Renault revela versão de série do Arkana

Utilitário-esportivo cupê tem motor 1.5 turbo de 150 cv e tração 4x4 inteligente. Por enquanto, modelo é exclusivo para a Rússia, mas a versão coreana já está a caminho




Renault revela versão de série do Arkana [Divulgação]

Em agosto de 2018, no Salão de Moscou, a Renault exibiu o modelo pré-série do Arkana pela primeira vez. Hoje, a marca revela a versão de produção de seu utilitário-esportivo com carroceria cupê.

O modelo equipado com motor de 1.5 turbo e tração nas quatro rodas será construído na planta localizada lá mesmo na capital da Rússia e chegará ao mercado daquele país até o meio do ano.

Renault Arkana Coupé SUV [Divulgação]

Combinando a elegância de sedã, a esportividade de cupê e a robustez de SUV (ou utilitário esportivo), o Arkana mede 4,54 m de comprimento e está classificado no segmento C.

O design externo do modelo de produção do Arkana Coupé SUV difere levemente da versão pré-série. Mas mantém as características marcantes como a inclinação do teto, a linha de cintura bastante elevada e larga, e os para-choques salientes.  

Renault Arkana Coupé SUV [Divulgação]

Os elementos cromados na grade frontal e na moldura das janelas, assim como as lanternas traseiras de LED em formato de C, expressam a identidade do design Renault, realçando a aparência elegante.

Quando chegar ao mercado, o Arkana será oferecido com a paleta de sete cores, três níveis de acabamento e rodas de 17 polegadas.

Renault Arkana Coupé SUV [Divulgação]

Segundo a Renault, o interior do Arkana se caracteriza pelo espaço, qualidade, modernidade e conforto, devido, entre outras características, aos materiais agradáveis ao toque e ao novo sistema multimídia.

O console central vem equipado com tela tátil de 8 polegadas, que dá acesso ao sistema multimídia Renault Easy Link, conectável aos smartphones por meio das plataformas Android Auto, Apple CarPlay e Yandex Auto.

O SUV cupê é equipado com itens ideais para o uso no inverno, tais como volante e bancos dianteiros aquecidos. O porta-malas possui dois modos de iluminação e os bancos traseiros rebatíveis podem aumentar o espaço para bagagens de 508 para 1.333 litros.

A fabricante detalha que os engenheiros minimizaram as vibrações e otimizaram o isolamento acústico da cabine. E graças ao novo sistema de áudio produzido pela Bose, a Renault assegura que os ocupantes do Renault Arkana são envolvidos pela experiência de alta qualidade de uma apresentação ao vivo.

Renault Arkana Coupé SUV [Divulgação]

A fabricante afirma que a versatilidade e a robustez do Arkana são frutos da união de esforços da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e da parceria desta com o Grupo Daimler, dono da Mercedes-Benz. Ele é movido pelo novo motor a gasolina TCe 150, que faz sua estreia no mercado russo.

Esse motor equipado com turbocompressor gera 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque máximos, para combinar, segundo a Renault, desempenho e prazer de dirigir com a eficiência energética líder de mercado, conseguida com a média de 14,28 km/l em ciclo combinado (cidade e estrada).

Acoplado a ele, o trem de força do Arkana traz a caixa de câmbio X-Tronic, para oferecer flexibilidade e aceleração imediata, junto com o sistema de tração inteligente All Mode 4×4-i, desenvolvida pela Aliança. A tecnologia assegura o controle permanente da aderência do veículo ao piso, para garantir ótima tração em qualquer condição de terreno.

O SUV cupê tem chassi reforçado e vão livre do solo de 208 mm, um dos mais altos da categoria, de acordo com a Renault. Combinado com os ângulos de ataque de 18º e de saída de 25º, essa altura permite ao Renault Arkana as capacidades próprias dos utilitários-esportivos e crossovers.

Por fim, detalha a fabricante, o Arkana foi submetido a uma série de testes de durabilidade e de robustez, incluindo 300 mil km de trilhas em condições extremas.

Ainda conforme a fabricante, esse rigor garante o ótimo nível de conforto na cidade ou no fora de estrada, sejam quais forem as condições do tempo.

Renault Samsung Motors XM3 Inspire [Divulgação]

A Renault estabelece que a Rússia não será o único mercado para o Arkana. Apresentado em março no salão de Seul, o conceito XM3 Inspire anunciou os planos para o Arkana coreano.

Exclusivo para aquele mercado, essa nova configuração será produzida na planta de Busan da Samsumg Motors e chegará às lojas na primeira metade de 2020.




Sobre Universo Motor 1014 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo