Chevrolet Bolt EV é confirmado para o Brasil

Modelo 100% elétrico tem 203 cv de potência e pode rodar até 383 km a cada recarga completa. MInivan será oferecida na configuração Premier, topo de linha




Chevrolet Bolt EV é confirmado para o Brasil [Divulgação]

A Chevrolet anunciou para a outubro a estreia do Bolt EV no mercado nacional, seu primeiro carro elétrico a ser vendido no país. Principal atração da marca na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, a minivan movida 100% a bateria será oferecida na configuração Premier, a mais tecnológica e sofisticada da gama, com preço de R$ 175 mil.

O Bolt EV é movido por um motor elétrico de imã permanente que gera 203 cv de potência e torque de 36,7 kgfm disponíveis de maneira imediata. A arrancada de zero a 100 km/h pode ser feita na casa de 6,5 segundos. A alimentação é feita por bateria de íon lítio, com capacidade de 60 kWh e garantia de oito anos ou 160 mil km.

Chevrolet Bolt EV 2019 [Divulgação]

O Bolt EV tem dimensões de 4.166/1.765/1.595 mm (C/L/A) e peso total de 1.616 kg. A Chevrolet afirma que a minivan oferece a maior autonomia em sua faixa de preço, com a capacidade para rodar até 383 quilômetros com uma carga completa da bateria, conforme o padrão EPA, a agência de proteção ambiental do governo dos Estados Unidos. Comparado a um motor a combustão, eese consumo equivale à média de 50 km/l de gasolina.

O modelo ainda conta com sistema regenerativo, que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações para ampliar a distância percorrida pelo veículo a cada ciclo da bateria. A tecnologia também permite que o motorista conduza o veículo apenas com o pedal do acelerador, bastando aliviar a pressão sobre ele para que o veículo reduza a velocidade.

Chevrolet Bolt EV 2019 [Divulgação]

A recarga é feita em tomadas e, ainda de acordo com a fabricante, há opções que combinam com diferentes necessidades de deslocamento do usuário. No caso de um carregador semirrápido, uma hora de recarga garante 40 km de autonomia. Já em dispositivos rápidos, encontrados em eletropostos, bastam 30 minutos para rodar mais 145 km. Segundo a montadora, a distância média percorrida pelos usuários de automóveis no Brasil é de 40 km em seus deslocamentos diários.

Ainda de acordo com a montadora, além de mais limpa, a energia elétrica gera economia para o motorista do Bolt EV, uma vez que o custo estimado por quilômetro rodado do modelo corresponde a cerca de 25% ao de um automóvel similar movido a gasolina.

Chevrolet Bolt EV 2019 [Divulgação]

Dentre as principais tecnologias embarcadas no Bolt EV estão o sistema regenerativo de energia (que transforma o movimento dos discos de freio em eletricidade), visão panorâmica de estacionamento e Driver Information Center, escamoteável no painel, com tela tátil de 10,2 polegadas, customizável, pela qual é possível acompanhar o desempenho energético do carro.

O Bolt EV é um dos 11 lançamentos da Chevrolet previstos para este ano. A estratégia comercial, que inclui a data do início das entregas do produto aos consumidores, está em fase final de definição e será divulgada oportunamente, segundo a empresa.

Chevrolet Bolt EV 2019 [Divulgação]

Para Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM Mercosul, o Bolt EV vai chegar em um momento de busca por novas soluções de mobilidade, que passam pela conectividade, sustentabilidade e eletrificação, além da forma de interação das pessoas com os automóveis.

“O Bolt EV revolucionou o mundo por ser o primeiro carro 100% elétrico a combinar preço e autonomia semelhantes ao de um carro médio a combustão igualmente bem equipado. No Brasil, o Bolt EV simboliza para nós o início da era da eletrificação”, destaca.

Chevrolet Bolt EV 2019 [Divulgação]

A Chevrolet considera que a democratização da eletrificação automotiva envolve vários elementos importantes como infraestrutura, custo dos veículos e políticas públicas.

Da mesma forma, essa iniciativa passa pelo reconhecimento dos benefícios proporcionados pela tecnologia frente a veículos convencionais e híbridos, uma vez que os modelos elétricos não emitem poluição sonora nem atmosférica, possuem menores custos de manutenção e por quilômetro rodado, além do desempenho de propulsão superior.




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo