para ajudar a detectar uma colisão iminente e, por meio da frenagem autônoma, evitar o impacto ou diminuir os danos; e o Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA), que ajuda a prevenir a saída dos limites da faixa de rolamento, por meio de sensores de sinalização de pista.