Jaguar lança a primeira frota de táxis elétricos da Alemanha

Dez unidades do I-PACE vão rodar pelas ruas de Munique, oferecendo aos passageiros um novo modo de transporte mais sustentável, cômodo e com zero emissões




Jaguar lança a primeira frota de táxis elétricos da Alemanha [Jaguar Land Rover]

A Jaguar Land Rover entregou dez veículos Jaguar I-Pace – o primeiro SUV totalmente elétrico da marca britânica – ao projeto E-Taxi criado pelo Centro de Taxi de Munique. Na presença das autoridades locais, a frota foi alinhada em frente ao prédio da ópera da capital da Bavária. Os veículos estarão disponíveis para os clientes a partir de agosto, conduzidos por motoristas especialmente treinados.

Totalmente elétrico, movido por baterias recarregáveis, o  Jaguar I-Pace oferece zero emissões de poluentes na atmosfera e um nível de ruído quase imperceptível durante seu funcionamento. Lançado no Salão de Genebra deste ano, o utilitário esportivo é equipado com dois motores elétricos idênticos, um para cada eixo, que somam a potência total de 394 cv. Segundo a fabricante, sua autonomia é de 480 km a cada ciclo completo de carga, colocando o luxuoso SUV entre os líderes da corrida pela eficiência energética nesta categoria. Com 71 kgf.m de torque instantâneo – característica dos veículos totalmente movidos a eletricidade – o I-Pace acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos, conforme os dados de fábrica; a velocidade máxima não foi divulgada.

A Jaguar afirma que o espaço generoso, a robustez e o eficiente motor elétrico tornam o modelo ideal para o negócio de táxis. Na parte traseira, três clientes do táxi podem desfrutar de 890 mm de espaço para as pernas, com o porta-malas de 656 litros suficientemente espaçoso para grandes quantidades de bagagem.

Jaguar I-Pace 2018 [Jaguar Land Rover]
O Jaguar I-Pace foi projetado para desacelerar na maioria das situações sem o uso do pedal de freio, enquanto retorna a energia para reuso. A bateria de íons de lítio de 90kWh – para a qual a Jaguar oferece uma garantia de oito anos – leva 40 minutos para repor 80% da energia em uma estação de carga rápida de 100 kW CC.

Usados em turnos de 24 horas, os I-Pace serão carregados em cinco dessas estações instaladas no depósito do Munique Taxi Center. O cronograma de operações do projeto E-Taxi prevê a rotina de cinco carros em serviço e os outros cinco sendo carregados.  Com isso, a expectativa é de uma vantagem de custo com sua nova frota de veículos elétricos, por meio do baixo custo de serviço e operação.

Ainda de acordo com a Jaguar, graças aos valores competitivos de revenda e aos custos operacionais durante o ciclo de vida, o Jaguar I-Pace é uma alternativa atraente para clientes exclusivos e comerciais, bem como para empresas que desejam reduzir a emissão de CO2 e os custos da frota. Na Alemanha, os veículos elétricos recentemente registrados também se beneficiarão de uma isenção do imposto sobre veículos por dez anos.




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário