Peugeot imprime seu estilo no veleiro Tofinou 9.7

Estúdio de design global da marca foi convidado a dar formas ao novo topo de linha do estaleiro Latitude 46. O resultado é a visão inovadora para a elegância clássica




Peugeot imprime seu estilo no Tofinou 9.7 [Divulgação]

Apoiada na experiência adquirida ao longo de mais de dois séculos de criações na atividade industrial e 120 anos na automotiva, a Peugeot lançou em meados de 2012 o Peugeot Design Lab, um estúdio de global brand design (desenho global de marca) que presta serviços para clientes externos.

Sua principal missão é conceber produtos, serviços e experiências de marcas em todos os setores de atividade – exceto, obviamente, o automotivo. Entre os clientes que já contaram com suas aptidões estão as aéreas Airbus, Dassault Aviation e Bombardier, estaleiros como o Bénéteau, bem como as marcas Carrefour, Grupo Seb, Quechua.

Latitude 46 Tofinou 9.7 [Divulgação]

Uma das mais recentes criações com participação do Peugeot Design Lab é o Tofinou 9.7, um barco a vela com 9,75 metros de comprimento, pensado para passeios diários no mar, em navegação solo ou acompanhada.

O projeto partiu do estaleiro Latitude 46, fabricante de veleiros e barcos a motor instalado há 25 anos na ilha de Ré, ao sul da costa atlântica da França. Suas embarcações de linhas finas e clássicas se caracterizam pela qualidade de construção ao nível dos mais modernos padrões. A marca de personalidade do estaleiro é aliar o excepcional know-how francês às avançadas técnicas de utilização de madeiras e compósitos. Além das assinaturas de arquitetos como Joubert e Nivelt, amplamente reconhecidos em todo o mundo náutico.

Latitude 46 Tofinou 9.7 [Divulgação]

A equipe de projetistas do Latitude 46 convidou a Peugeot e o arquiteto italiano Michele Molino, especializado em design de embarcações, para incutir um toque neoclássico ao Tofinou 9.7, seu novo veleiro topo de linha.

 “Nós confiamos o projeto do barco ao arquiteto Michele Molino, que desenhou uma carena mais potente e mais larga, prometendo uma experiência de navegação intensa e controlada. Esse novo casco permitiu repensar a concepção do convés”, declarou Christian Iscovici, Diretor do estaleiro Latitude 46. “Com o Peugeot Design Lab trabalhamos juntos para transmitir modernidade, visando ao mesmo tempo melhorar a vida a bordo e a ergonomia.”

Latitude 46 Tofinou 9.7 [Divulgação]

Os projetistas do participaram da concepção conjunta do convés. O espaço foi distribuído para facilitar o deslocamento dos tripulantes, sem obstáculos. As formas e superfícies são simples e elegantes. E o desenho estruturado, preciso e dinâmico do Tofinou 9.7 propõe o espírito de uma nova geração de veleiros, afirma a Peugeot.

O estilo característico do Latitude 46 está presente nas linhas extremamente elegantes, puras, finas e clássicas do Tofinou 9.7. O design do teto da cabine, em laca preta e envolto em mogno, é elegante e moderno. E a carena mais larga proporciona o convés de popa amplamente aberto para o mar.

Latitude 46 Tofinou 9.7 [Divulgação]

A ergonomia do cockpit também é a ideal para timonear o veleiro, graças à experiência do Peugeot Design Lab nos projetos do Sea Drive Concept, dois anos atrás, e do estudo Concept Yacht (veleiro de 30 m), em 2012.

Os equipamentos do novo Tofinou 9.7 foram repensados e integrados ao design para facilitar a ergonomia da navegação e a fluidez dos deslocamentos a bordo. O posto de comando possui duas telas de controle sensíveis ao toque, orientadas para o timoneiro e protegidas dos respingos do mar. Todos os comandos, inclusive dos guinchos, estão ao alcance das mãos.

Latitude 46 Tofinou 9.7 [Divulgação]

A nova classe de veleiros do estaleiro francês usa materiais nobres como mogno envernizado, aço inoxidável e carbono. E o sistema de quilhas, que podem ser fixas, pivotantes ou retráteis, permite que eles se adaptem a todas as massas de água.

Os dois primeiros veleiros Tofinou 9.7 serão entregues aos clientes em junho. O público poderá conhecer o modelo entre os dias 18 e 23 de setembro, no salão Grand Pavois, em La Rochelle, e entre 7 e 15 de dezembro, no Salão Náutico Internacional de Paris. Voila!




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo