Robinson R44 elétrico bate recorde de distância percorrida

Movido por dois motores alimentados a baterias de polímero de lítio, Robinson R44 modificado pela Tier 1 Engineering cobriu 55 km, em uma velocidade média de 148 km/h




Helicóptero elétrico bate recorde de distância percorrida [Divulgação]

A Tier 1 Engineering acaba de ser incluída no Guiness World Record, o livro mundial dos recordes, por conta da maior distância já percorrida por um helicóptero elétrico. Na última sexta-feira (7), o Robinson R44 modificado pela empresa e movido a bateria alcançou o recorde de 30 milhas náuticas (55,5 km) de voo, à altitude de 800 pés (243 m), e numa velocidade média de 80 nós (148,16 km/h).

Os voos foram realizados no aeródromo de Los Alamitos Airfield, em Los Angeles, nos Estados Unidos, sob autorização da FAA (Administração Federal de Aviação, na sigla em inglês), na categoria experimental. O projeto realizado sob contrato com a Lung Biotechnology PBC tem objetivo de produzir uma aeronave com rotor impulsionada eletricamente e semiautônoma, apta ao transporte regional de órgãos humanos para transplante.

Robinson R44 Tier 1 Engineering [Divulgação]
A modificação do Robinson R44 de série levou seis meses e envolveu nove técnicos da Tier 1, que desenhou e integrou todos os subsistemas ao veículo.

As alterações incluíram dois motores elétricos, o sistema de controle específico para este tipo de tração e o grupo de baterias de polímero de lítio, com cerca de 500 kg, produzido pela Brammo – fabricante norteamericana de unidades de propulsão e de motocicletas movidas a eletricidade, adquirida em 2016 pela Cummins.

Robinson R44 Tier 1 Engineering [Divulgação]
Por conta das adaptações e da adição de peso, a capacidade de lotação original do Robinson R44, que é de quatro ocupantes (piloto + 3 passageiros), foi reduzida para apenas dois no protótipo da Tier 1. O peso bruto total da aeronave foi mantido em 1.134 kg.

Segundo os responsáveis pelo projeto, na atual configuração, o tempo de voo máximo esperado é de 20 min, com autonomia total de 55,56 km. A previsão é de que, com baterias mais eficientes, o Tier Robinson R44 seja capaz de voar por 150 minutos e suspender uma carga de 272 kg.

Robinson R44 Tier 1 Engineering [Divulgação]
O primeiro voo do Robinson R44 eletrificado pela Tier 1 aconteceu no dia 21 de setembro de 2016, quando trafegou por cinco minutos a 121 m de altitude, à média de 148 km/h, e ainda tinha 80% de reserva de energia quando aterrissou.

No entanto, o projeto de helicóptero elétrico da Tier 1 não é o primeiro. Em 2011, a francesa Solution F, especializada em engenharia de propulsão híbrida, alcançou um voo de dois minutos com uma aeronave semelhante. No ano anterior, a fabricante norteamericana de helicópteros Sikorsky, pertencente à Lockheed Martin, revelou um Schweizer S-300C convertido, equipado com um motor elétrico e dois grupos de bateria de lítio, capaz de voar por 12 a 15 minutos.




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário